Satélite russo será visível a olho nu no Brasil HOJE!

falando em astronomia, hoje o Diarinho trouxe uma matéria sobre o assunto, falando sobre o tal asteróide que passará bem próximo da Terra. infelizmente, na matéria há um erro “astronômico”, quando colocado a distância da Terra com a Lua. a Lua não está a 384 quilômetros da Terra. este satélite que tanto estão falando, não será visível a olho nu, mas sim, com bons, e muito bons telescópios.
a distância da Lua para a Terra é de cerca de 384.000 quilômetros. já o asteróide que passará muito perto mas, que mesmo assim nem será visível a olho nu, estará a gigantescos e longiquos 325 mil quilômetros da Terra, e não 343 quilômetros apenas, o que o colocaria perigosamente dentro de nossa termosfera (os satélites voam a alturas entre 85 km e 690 km).
o 2005 YU55 viaja a cerca de 13 km/s, ou seja, perto dos 50.000 km/h e, segundo alguns astrônomos brasileiros, nem com telescópio será visível por aqui, pois ele passará durante o dia, e, à noite, já estará abaixo da linha do horizonte para nós.

Foguete russo sim será visível no Brasil hoje!
já o foguete russo que levará um satélite (de nome Phobos-Grunte) a lua marciana de Phobos, este sim, será visível a olho nu (principalmente em localidades com pouca poluição luminosa), inclusive para os itajaienses. este foguete ficará visível no momento em que acender um de seus foguetes, numa das voltas que dará na Terra antes de “se jogar” para o espaço em direção à lua de Marte. na segunda volta, quando ele acender o outro foguete, também será vísivel no Brasil, porém, na porção norte do país.
não tenho exatamente o caminho que ele fará para quem mora em Itajaí, mas, tenho o caminho do satélite em Florianópolis e Curitiba, bastando, para isso, os moradores das cidades entre esta, olhar mais ou menos entre os dois caminhos, naquele horário a partir das 20h52 (direção Oeste) desta terça-feira. e torcer para o céu estar sem nuvens. abaixo, as imagens. mais informações, aqui.
[atualização] quem quiser baixar o arquivo com a rota visível do foguete em várias capitais brasileiras, clique aqui.

Caminho do satélite em Floripa

Caminho do satélite para moradores de Curitiba

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 942 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: