“Trauma de 2008 deixou moradores mais atentos”

por Fernando Alécio, de Itajaí, no site da revista Veja (clique para ler na íntegra):

Por conta do histórico de tragédias climáticas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, muitas pessoas se anteciparam às enchentes e evitaram as águas que deixaram mais de 150.000 pessoas desabrigadas no estado nos últimos dias. A experiência própria, mais do que o auxílio da defesa Civil, foi um fator determinante para que os moradores da área ficassem mais atentos, ao contrário do ocorrido na última grande enchente que assolou a região, em novembro de 2008.

“Quem mora em área de risco, como eu, fica preocupado. Como choveu muito forte nos últimos dias, eu e minha família estávamos em alerta. Acompanhamos também pela televisão para ver a situação. Os repórteres falavam que a enchente aconteceria no mesmo lugar de 2008”, conta a aposentada Maria Zenir Cordeiro Couto, 68 anos, moradora da localidade rural de Pedra de Amolar, no município de Ilhota.

Diante das informações dos meios de comunicação, ela e a família levantaram os móveis e deixaram a residência antes de a água chegar – o local ficou inundado há três anos e também nas históricas enchentes de 1983 e 1984. Junto com o marido, a filha, o genro e três netos, Maria Zenir abrigou-se na casa de um irmão na vizinha cidade de Navegantes, para onde também foi nas cheias anteriores.
(…)

Anúncios

Uma resposta to ““Trauma de 2008 deixou moradores mais atentos””

  1. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Basta as famílias atingidas,fazerem uma moção coletiva junto à justiça pedindo indenização de 50.000 reais por cada uma delas, responsabilizando o Estado de Santa Catarina pelos danos sofridos. Só assim, será feito alguma coisa para estancar esses problemas, que ano a ano, atinge a população. Mesmo que essas famílias, não recebam os famigerados precatórios em curto prazo. Esta iniciativa fará os governantes de plantão se mexerem e montarem uma equipe de engenheiros e especialistas para fazer um grande projeto para sanar o problema de uma vez por todas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: