Ex-comissionado de Bellini condenado por fraudar bolsas de estudo da prefeitura

clique aqui para ler a íntegra da condenação e aqui para ler um pouco mais sobre esse caso, já bastante comentado aqui no blog:

Autos n° 033.09.001303-7

Ação: Ação Penal – Ordinário/Comum

Autor: Justiça Pública – 8ª PJ

Denunciado: Peterdione Manerich

Vistos etc.

1. RELATÓRIO

O representante do Ministério Público em atuação nesta juízo ofereceu denúncia contra PETERDIONE MANERICH, brasileiro, solteiro, funcionário público municipal, filho de Daniel Manerich e Izabel Anacleto Manerich, com endereço residencial na rua Padre Paulo Condla, 333, bairro São Vicente, e profissional na rua Blumenau, 1500, ambos em Itajaí, dando-o como incurso na sanção do art. 171 do Código Penal, pela prática dos seguintes atos delituosos:

Em virtude da Lei Municipal n. 3.738, de 14 de maio de 2002 (fl 67), a Prefeitura Municipal de Itajaí está autorizada a arcar com 50% das mensalidades devidas por servidores municipais matriculados em cursos de nível superior.

Segundo o procedimento adotado pela Prefeitura, os servidores entregavam ao Setor de Bolsas de Estudo do Departamento de Recursos Humanos, mensalmente, cópia do boleto bancário referente à mensalidade a ser paga. Com base em tal documento, a Prefeitura incluía na folha de pagamento do servidor a quantia correpondente à metade do valor da mensalidade.

O denunciado Peterdione Manerich, sendo agente municipal de trânsito e por cursar Psicologia na UNIVALI, fazia jus a tal benefício.

No transcorrer do ano de 2006, pretendendo obter vantagem ilícita em proveito próprio, o denunciado, em seis oportunidades, falsificou os boletos referentes à mensalidade paga à UNIVALI, consignando em tais documentos valor acima daqueles efetivamente pagos à instituição de ensino […]

Valendo-se de tal artifício, o denunciado obteve vantagem ilícita, em prejuízo dos cofres públicos municipais.

Agindo dessa forma, o denunciado praticou, em seis oportunidades, o crime previsto no art. 171, caput, do código Penal.

Porquanto preenchia os requisitos legais, a denúncia foi recebida em 21/7/2009, fl. 198. Ato contínuo, o acusado foi citado, fl. 204, e apresentou resposta à acusação, fls. 207-213, na qual sustentou, dentre outras alegações, a inaplicabilidade da Súmula 723 do STF.

O Juízo entendeu aplicável a Súmula 723 do STF, fl. 217.

Foram ouvidas três testemunhas arroladas pela acusação, duas pela defesa e interrogado o réu, fls. 257-263. Nenhuma diligência foi postulada pelas partes.

O Ministério Público ofereceu suas alegações finais em audiência, oralmente, e requereu a procedência dos pedidos formulados na denúncia, com a conseqüente condenação do acusado pelo crime tipificado no art. 171, do Código Penal, na forma continuada, pois entendeu que tanto a autoria quanto a materialidade ficaram demonstradas.

A defesa, por sua vez, sustentou não haver prova de que as adulterações tenham partido do denunciado. Alegou que o réu está sendo vítima de perseguição política. Argumentou que deve ser aplicado o princípio do in dubio pro reu. Pediu a absolvição, nos termos do art. 386, VII, do Código de Processo Penal.

Vieram os autos conclusos para sentença.

Passo a decidir.

(…)

Anúncios

2 Respostas to “Ex-comissionado de Bellini condenado por fraudar bolsas de estudo da prefeitura”

  1. agente Somos Says:

    E agora Zeh ?? Vai continuar MANTENDO um ladrao na CODETRAN ??

  2. faro Says:

    Caro agente somos: Semelhante atrai..! semelhante; dígames c/ quem andas, e eu te direi quem és. E por ai vai . Porém este coitado desconhece, e pior, os que se dizem seus “amigos” não lhe alertaram de que; Honestidade, dignidade, carater e competencia,são bens dos quais não se consegue comprar. Arrogância, descaso,superioridade e a falsa posição de status é o prêmio maior deste que se acha o todo poderoso, o sr. zé das medalhas. Por tanto não serão os desonestos,indígnos,mau-carater, menos ainda os incompetentes que poderão usufruir plenamente da paz, do amor, do respeito ao próximo, e, principalmente do Sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: