Considerações sobre a greve no Porto de Itajaí

[tweetmeme source=”romulomafra” only_single=false]pois é… o negócio continua pegando fogo em Itajaí… de um lado, ataques governistas (via imprensa, inclusive) contra a manifestação LEGAL dos trabalhadores portuários de Itajaí, que estão sendo praticamente defenestrados pela APM Terminals aqui em Itajaí, do outro, a defesa da manutenção de direitos dos trabalhadores. segundo os trabalhadores, esta mesma empresa acabou com um porto no Paraná e, vai fazer o mesmo em Itajaí, tirando direitos dos caras que construíram e ergueram este nosso porto, um dos maiores do Brasil.

NUNCA, digo e repito, nunca se deve tirar direitos dos trabalhadores! foi assim que começou esta crise neoliberal que a Europa e Estados Unidos vivem hoje, com a retirada, aos poucos, dos direitos dos trabalhadores da base. isso começou há cerca de 20, 30 anos, e, acabou no que estamos vendo hoje, manifestações pelo mundo inteiro de pessoas que estão vivendo à margem de suas sociedades, sociedades estas que cresceram, cresceram, mas não repartiram suas riquezas e, pelo contrário, aumentaram a concentração de riquezas nas mãos de poucos.

então, só posso ser totalmente a favor desta greve dos portuários em Itajaí. se está gerando “prejuízo”, oras, sabemos que ninguém em Itajaí vai morrer por causa disso. já passamos por crises piores, como a da enchente de 2008, por exemplo. a única crise mesmo é dos empregados que estão ali, sofrendo com a falta de informação e com os linchamentos públicos por alguns setores da imprensa (por sorte, não são todos) gerados por esta falta de informação, o que aumenta ainda mais a angústia de quem teve de parar de trabalhar para garantir seus DIREITOS.
não dá para nivelar por baixo. se ganham 3, 4, 8 mil (e segundo eles, passa pouco mais de três mil reais), não importa. não podemos pensar neste ponto. quanto a empresa lá dentro tira????
claro que é sempre mais fácil atacar o ponto mais fraco. porém, o ponto mais fraco também sabe utilizar suas armas, e é o que está acontecendo em Itajaí.
vivemos num mundo capitalista, e é assim que funcionam as coisas.
os mais ricos sempre têm a tendência de conseguirem as coisas, manipularem informações, trazerem colunistas e quem tem a opinião pro seu lado. porém, com a internet, principalmente, isto está mudando, não é por acaso que as manifestações contra o neoliberalismo que destruiu países (e destrói outros neste momento) estão tomando forma pela internet, estão conseguindo adesões das populações por esta via.
portanto, em Itajaí, a manifestação LEGAL dos portuários deve continuar. as forças políticas devem se movimentar em favor destes. enquanto isso, vemos o governo municipal totalmente paralisado na questão. não querem se meter. como se tivessem esta opção.
como se o Porto não fosse de Itajaí e dos itajaienses!
isso não pode e não deveria acontecer. mas, está…  porém, o governo terá de se movimentar, terá de mostrar a sua cara, do contrário, corre sério risco de aparecer ainda mais como um governo de elite, o que já está provado para quem analisa a política itajaiense.
aguardemos… e estejamos do lado dos trabalhadores que, como quase sempre, estão com a razão.

abaixo, manifestação gravada na frente do Porto de Itajaí.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: