Maquiando números: aprenda com a prefeitura de Itajaí

[tweetmeme source=”romulomafra” only_single=false]no primeiro dia de desfile do Carnaval de Itajaí, fiquei surpreso quando falaram, logo de cara, que havia um público de 15 mil pessoas a 20 mil.
pensei comigo: pôxa, conseguiram botar mais gente naquele minúsculo espaço do que no estádio Hercílio Luz, onde, LOTADO, cabem 20 mil pessoas?????
milagre de São Bellini, imaginei.
logo depois, a secretária de Turismo, no camarote ou em algum lugar ali da passarela, disse que tinha 25 mil pessoas assistindo ao desfile. mas, tudo bem, deve ter sido no chute.
mas, aí, vamos comparar a realidade: a Sapucaí, no Rio de Janeiro, tem capacidade pra 75 mil pessoas. e, provavelmente, era isso que tinha nos dois dias de desfile. veja a foto ao lado: naquele espaço ENORME cabem 75 mil pessoas. no estádio Hercílio Luz inteiro, que não é pequeno, lotado, cabem 20 mil pessoas.
e a prefeitura de Itajaí e a Ric Record insistem que tinha 20 mil pessoas numa arquibancada de 7 ou 8 degraus (como pode ser percebido na última foto)?????
é sério isso?
claro que é. pode não parecer nada, mas, se o poder público insiste numa maquiagem absurda e inútil, devemos imaginar quantas outras coisas não estão maquiando por aí, não é mesmo???

Maquiando a ficha
inclusive já estão maquiando até a ficha de Jandir Bellini na Justiça, dizendo que isso é intriga da oposição etc. etc.
não, não é não. a Ficha Limpa foi aprovada e Jandir Bellini foi condenado.
a desculpa que estão dando é que na condenação não pedia a cassação dos direitos políticos do ex-santo prefeito.
realmente não pedia.
mas, não vi aonde isso estava explícito na lei da Ficha Limpa (exceto na letra “j” e no ítem 5 da letra “e”: 5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública;), mas, se não me engano, Jandir Bellini cai aí:

(…)
e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes:

1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público;

2. contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência;
(…)

as fotos de Itajaí e o release estão na página da prefeitura (a última foto está creditada para David Jonnes)

Tags: , , ,

8 Respostas to “Maquiando números: aprenda com a prefeitura de Itajaí”

  1. Fernando Says:

    Já tinha feito essa conta. A mentira é grande. Na verdade o carnaval não cresceu em nada comparado ao passado. Eles mesmos confirmaram que a verba chegou atrasado e por isso não teve competição entre elas.

  2. maheli Says:

    uma miséria de pessoas ,,achu que nao tinha mil pessoas ali assistindo.

  3. bastidoresdopoder Says:

    Olhe estive na avenida prestigiando e não sei contar os numeros exatos, porém devido as arquibancadas estarem lotadas e as grades de proteção também calculo que mais de 6000 mil pessoas estavam assistindo, quanto mais que isso não sei medir.
    E sobre o carnaval é claro que ainda é muito pobre, é claro que falta muito incentivo da prefeitura e principalmente um gestão, não podemos mais aceitar como vem sendo feito desde sempre ações isoladas, precisamos de politicas amplas e publicas que atendam os interesses das escolas e do carnaval, todavia devo dizer que a impressão que tive de organização foi a melhor que me lembro.

    Abraços
    Eduardo Assis

  4. ALEXANDRA DOMINONI Says:

    REALMENTE TEM QUE APRENDER COM JOAÇABA POR EXEMPLO QUE TEM 25 MIL HABITANTES , FAZ UM CARNAVAL BELISSSÍMO ATRAI TURISTAS DE TODO BRASIL E TAMBÉM DO EXTERIOR , PARA SE TER UMA IDÉIA ATÉ AS CIDADES VIZIHAS Á JOAÇABA GANHAM COM O EVENTO JÁ QUE A CIDADE É PEQUENA E OS TURISTAS PROCURAM HOTEIS E RESTAURANTES NAS PROXIMIDADES , HÁ DOIS ANOS ATRÁS A VERBA DELES ERA DE 1.000.000.00AGORA DEVE SER ATÉ MAIS,AQUI DERAM 400.000 MIL MENOS CEM MIL PARA A ESTRUTURA COMO SE PODE FAZER ALGO COM TÃO POUCA VERBA ? É POR ISSO QUE É SEMPRE POBER MESMO, SÓ ORGANIZAÇÃO NÃO BASTA PRECISAMOS DE APOIO DO GOVERNO, DO MUNICIPIO ,E DE PESSOAS GABARITADAS PARA PRESIDIR A LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA E PRINCIPALMENTE BUSCAR RECURSOS.

  5. Adriano Assis Says:

    A estimativa é da Secretaria de Turismo, a PM não fez estimativa. E esse número não é da arquibancada. Até porque a arquibancada é pequena, a maior parte do público fica em pé. E pelo o que vi na TV tinha gente em pé por toda a avenida. Não sei se pra 20 mil, achei muito também, mas tinha gente pra caralho no primeiro dia. O segundo dia eu fui, público meia boca. Estimativa é sempre chute e o número é sempre puxado um pouco pra cima.

    Ah e no Gigantão não cabe 20 mil não. Nas arquibancadas deve dar uns 10, no máximo 12 mil.

    • Rômulo Mafra Says:

      Usei a arquibancada pois imaginei que seria onde teria mais gente… vi que tinha uma galera na “geral”, o que, aí sim, daria perto de 10 mil o público total. Só isso no Gigantão??? Eu achava que era mais ehehehehehe

Deixe um comentário