“Novo Plano Diretor de Itajaí corre sério risco de nem sair do papel”

[tweetmeme source=”romulomafra” only_single=false]esse é o título de uma matéria (de capa) do jornal Diário do Litoral de hoje. fiquei boquiaberto. até pensei, “não, dessa vez até aquele colunista vai falar alguma coisa sobre o assunto… nem ele vai conseguir segurar mais essa do seu governo”. claro que esse pensamento não passou de um momento abobado meu.
resumindo a matéria: o governo Jandir&Dalva viviam metendo o pau no governo passado por causa do Plano Diretor que também não foi aprovado.
certo, certo… aí, neste ano, aconteceram aquelas reuniões etc. etc., e pensei, bem, dessa vez vai, né?
e, pelo que diz a matéria do Diarinho, foi tudo feito meio nas coxas e, pelo que falam os entendidos na matéria, novamente teremos um Plano Diretor que não será aprovado.
e, pergunto, quem vai ganhar com isso?
novamente, irão ganhar os especuladores imobiliários, no mínimo. estes vão continuar fazendo a festa, metendo prédios de dez andares em ruas estreitas que mal passam dois carros (se tiver um estacionado, nem passa), empresas onde não poderiam haver empresas etc. etc. etc.
e, respondo, quem vai perder com isso?
novamente, somos nós, o povo de Itajaí.
mas, aí pergunto também, NÃO APRENDERAM COM O ERRO??????
não ficaram metendo o pau no governo passado por causa destes problemas?
e aí, vem a Bellinilândia, com sua empáfia típica, seus meios de comunicação muito bem pagos, e arrotam na nossa cara que tudo está sendo feito, ao contrário do governo passado. mas, a carapuça está caindo e, pelo que diz a matéria, vamos ficar chupando o dedo novamente, e, sinceramente, errar uma vez já é muito até. errar na segunda, conhecendo o erro anterior, sinceramente, peçam o chapéu e vão pra casa, vão…
abaixo, um pequeno trecho da matéria do Diarinho:

Erros e problemas se espalham por toda a montagem do conselho do Plano Diretor
Das 20 entidades do conselho peixeiro, menos de 60% são da sociedade civil organizada, o que não tá certo

Além de não convocar a população, o conselho gestor tem outros probleminhas que não condizem com o que manda a lei. (…) “A divisão precisa ser paritária como manda o estatuto, que diz ser o certo 60% de associações organizadas da sociedade civil” (…). Pra piorar, das 11 organizações não-governamentais que compõem o conselho, cinco são vinculadas ao setor econômico-produtivo e à construção civil, que são alguns dos principais interessados na liberação de obras em determinadas regiões da city. Isso fere a Lei 10.597/2001, que diz ser necessária a democracia na hora de montar o conselho. (…)

Anúncios

3 Respostas to ““Novo Plano Diretor de Itajaí corre sério risco de nem sair do papel””

  1. Esquin Says:

    Mafra: é jogo de cartas marcadas…os interesses são sempre os mesmos, independente de governo. Todo e qualquer governo estará refém dos grandes interessados, ainda com a ajuda daqueles que, entra e sai governo, estão no “poder urbanístico” da cidade a mais de vinte anos. E já tem novatos sendo adestrados a dar continuidade no esquema… A dor não ensinará a gemer.

    • Daniel Pissetti Machado Says:

      Exato. […] o castigo doma o homem, mas não o torna “melhor” – com maior razão se afirmaria o contrário. O castigo torna prudente, diz o povo: tornado prudente, torna também ruim. Mas felizmente torna muitas vezes tolo. NIETZSCHE in Genealogia da moral: uma polêmica.

  2. Jean Sestrem Says:

    A zona de conforto que se deleitam nossos indiferentes cidadãos fazem da maioria uma ridícula minoria….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: