Iridium Flare em Itajaí

primeiro, para quem não sabe, o que é Iridium Flare (da página do Astrosat.Net, clique para ler na íntegra):

(…) O reflexo do Sol em uma das três MMAs [como são chamadas as antenas dos satélites Iridium] produz na superfície da Terra um pequeno spot, ou círculo luminoso, de aproximadamente 10 km de diâmetro, que se move à medida que o satélite e a Terra também se movimentam.

O flash ou Iridium Flare ocorre quando o observador se encontra dentro do spot e será mais intenso quanto mais próximo estiver do seu centro. Isso significa que os cálculos para sua observação serão mais precisos quanto mais exatas forem as coordenadas fornecidas pelo observador, já que pequenas variações podem deslocar o foco do spot. (…)

bem, deu pra entender mais ou menos, né? e na imagem abaixo, onde (para um observador de Itajaí) vai acontecer um Iridium Flare hoje, 17 de setembro (na estrela vermelha e amarela sinalizada no mapa do céu, em direção Norte). o Iridium Flare não é como acompanhar outros satélites já que ele só aparece pouco antes de dar seu imenso brilho e logo depois vai diminuindo até sumir na sombra da Terra portanto tem-se que ter mais atenção para não perder o show que, adianto, é muito bonito já que flares de Iridium chegam até a -9 de magnitude (a Lua cheia tem -12)!

Iridium Flare às 18h18min14seg em 355° N e altitude de 56° e com -8 de magnitude e o centro do flare estará a 18,7 km à Leste.

montagem feita por mim em cima de imagem do http://www.heavens-above.com

Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “Iridium Flare em Itajaí”

  1. @lizaar Says:

    é pra olhar pro lado do sol ou para o lado oposto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: