Parque Central em Itajaí, é possível?

se uma Marina é (é?), por que não um Parque Central no lugar do Marcílio Dias?

creio que é. agora com o fim das atividades do futebol profissional do Marcílio Dias neste ano (com a eliminação da Copa Santa Catarina), sempre surgem especulações do que fazer com o estádio Hercílio Luz (o time ficará parado nos próximos 6 meses) e, nos últimos anos, tenho ouvido algumas poucas ideias sobre o que fazer ali. a maioria fala em shopping ou prédios ou sei lá o que. mas, um outro grupo, do qual me incluo, tem uma ideia melhor: por que não fazer um Parque Central ali naquela área toda?
com isso, lanço aqui o projeto Parque Central de Itajaí!!
até fiz um modelo, usando imagens daqui mesmo de Itajaí (todas na escala, com a ajuda do Google Earth): coloquei três quadras destas que estão em algumas praças da cidade; aquele círculo ali é o círculo da praça da Vila Operária, um laguinho que peguei lá da zona rural e árvores do entorno do estádio e de algumas partes de Itajaí. e aí está um belo Parque Central. usei também como referência o Parque Central da cidade de Santo André (que também é bem maior).

seria caro? seria, mas não seria impossível e também seria algo PARA TODOS OS ITAJAIENSES, não para a elite, como a Marina que a prefeitura quer por que quer enfiar goela abaixo do itajaiense.

já pensaram passar ali uma tarde de sábado, com shows ou simplesmente aproveitando a paisagem e silêncio do local, admirando um pôr-do-sol no inverno, ou um piquenique no verão, embaixo de uma bela sombra a beira de um lago artificial?
pois é. tá aí o “projeto”, a ideia, de graça, pra quem quiser fazer. na outra montagem que fiz, até coloquei o Teatro Municipal de Itajaí pra dar uma visão de como teria espaço para uma baita concha acústica onde se fariam shows, apresentações teatrais, musicais etc. etc. as outras fotos são do Parque Central de Santo André.

Ali era onde “ficava” o estádio Hercílio Luz

Aqui, com o Teatro Municipal na área, onde poderia ficar uma Concha Acústica, por exemplo

Já imaginaram esta visão ali no centrão de Itajaí? É possível! (Santo André)

Ó aí uma concha acústica que caberia direitinho ali dentro (Santo André)

Tags: , , , ,

34 Respostas to “Parque Central em Itajaí, é possível?”

  1. Gerd Klotz Says:

    Muito oportuna tua proposição.
    Só temos um parque ecológico (um parquinho, pra ser bem franco) no São João e nada mais.
    Ah, tem o parque da Atalaia, mas q fica fora da região central.
    Não temos praças, não temos parques infantis, só temos trânsito caótico e um governo cujo principal representante é um brucutu ignorante e falastrão, (ir) responsável por esse trânsito criminoso.
    Precisamos de mais verde, mais espaços de lazer.
    Parabéns por apresentar essa proposta!

  2. Jean Reinert Says:

    Brilhante ideia, meu irmão. Extremamente viável e procedente. Acredito que seria muito importante para uma cidade que se diz querer ser turística. Resolveria uma série de situações problemáticas em Itajaí e com um viés ambiental. Além de ficar bem próximo do herbário, o que seria mais um implemento.

  3. Ismael Says:

    Proposta que deve ser apoiada e devemos fazer propaganda para quem não tem internet. Com certeza seria um belo projeto.
    Isso sim seria bom no centro de Itajaí. Uma cidade que me orgulho, porém está sendo detonada por uma gestão sem planejamento e que só visa a politicagem.

  4. Anderson Lemos Says:

    ai ai ai
    como vocês são engraçado………..
    o Marcílio jamais fechará as portas querido…
    É cada ideia inútil que o cara vê, que dá até vontade de rir.

    • Rômulo Mafra Says:

      Nunca diga nunca. O projeto há, isso é inegável. E, se há projeto, há uma possibilidade, mesmo pequena (será que é pequena?).

      • anderson lemos Says:

        tenha uma noção….
        qnd queriam vender ali pra construir um shopping, iriam dar 70 milhões pro Marcílio pelo terreno, quem é q vai dar essa grana toda pra fazer um mísero parque?????

        • Rômulo Mafra Says:

          Anderson, o terreno é da prefeitura. A prefeitura não pagaria nada para fazer algo para TODOS os itajaienses, não só para quem gosta de futebol e que é usado durante três meses por ano. Mas, minha intenção era, no lugar de um shopping, que querem, um parque para todos.

      • Anderson Lemos Says:

        então, tem um projeto de uma Arena, que seria shopping e campo de futebol, mais o Marcílio nunca vai fechar enquanto tiver torcida, não é timisinho que so montam e nem torcida tem, aqui é camisa de peso…..

        • guilherme Says:

          o terre no é da prefeitura Rômulo mafra terreno é uso e frutos(n sei se é assim q se escreve) da prefeitura em quanto o marcilio dias existir o terreno é dele e ninguém pode tirar dele porem esse terreno pode se tornar da prefa caso Marcílio venha a deixar de existir
          coisa que nunca acontecerá…

          • Rômulo Mafra Says:

            Mas quem disse que o Marcílio Dias precisa deixar de existir para que se ocupe este espaço? Bastaria o município dar a contrapartida construindo um novo estádio em outro local da cidade.

  5. anderson lemos Says:

    e além do mais parque é coisa de bixinha :@

  6. Antônio Carlos Costa Says:

    Que me desculpem os marcilistas e você também Anderson Lemos, mas o Marcílio Dias só têm servido para uma coisa desde a muitos anos, lavar dinheiro por parte de alguns empresários e oportunistas. O que mais este time que com todo respeito, poderia ser um baita time e ter sua sede fora do centro, desde que as pessoas (pseudo empresários) que sempre tiveram seus interesses particulares, o levassem a sério. Brilhante idéia a ser disseminada esta do parque central, mas certamente o senhor Feldau de Itajaí, jamais concordará em fazer um parque no centro da cidade, é mais fácil ele vender aquela área para os amiguinhos dele donos de portos privados, fazerem depósito de container’s.

  7. Sergio Ricardo Says:

    Excelente idéia!!! Respondendo ao Anderson, acho q vc nunca saiu de Itajaí, porque no mundo todo os estádios são deslocados para áreas mais afastadas do centro da cidade. Sobre ser coisa de bichinha nem vou comentar pq realmente dá pra ver a enorme falta de cultura sua. Outras ideias que poderiam ser inseridas além da concha acústica/espaço pra shows, seriam quadras de polivalentes de futebol/basquete, tênis, volei de praia, padel, pista de jogging/caminhada. Isso sim é cidadania pra TODOS pro ANO TODO.

    • Rômulo Mafra Says:

      Sobre as quadras, coloquei algumas ali no exemplo gráfico, até mais pelo tamanho que ocupariam, que não seria tão grande assim, ou seja, possibilitando incluir estes espaços no local. E agradeço as contribuições de todos.😉

    • anderson lemos Says:

      ata
      o estádio do Santos não é no Centro????
      existem vários em regiões centrais, Criciúma, Brusque, aqui em SC mesmo tem vários, e ñ adianta discutir vcs não vão tirar isso do PAPEL….

      • felipe Says:

        Hhahaha…o estádio do Santos é uma das maiores tranqueiras do futebol…considerado por toda imprensa desportiva um erro…Criciúma, Brusque???? ah, dá um tempo, né?

        O Marcílio só serve pra tirar dinheiro do contribuinte itajaiense. Dinheiro que podia ser investido em nossas crianças, em esporte comunitário, em recreação pra juventude da periferia. Não tenho nada contra o time e sua torcida, até porque sou botafoguense e não posso falar muito…hehe…mas não dá pra fazer festa com o dinheiro dos outros, muito menos com o dinheiro do povo.

        E dizer que parque é coisa de bichinha, na boa, espero que seja só uma brincadeira (de mau gosto)

  8. Alex Says:

    hahahaa qualquer coisa no lugar do marcilio serve

  9. anderson lemos Says:

    vcs podem chorar avontade, é isso aí, jamais conseguirão nada, muito menos isso, Marcílio tem 93 anos, vcs ainda acham q sairá dali, um parque só traria drogados para o lugar, usuários, seria inútil, tomara q continue tirando bastante dinheiro da população pra investir no Marcílio, é isso aí mesmo, ficam ai se preocupando com esse projeto aushuashaushasuahsau
    NÃO SAIRÁ NEM DA TELA DO PC

    • Rômulo Mafra Says:

      Filho, ninguém quer acabar com o Marcílio Dias, somente tirar um estádio que é pouquíssimo e mal utilizado e colocá-lo em outro local inclusive de melhor acesso para o povo de Itajaí. E sim, num futuro (próximo ou não) esse estádio sairá dali, não tenho a menor dúvida, portanto, ninguém está preocupado, só estamos nos adiantando ao que pode ser feito ali.😉

  10. marion Says:

    Ótima idéia criar um parque, Realmente esta área central seria muito melhor aproveitada e traria benefícios a toda a população. Quanto ao campo do Marcílio, este deveria realmente ser construído fora da cidade inclusive com estacionamento.

  11. anderson lemos Says:

    Pro Marcílio construir um novo estádio precisa vender aquele terreno, coisa que já foi estudada, mais não aprovada pela torcida, já tinha até projeto, alguem comprava aquele terreno e fazia um shopping ou estacionamento enquanto o Marcílio fazia seu novo estádio.

    • Rômulo Mafra Says:

      A prefeitura tem de tomar a dianteira neste processo. O terreno, se não me engano, É da prefeitura (cedido pelo governo do estado, anterior dono do local)! Então, o que tem de acontecer é a prefeitura fazer um novo estádio municipal e tornar aquela área realmente ÚTIL, pois, deixar pra utilizar durante pouco mais de dois meses do ano, sinceramente, não tem mais nexo numa cidade como Itajaí.

      • anderson lemos Says:

        quero ver é a prefeitura arranjar dinheiro para um parque e ainda mais um estádio, que sai no mínimo uns 60~65 mi com terreno fora da cidade!

  12. Cesar Says:

    Fico admirado com a ignorância de algumas pessoas. Com tantas benfeitorias a serem feitas, com tantas ideias boas a sair dos papéis, e, como sempre, o brasileiro preocupado com o futebol. Posso dizer com absoluta certeza que não só no Brasil, mas no mundo todo, há uma grande inversão de valores. Como pode um jogador de futebol, muitos deles sem o minimo de cultura e estudo, ganhar salários exorbitantes para simplesmente correr atrás de uma bola, e pessoas extremamente capacitadas, cultas e com pelo menos uma faculdade em seu currículo, não poderem desfrutar de um salário justo? Infelizmente essa e muitas outras perguntas me vem a cabeça quando olho para os lados e vejo essa atual realidade. Então meus amigos, venho aqui colaborar com minha humilde e sincera opinião. Temos que pensar no bem estar da sociedade, buscar lutar por objetivos que trarão benefícios para a mesma, como a ideia deste inteligente rapaz. Quero parabenizar as pessoas que pensam desta maneira, com ideias que somam a sociedade e dizer aqueles que pensam o contrário, rever seus conceitos.

  13. Milhouse Says:

    Apoiado!

  14. guilherme Says:

    Fale bem ou fale mau mas fale de mim… sabe qual a diferença de nós marcilistas para vcs secadores que n respeitam nem o time da própria cidade??

    A diferença é que não preciso entrar no globoesporte.com, nem depender da rede globo e do pfc para estar sabendo o que acontece com minha maior paixão. A diferença é que você (que não sabe o que é torcer) quando vai falar de sua torcida precisa postar fotos de torcedores que nunca viu na vida, pois nunca chegou a conheceu o estádio do seu time (ainda que coloque nas legendas: minha segunda casa). A maior de todas as diferenças: EU APOIO UM TIME (MESMO QUE SEM EXPRESSÃO), VOCÊS APOIAM A MÍDIA, EM ESPECIAL A GLOBO!

    • Rômulo Mafra Says:

      Guilherme, não sei se referes a mim, mas sinceramente, não curto nada de times de fora etc. etc. Sim, torço tb pro Flamengo por uma questão de hábito, mas, sinceramente, torço para que ganhe o melhor, geralmente. Quanto ao Marcílio Dias, sim, é meu time do coração.

      O que não muda que seria muito melhor PARA A CIDADE termos ali um parque ecológico do que um campo de futebol que é subutilizado. E repetindo, isso não precisa ter o fim do time do Marcílio Dias, pelo contrário. Até uma mudança de estádio poderia ajudar o Marinheiro, com a construção de um novo estádio.

      E eu realmente nem assisto à Globo. E não a apoio, pelo contrário.😉

      • guilherme Says:

        bem vc n deve acompanhar de perto como funciona mas o marcilio só n tem um novo estadio pq n pode vender aquele ali pq deste modo o terreno passaria direto a prefeitura e a prefa n quer pagar em forma de um novo estadio o valor de 110 milhões oferecidos pela empresa suiça…

        • Rômulo Mafra Says:

          Sim, isso pode ser verdade mesmo. Mas, isso é agora. Com este governo ou com os próximos. No futuro, creio que possa ser possível termos um governo com coragem pra construir um novo estádio num novo local (inclusive com mais facilidade de acesso pro povo itajaiense) e que este, onde está hoje o estádio Hercílio Luz, possa, quem sabe, ser um baita parque ecológico (ou, a outra e triste alternativa, um prédio enorme, tipo shopping etc.).

          • guilherme Says:

            acredito q um parque ecológico n passe de uma ilusão agr umprédio talvez mas isso é coisa pros teus bisnetos ver.., e olhe la kkk

          • Rômulo Mafra Says:

            Pois é, com esta leva atual de políticos que temos nos poderes em Itajaí, realmente, é uma ilusão mesmo, assim como também uma ponte entre Itajaí e Navegantes. Mas, se não sonharmos, mesmo que leve algum tempo, e se não jogarmos nossas ideias para que sejam lidas e debatidas, tudo continuará igual a antes e a evolução não acontecerá.😉

          • guilherme Says:

            muita coisa tem q mudar, inclusive o modo de pensar num futuro melhor, pq para termos um pais um estado uma cidade de primeiro nivel pagaremos um preço caro mas mt caro e n é dinheiro n…

            bm to saindo fora flws

          • Rômulo Mafra Says:

            Penso que o preço mais caro que tenhamos de pagar, seja no quesito EDUCAÇÃO (em todos os níveis), e também vejo que estamos no caminho certo, este nosso debate por aqui, por exemplo, é uma amostra de que o caminho é esse, e, debatendo, conversando, analisando, lendo, vendo propostas viáveis (e outras talvez nem tanto), possamos melhorar como grupo social que ocupa este lugar que chamamos de Itajaí (ou Santa Catarina, Brasil etc.). E valeu pelo debate!🙂

  15. paulo Says:

    nunca ira acontece isso nuncaaaaaa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: