“Deputado Volnei Morastoni lidera negociações dos trabalhadores do Porto de Itajaí”

da assessoria do deputado Volnei Morastoni (PT):

O deputado Volnei Morastoni esteve reunido hoje (10) pela manhã com o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, e dirigentes sindicais das categorias dos trabalhadores do Porto de Itajaí para buscar solução à greve que se estende desde o último dia 27 de outubro.
A greve é resultado de uma disputa trabalhista entre os Conferentes com a APM Terminals Itajaí, operadora do Porto. A empresa busca contratar 24 trabalhadores, via edital, mas sem respeitar a Convenção Coletiva, com intuito de “precarizar as relações de trabalho, rebaixar salários e reduzir empregos”, comenta Laerte Miranda Filho, presidente do Sindicato dos Conferentes.
Na audiência com o prefeito Bellini, agendada pelo deputado Morastoni, os trabalhadores portuários foram categóricos: a empresa arrendatária do Porto tem sido inflexível e a cada reunião impõe novas condições. O que os trabalhadores buscam é um prazo de oito meses para que se estabeleçam as regras de contratação para todas as categorias dos trabalhadores para portuários. A empresa arrendatária do Porto se nega aceitar esse prazo. Os trabalhadores ainda lutam para que seja definido, além do prazo, um mediador que acompanharia as negociações para definição das regras.
Volnei Morastoni explicou para o prefeito que os trabalhadores vêm sofrendo perdas históricas desde os anos 90, com a modernização dos portos. “Eu acho que tem que ser levando em consideração que os trabalhadores já cederam muito. Agora o que os operadores querem é empobrecer mais os trabalhadores e a cidade também acaba perdendo. Em certa medida, toda cidade tem ligação com o porto”, comenta o deputado.
Na reunião com Jandir Bellini, o deputado e os trabalhadores solicitaram ao prefeito que agendasse uma reunião com a APM Terminals para encontrar uma solução. À tarde, iniciou a nova reunião, agora com APM, mas até às 17h45 ainda não havia terminado.

Volnei participou da audiência no TRT e manifestou apoio aos trabalhadores na Assembleia
A reunião com o prefeito aconteceu depois da audiência (09) com o desembargador Gilmar Cavalieri, do Tribunal Regional do Trabalho, quando as partes tiveram a oportunidade de chegar a um acordo. O deputado também já havia manifestado apoio aos trabalhadores do Porto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na sessão do dia 08.
No último dia 03, Morastoni também esteve reunido com as categorias dos trabalhadores do porto na sede do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos de Itajaí e Florianópolis, quando sugeriu a intermediação via governo municipal. No mesmo encontro, o parlamentar sinalizou que o Ministério Público do Trabalho poderia chamar as partes envolvidas para revolver o impasse.

Assessoria do Deputado Volnei Morastoni
Texto: José Isaías Venera – DRT SC 01522 JP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: