“Conselho apaga ditadura dos livros escolares”

ih, mas não era Cuba o país da falta de liberdade na América Latina??? que coisa, hein?

da página do Observatório da Imprensa (clique para ler tudo):

O Conselho Nacional de Educação do Chile (CNED), atuando informalmente como mandatário do presidente Sebastián Piñera, resolveu retirar a palavra ditadura do ensino elementar de 1ª a 6ª séries e substituí-la por “regime militar”. A medida causou tanto furor na imprensa e sociedade que o próprio conselho pediu ao Ministério da Educação que reveja a matéria. O Mercúrio(05/01) online explicou a situação: “Alexandro Goic, um integrante do Conselho, disse que apesar da modificação ter sido aprovada pelo órgão, este o fez sem saber, e que a disposição deveria reverter-se”, explicou o conselheiro, que acrescentou:“O novo texto foi redigido pelo Ministério da Educação”enfatizando que a dita Secretaria de Estado“não nos advertiu que ia fazer esta mudança e nós não avisamos a mudança porque estávamos focados em conteúdos curriculares”.

“Aqui não se trata de utilizar eufemismos quando se fala da História do Chile. A democracia deve ser chamada de democracia e a ditadura de ditadura”,disse o especialista. No mesmo dia, o correspondente Ariel Palácios comentou, no programa Em Pauta, da Globonews, que “a coisa toda partiu do próprio presidente”, que vem enfrentando forte oposição da sociedade chilena em geral. O presidente chileno tem apenas 30% de aprovação popular. Estão todos insatisfeitos com o governo de Piñera, um dos homens mais ricos do Chile e de perfil extremante conservador. Seu governo é um desastre em quase tudo o que faz. Não haveria de ser diferente com a tarefa mais difícil para qualquer presidente naquele país: arrefecer diferenças políticas irreconciliáveis que existem no interior da sociedade chilena e que dividem o país até os dias de hoje.

(…)

Anúncios

2 Respostas to ““Conselho apaga ditadura dos livros escolares””

  1. Samuel Costa Says:

    Vergonha, essa figura não vai ficar muito tempo no poder

  2. Helia Says:

    Vergonha mesmo! Eu que morei no Chile todo o tempo da Ditatura sei muito bem o que é isso! Só para deixar constar o dito “Presidente” está arrependido e disse que foi ditadura “sim”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: