O mar de motos que está tomando conta de Itajaí

[tweetmeme source=”romulomafra” only_single=false]e é uma cidade que poderia/deveria ser um “mar de bicicletas” (claro que, dentro das ciclovias que deveriam existir mas foram, pelo que vemos, esquecidas pela atual administração…). uma pena… uma cidade tão plana como Itajaí… poderia ser exemplo para o Brasil, mas, estamos a mercê de outros interesses, que não o meio ambiente (as motos são muito mais poluentes que carros, e, como o preço é mais atrativo e uma certa liberdade/libertinagem no trânsito — isso que as pessoas simplesmente se esquecem dos enormes perigos), estão se multiplicando a cada mês que passa.
por que não ciclovia na Caninana? por que não na Reinaldo Schmithausen? vão fazer na Jacob Ardigó?, onde será uma outra ligação com os bairros daqui um ano mais ou menos. por que não na Indaial? e a Rua Brusque? na José Pereira Liberato, Estefano José VanolliAvenida Adolfo Konder, na Sete de Setembro, Marcos Konder, Gustavo Bernedt, Campos Novos, entre outras. por que não?
infelizmente, os estacionamentos em muitas delas serão sacrificados, mas, as bicicletas têm de ter seu espaço priorizado em Itajaí! será difícil no começo, mas, terá de acontecer (junto, é claro, de uma melhora SIGNIFICATIVA do transporte público coletivo).

Foto de Rômulo Mafra

foto tirada ontem, no centro de Itajaí

Anúncios

Tags: , , , , ,

12 Respostas to “O mar de motos que está tomando conta de Itajaí”

  1. Alex Says:

    melhor moto do que carro ocupa menos espaço, assim o entupimento do transito para e outra coisa quem tem coragem de andar de ônibus em Itajaí, quando se juntar o gasto de passagem do mês da pra comprar uma biz.

    • Rômulo Mafra Says:

      Moto polui mais. E entope do mesmo jeito o trânsito, além de piorá-lo com o fato de que os motoqueiros andam pelo meio dos carros arriscando suas vidas e as de quem não tem nada a ver com a falta de consciência dos ditos motoqueiros.

  2. carlos macabeu Says:

    Itajaí é uma cidade tão pequena que não precisaria de carros nas ruas, pois de bicicleta voce consegue atravessar do centro ao são vicente em menos de 15 minutos. pra que tanto carro poluindo nossa cidade. afinal exercicio fisico melhora sua saude .

  3. Alexandre Says:

    Sabemos que não será fácil organizar o transito em Itajaí uma vez que dadas as proporções se tornam cada vez mais frequentes as filas, e com transito atribulado, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas disputando quase o mesmo espaço. Porem devemos encarar que seja natural o crescimento do transito em qualquer lugar no mundo. Mais em se tratando de Itajaí especificamente, a prefeitura deveria designar ao codetran para que elaborasse uma “equipe técnica” “eu disse equipe técnica com profissionais na área” com engenheiros ou mesmo uma engenharia de trafego, para assim avaliar possíveis soluções, problemas, consequências e afins. Agora o que não podemos mais aceitar no transito é sermos cobaia e objeto de experimento e experiências desastrosas que um tal “Zé ruela” sem noção nos impõe. Nosso transito tem mais erros do que acertos. Talvez a solução ainda esteja longe, mais é fato que devemos colocar profissionais na área.

  4. Milhouse Says:

    É que também é o seguinte, esse negócio de bicicleta como transporte é complicado, como lazer e locomoção simples blz, mas se tiveres alguma coisa pra carregar já complica, nem pensar numa sacola de compra do mercado ou uma criança a bicicleta fica pesada e perigosa de se equilibrar entre outros veiculos, se chover então danou de vez.

  5. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Um certo candidato a vereador por Itajaíbem que poderia usar como apelo de campanha lutar para que a fishingcity tenha ciclo vias. Q tal uma parceria com uma Caloy da vida ou outra marca de zica qualquer de grande porte, para demarcar as vias, produção de panfletos informativos, regras quanto ao transito das didas magricelas nas vias públicas da terra de Maria do Cais,hein, hein,hein? Sou capaz de votar no sujeitinho, sópor esta proposta de campanha!hehehe

  6. Paulo Sérgio Says:

    Não abro mão do meu carro pra ir trabalhar, como lazer tudo bem, usaria bicicleta, mas fora isso nem pensar. O problema não são os carros e nem motos, é o crescimento muito rápido que a cidade vem passando nas últimas décadas… hoje é mais difícil andar de bicicleta em Itajaí do que andar de moto. E tem gente que acha que o culpado disso é o Jandir.

    • Rômulo Mafra Says:

      Bem, se ele não é o culpado, o culpado somos nós. Tá bom. :-/

    • Diego Says:

      Os culpados são: … Amilcar Gazaniga, Arnando S. Junior, Jandir Bellini, Volnei Morastoni…

      Que nunca se preocuparam com isto. Acho que o primeiro que fez um ciclovia em Itajaí foi o Arnaldo S. (Rua Silva ou Heitor Liberato).

      Na rua Tijucas por exemplo, é impossível fazer uma ciclovia, visto que os comerciantes (que financiam campanhas) vão ficar p… da vida com isto., eis que teria que sacrificar um dos lados do estacionamento (Imagina a alegria da Estapar??). Ainda, para indenizar casas, lojas etc, é economicamente inviável, frente ao custo benefício que uma obra desta trará.

      Por fim, esté é um exemplo apenas de Rua, imagina na Pedro Ferreira, Estefano (construções irregulares que avançaram para cima da avenida) Reinaldo ( construções irregulares que avançaram para cima da avenida), Canina (construções irregulares que avançaram para cima da avenida)

  7. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Poisé, ninguém quer esconder seu carrinnovo do vizinho ou da muérada, né? Se andar de zica é sinônimo de pobreza, olha, é melhor ser pobre, mas limpinha do que ser rica, mas sujinha e gastar do bolso do povo uma dinheirama, que poderia servir pra saúde, educação, saneamento básico etc lá no futuro, tentrando espoluir a fishingcity.

    PS Quem quiser mostrar o carrinovo pros outros que vá para Balny!

    • Diego Says:

      Concordo Hélio! Quem anda da Bike é tido como pobre. Se vc encontra um rico de Bike, está fazendo exercício e mantendo forma.

      Coisas de cidade provinciana

  8. Onélio Says:

    o Zeh declarou guerra aos motoqueiros ! salve-se quem puder…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: