Um deputado trabalhador [2]

[tweetmeme source=”romulomafra” only_single=false] ah se a Bellinilândia pudesse esconder isso… quer dizer, esconder, esconder, eles até conseguem… mas não de todos!

Deputado Volnei Morastoni participa da inauguração do hospital Ruth Cardoso, de lançamento de programa sobre plantas medicinais e visita mais dois hospitais

O deputado Volnei Morastoni participou ontem (10) de manhã da inauguração do Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. A unidade pública abriu suas portas, sendo administrada pela Cruz Vermelha Brasileira. Com 115 leitos e cerca de 300 funcionários, tem agora uma tarefa importante, “a de oferecer o acesso e o acolhimento humanizado com qualidade”, comenta Volnei.
Na inauguração, o parlamentar – que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa – destacou o esforço em diagnosticar os principais problemas da saúde por meio das audiências públicas que estão sendo realizadas em todo o Estado. Entre eles, a necessidade o governo estadual de ajudar no custeio dos hospitais públicos. “Não tem como o município arcar sozinho com o custeio de um hospital”, reforça Volnei, que ainda falou da importância estratégica do Ruth Cardoso para a região.
O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, enfatizou a natureza pública do hospital e também ressaltou a importância do acesso e do acolhimento humanizado. Para Piriquito, o município precisa oferecer atendimento na saúde, principalmente àqueles que mais necessitam e que não podem pagar um plano de saúde ou uma consulta particular.
O secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, sinalizou que o estado será parceiro do município para ajudar no custeio do hospital.
No dia 27/07, Morastoni esteve reunido com o prefeito Piriquito, com objetivo de fazer os primeiros diagnósticos da situação do Hospital Santa Inês e sobre o futuro do Ruth Cardoso. No dia 03/08, Volnei liderou a comitiva formada pelo prefeito Piriquito, secretários e diretores dos hospitais, com o secretário Dalmo de Oliveira, iniciando um diálogo mais estreito entre as necessidades do município e a participação do Governo do Estado para a abertura e ajuda de custeio do Ruth Cardoso.

Lançamento do Programa Plantas Medicinais na Atenção à Saúde 
O deputado Volnei Morastoni participou também, na manhã do dia 10, do lançamento do Programa de Plantas Medicinais na Atenção à Saúde, da prefeitura de Itapema. O evento aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Centro da cidade. No lançamento estavam presentes o prefeito, Sabino Bussanello, o secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, o médico responsável pelo projeto, Julio Marchi, e a representante Ministério da Saúde, a farmacêutica sanitarista Letícia Mendes Ricardo.
No lançamento, Volnei Morastoni falou de sua participação do 1º Encontro Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Joinville (30/09), dos programas que desenvolveu com práticas alternativas quando foi prefeito de Itajaí. Para o parlamentar, “nós temos que juntar o conhecimento popular como saber científico para proporcionar alternativas de prevenção e tratamento para a população”.

Visita com o secretário Dalmo ao Hospital de Itapema 
No início da tarde, o deputado Volnei Morastoni visitou, com o secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, o Hospital Municipal Santo Antônio de Itapema. O prefeito Sabino Bussanello e o secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, acompanharam a visita. O objetivo do encontro foi de mostrar ao secretário Dalmo os investimentos do município no hospital e sua importância no contexto regional. Itapema está entre os municípios com maior crescimento populacional, além do grande fluxo de turistas no verão.
O objetivo da visita foi apresentar as instalações e o andamento da reforma e ampliação do hospital, além de sensibilizar o secretário quanto a importância de ajudar o município na compra de equipamentos e custeio da unidade.
O secretário Dalmo falou do crescimento populacional de Itapema e de ser um polo turístico no verão, o que leva a cidade a necessitar de um hospital ainda com mais estrutura. Além do trabalho que está sendo realizado pela prefeitura, Dalmo aconselhou o prefeito para que elaborasse outro projeto prevendo mais ampliações a médio ou a longo prazo para o hospital. Manifestou também que a Secretaria de Estado da Saúde será parceira para ajuda imediata para aquisição de equipamentos.
No dia 11/07, o deputado esteve reunido com o prefeito Sabino, quando realizou o primeiro diagnóstico às principais demandas para o hospital. Na ocasião, o prefeito Sabino contou que o custeio era a maior dificuldade. Realidade identificada em todas as audiências que o deputado vem realizando pelo Estado, a de que o governo estadual precisa ajudar no custeio dos hospitais públicos.

Deputado Volnei e o secretário Dalmo vistam o Hospital São José  e se reúnem com lideranças da região 
Ainda na tarde da última terça-feira (10), o deputado Volnei Morastoni e o secretário de Estado Dalmo de Oliveira visitaram o Hospital São José, de Tijucas, onde também participaram da reunião com lideranças políticas e dirigentes de hospitais dos municípios de Nova Trento, São João Batistas, Major Gercino, Canelinha e Tijucas.
Na reunião com prefeitos, vereadores e dirigentes de hospitais, o deputado Volnei Morastoni e o vereador de Tijucas, Adauto Gomes, entregaram um documento ao secretário Dalmo, fruto da Audiência Pública sobre a saúde dos hospitais do Vale do Rio Tijucas. Entre as demandas e proposições, a de vocacionais os hospitais. O secretário sinalizou positivamente a intensão de direcionar o Hospital São José para trauma e ortopedia e o Hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Nova Trento, saúde mental.
O deputado Morastoni sugeriu também que os hospitais do Vale do Rio Tijucas poderiam servir como “protótipo” na iniciativa de vocacionar os pequenos e médios hospitais catarinense. A necessidade de direcionar os hospitais tem sido também debatida com frequência nas audiências públicas realizadas pela Comissão de Saúde da Alesc.

Assessoria do Deputado Volnei Morastoni
Texto e fotos: José Isaías Venera – DRT SC 01522 JP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: