“É impossível evitar enchentes em Itajaí”

é o que diz o geógrafo Wilson da Silva, numa entrevista feita pelo meu amigo Jean Sestrem. ele diz, entre outras coisas, que nem um canal extravasor adiantaria para a cidade e que nem mesmo o aprofundamento do canal do Itajaí-Açu serviu pra minimizar esta enchente de 2011. (clique para ler na íntegra):

Entrevista com Geógrafo Wilson da Silva que por quatro anos estudou e coordenou a implantação do geoprocessamento em Itajaí, profundo conhecedor dos problemas de nossa cidade relativos a ocupação de áreas, crescimento e migração populacional urbana e desenvolvimento urbano.

É possível evitar a enchente em Itajaí?

Não… Itajaí está localizada no leito maior de dois rios de suma importância regional. O Itajaí-açú e o Itajaí-mirim, esses rios têm efeitos diferentes na cidade. Não podemos pensar que o rio tá invadindo a cidade já que é exatamente ao contrário. A cidade é que invadiu o leito dos rios.

Se não é possível evitar as enchentes o que poderia ser feito?

Em primeiro lugar é a informação… As pessoas tem que saber o que acontece no lugar onde moram,  se o rio ali, vai o não chegar na sua casa e quanto pode atingir. Só o fato de possuir essa informação já reduz o impacto social e econômico que a ocupação pela cidade do leito maior do rio vai causar.

Como ter essa informação?

Possuindo uma cartografia acurada e precisa de forma a orientar os agentes estruturadores do espaço urbano na melhor forma de ocupar o espaço. Neste caso, a disponibilização dessa cartografia para a população como um todo, possibilita às construtoras e incorporadoras de imóveis se adaptarem a essas situações.

De que forma essa cartografia pode contribuir para minimizar os efeitos das enchentes?

O uso da cartografia precisa, permite definir que área exata que o rio vai atingir, a população de posse dessa informação, por si só já reduz o impacto que uma enchente causa, tomando medidas preventivas no momento da construção de sua casa, implantação de uma indústria ou outra atividade produtiva na cidade.

(…) 

Anúncios

Uma resposta to ““É impossível evitar enchentes em Itajaí””

  1. celio Says:

    Eu acredito que o que foi dito não é a total verdade.Acabar com a enchente talvez seja impossivel,mas algumas obras como o canal extravasador,aprofundamento e limpeza do leito dos rios evitaria e muito,diminuiria o impacto das águas,poderia vir mais bem mais baixa,não em toda a cidade como tem acontecido.Ou será melhor acreditar que nada temos a fazer e cruzarmos os braços para ver a cidade morrer com o passar dos tempos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: