Uma luz finíssima

vai me dizer que não parece uma espécie de portal (que mede “apenas” 35 mil anos-luz), tipo daqueles de filme de ficção científica, hein?

do Eternos Aprendizes (clique para ler na íntegra):

Como pode um segmento de linha reta surgir nos céus? Na imagem acima vislumbramos um dos mais precisos alinhamentos aparentes de larga escala já observados no Universo. Na verdade, a foto nos mostra um verdadeiro disco galáctico cuja projeção em relação à Terra faz com que o vejamos exatamente de lado.

Aqui o observatório espacial Hubble nos relembra espetacularmente quão finos os discos galácticos podem verdadeiramente ser.

NGC 4452 é uma galáxia que faz parte do nosso aglomerado vizinho de galáxias de Virgem (Virgo). A NGC 4452 é umagaláxia lenticular (S0) localizada na direção da constelação de Virgo e foi descoberta em 15 de Março de 1784 por William Herschel. Sob o nosso ponto de vista a NGC 4452 se apresenta tão fina que se torna praticamente impossível para nós determinarmos a que classe o disco galáctico pertence. Além disso, a visível falta das linhas de poeira indica que se trata de uma galáxia lenticular, embora seja possível que uma hipotética vista do topo revele uma estrutura espiralada.
(…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: