Jandir Bellini insiste em dizer que “avisaram antes de a água subir”

[tweetmeme source=”romulomafra” only_single=false]onde? por favor, alguém me diga onde é que está esse “aviso” que ninguém viu, ninguém ouviu (segundo Jandir Bellini, em entrevista publicada ontem no blog do jornalista Fernando Alécio diz “isto [telemetria] nos permitiu alertar a população antes de a água subir.” (o negrito é meu)
se me mostrarem, eu até acredito.
enquanto isso, vou pensar que é balela, é repetir uma inverdade para que o povo caia na deles e acredite.

eu tenho um aviso da Defesa Civil que diz, na quinta-feira (publicado às 9h32 na página da DC): “Defesa Civil decreta estado de alerta em Itajaí – Nas últimas 48 horas, o acumulado de chuva em Itajaí é de 100 milímetros, deixando a cidade em estado de alerta. (…)”

depois fala no nível dos rios, e fala também em ALAGAMENTOS. dali poucas horas, já no começo da tarde, várias regiões começariam a sofrer as águas do rio Itajaí-Mirim saindo de sua calha e não voltando mais (enchente). naquele momento outros avisos estavam sendo dados. ainda nenhum dizia em enchente. até achei interessante um aviso, às 15h, dizendo que a DC só iria retirar as pessoas e os móveis não eram de responsabilidade deles. não estou dizendo que estavam errado, mas, é um assunto a se rediscutir em Itajaí. volto a ele em outra oportunidade.

o ponto que quero tocar é, o aviso foi dado quando a água já estava subindo.
nada foi feito antes.
mesmo sabendo (alguém ainda duvidada, dessa vez?) que, subindo as águas rapidamente em Blumenau (como dito no aviso das 15h), em Brusque e as áreas mais baixas do Itajaí-Mirim já sendo alagadas, o rio não iria mais voltar para sua calha, ou seja, ENCHENTE.

mas, insistem em dizer que “oh, avisamos antes, viram como adiantou?” (isso que ainda paira no ar a exoneração do Marinho Stringari que diz ter sido exonerado por querer avisar lá por terça-feira que daria enchente).
não, pra mim não adiantou.
o que adiantou foram os avisos extra-oficiais.
e cito como exemplo a própria TVBE, que avisou ainda na quarta, segundo disse o Rubens Angiolleti. e, provavelmente, mais pessoas que avisaram (incluo-me nessa lista), pois estavam vendo que era muita chuva, muita água subindo nos rios lá pra cima, que iria acabar estourando, como usual, aqui em Itajaí.

ah, Itajaí entrou em Estado de Emergência às 17h02, conforme este link. e, ali, disse que os estragos poderiam ser até maiores que 2008, o que não acabou acontecendo. aliás, no boletim das 20h se afirmava que a área atingida seria a mesma de 2008.
pois é, de um simples estado de alerta de pouquíssimas horas antes, passamos para um estado de “ih, ferrou, pode ser MUITO grande, maior que 2008”?
nessa hora, 17h02, muitas famílias já haviam abandonados suas casas. os que se precaveram, tiraram tudo. os que esperaram os avisos do poder público, bem, estes não tiveram tanta sorte.

p.s.: lendo os boletins desde o começo, acreditem, fiquei bem emocionado… como estávamos viajando do Uruguai pra Argentina, só soubemos disso tudo na sexta-feira pela manhã, quando chegávamos com o Coro Carpe Diem em Buenos Aires — saímos de Itajaí na virada de terça pra quarta –, e a total dimensão do que acontecia, às 13h quando demos entrada no hotel da capital argentina.

Anúncios

4 Respostas to “Jandir Bellini insiste em dizer que “avisaram antes de a água subir””

  1. bastidoresdopoderEduardo Assis Says:

    Desculpe-me amigo mas independente da politica as verdade existem para serem dita, eu trabalhando o dia todo na iniciativa privada, sabia na quinta a tarde que ia alagar e que deveria retirar meus moveis e etc, poderia ser avisado antes, talvez sim, foi perfeito o trabalho, não foi bom mas não perfeito. mas não podemos dizer que a população foi avisada sem atencedencia, pq foi quinta feira quando cheguei em casa os vizinhos ja estavam com tudo retirado e a agua só chegou na sexta a tarde

    • Rômulo Mafra Says:

      Pra ti só chegou na sexta, Eduardo. Pra quem chegou só no sábado, também, deu bastante tempo. E pras centenas de pessoas onde a água já chegou na quinta à tarde, como na casa do meus pais? Pra estes, não houve “aviso antes”. Avisar depois que já começou, aí é fácil. Sim, foi “avisando antes”, depois que centenas de casas já tinham sido atingidas, inclusive de funcionários comissionados do próprio governo que perderam TUDO.

  2. Gerd Klotz Says:

    O primeiro alerta que li foi no tuiter do Puchalsky, meteorologista da RBS, no domingo a noite. Na segunda, vários alertas pipocaram na internet e outras mídias.Na terça, todas as prefeituras da região cancelaram o desfile de 7 de setembro (dia seguinte).Na quarta,7 de setembro,o “dilúvio”continuava a cair.Neste dia o prefeito Jandir e sua defesa civil DEVERIAM se reunir e definir as medidas a serem adotadas! Isso só aconteceu na 5ª f. pela manhã, com todas as rádios e TVs já divulgando amplamente e querendo informações oficiais da Defesa Civil e do prefeito, não as obtendo, pois estavam AINDA reunidos p/ decidir o que fazer…A própria Sec. de Educação não cancelou as aulas no período da tarde, prova incontestável de que a prefeitura e a Defesas Civil, ATRASARAM suas ações e comunicados.Somente no meio da tarde de 5ªf., com um dilúvio desabando em toda a região,os pais dos alunos da rede pública de ensino começaram a ser avisados e solicitados a buscarem seus filhos antes do horário normal do término das aulas Portanto,as pessoas souberam que tinham que subir ou retirar seus móveis pela mídia e agiram com a memória recente da enchente de 2008. Lembro que enquanto o prefeito se reunia p/ decidir o que fazer, localidades como Vila da Miséria e Imarui, já estavam debaixo de água…Se houvessem tomado providências antes, não haveria os problemas encontrados nos Abrigos, sem a menor estrutura, segundo relatos de jornalistas que não puderam reportar a situação, por motivos óbvios…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: