Criança morre vítima da gripe H1N1 em Itajaí

[tweetmeme source=”romulomafra” only_single=false]e o diretor da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, só soube UMA SEMANA após a confirmação da doença, isso que o exame foi feito pelo seu departamento!!!
isso que Itajaí está no top of the top da saúde brasileira!!!
incrível! ainda segundo a matéria do Diarinho sobre esta tragédia familiar (a menininha tinha somente dois anos), um funcionário da Vigilância teria dito a mãe pra não alardear o caso!! o tal diretor que só soube uma semana depois, diz que isso não aconteceu, mas, prum diretor de vigilância epidemiológica que só fica sabendo uma semana depois de algo tão grave, não é de se espantar isso, é? abaixo, trecho da matéria do Diarinho:

Sábado, 5 de maio. Exatamente no “Dia D” de mobilização nacional contra a gripe Influenza, a popular gripe porca, Luana Morais Antunes, de apenas dois aninhos, morreu na UTI do hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí. Antes disso, a peixeirinha dos Cordeiros chegou a ser tratada por mais de uma semana com remédios pra gripe comum, mesmo após ser levada três vezes pro Pronto Atendimento (PA) do São Vicente. Se a triste coincidência poderia ter sido evitada, talvez ninguém possa responder, mas a demora no tratamento adequado de Luana é um alerta pro sistema de saúde do município em tempos de campanha nacional contra um vírus que pode levar à morte.
(…)
Família não se conforma
Na casa de Rosana Morais, 23 anos, mãe de Luana, o sentimento ainda é de dor e indignação. Com todos os documentos do tratamento da filha em mãos, a mãe se revolta com o atendimento precário que recebeu. “Um dos médicos, Rogério Moritz, insistiu que minha filha tinha uma gripe comum, mesmo eu explicando que ela já tinha tomado remédios e continuava piorando”, critica.
Luana foi sepultada no cemitério dos Espinheiros, no domingo. Ainda emocionada com a perda da caçula, a mãe, que tem mais uma menina de 10 anos, pede o fim da negligên­cia no atendimento em saúde. “Sei que isso não vai trazer minha filha de volta, mas quero apenas fazer um alerta para todos, pois se minha filha tivesse sido diagnosticada com mais rapidez, talvez ainda estivesse aqui. Meu marido está deprimido e eu não posso cair, senão minha família des­morona”, desabafa.
A mãe relata que apenas quando foi encaminhada ao hospital Pequeno Anjo pra fazer um raio-X a filha recebeu tratamento digno. “Após a terceira consulta no PA do São Vicente, onde o aparelho de raio-X estava quebrado, fomos pro hospital Pequeno Anjo. Lá ela foi bem tratada. No dia que chegamos, pediram o teste de H1N1”, diz.
(…)

Tags: , , , , , ,

10 Respostas to “Criança morre vítima da gripe H1N1 em Itajaí”

  1. Silvia Says:

    Ser atendido por um pediátra no PA São Vicente hoje é uma tarefa difícil, pois o médico não quer ouvir o que a mãe tem a dizer sobre como a criança estava passando em casa, já tive esse infortúnio de procurar atendimento lá com minha filha de 6 anos passando muito mal com infecção de garganta, o médico a examinou rapidamente e disse que fosse para casa pois naquele momento não estava com febre alta e vomitou apenas uma vez no dia, e que lá é atendimento de urgência, não via urgência nenhuma em prescrever logo um antibiótico. Pois fomos para casa, e minha filha vomitou a noite inteira com febre alta que não passava com os remédios, no dia seguinte bem cedinho não consegui vaga no Posto de Saúde, sendo obrigada a voltar ao PA, fui atendida pelo mesmo médico, que aí sim teve de me escutar pois confesso que fiquei exaltada, e reclamei muito, pois minha filha não precisava ter passado uma noite tão mal se fosse olhada direito e medicada no dia anterior, não acho certo ter de brigar com o médico para que ele escute o relato da mãe e leve em consideração na hora de dar um diagnóstico. Depois de tanto estresse ele prescreveu então a medicação devida. Infelizmente agora aconteceu algo pior com uma criança, que se fosse diagnosticada na primeira vez em que a mãe procurou atendimento, talvez tivesse uma chance de recuperação, é realmente muito triste saber disso.

    • Daniel Pissetti Machado Says:

      Sinto muito pelo acontecido. O correto é você denunciar o médico ao CRM e o caso ao MP. Caso precise de auxílio jurídico gratuito coloco-me à sua disposição.

      • JANE SILVEIRA Says:

        Gostaria de saber como agir em um mesmo caso , minha bebe hj faz 10 dias que faleceu, pois o medico GERALDO RASCH deu alta para ela sem ser tratada, minha bebe entrou no pequeno anjo dia 9-07-2012 aparentemente para tratar de bronquiolite sem nenhum outro problema e no dia 16-07-2012 ganhou alta e no mesmo dia voltou ao hospital isto pela ambulancia da unimed enternada diretamente para aUTI com infeçção no ultimo grau, com pneumonia nos 2 pulmoes e faleceu 2 dias após,hj me sinto com uma impotencia que nao me deixa viver se possivel me ajudar EU JUREI COM LAGRIMAS PARA MINHA BEBE MORTA EM UMA UTI QUE O ELA PASSOU NAQUELE HOSPITAL A DOR A FALTA DE CUIDADOS EU IREI EM BUSCA DO REPONSAVEL,NOSSA DOR É DE IMPOTENCIA …JANE

        • Rômulo Mafra Says:

          Jane, nem sei muito o que comentar diante de tanta tristeza! Também sou pai de duas crianças ainda pequenas, e só posso imaginar e tentar compartilhar um pouco a dor que estás sentindo neste momento, portanto, só posso tentar lhe confortar com estas palavras de apoio moral, e apoiar esta tua vontade Justiça, que, acredito, deve ser a de todos, pois a morte de um filho é algo tão profundamente doloroso que só a justiça mesmo para aplacar um pouco tamanha dor.
          Busque a imprensa, acione um advogado, divulgue o fato e vá em frente nesta tua luta, pois não á mais compreensível que, em 2012, ainda tenhamos casos como o teu, que não é o único!

  2. ana Says:

    onde estão os Conselhos Regional e Nacional de Medicina para avaliar esta ou outras condutas que, supostamente, sejam inadequadas ?

  3. Fernando Says:

    É meus caros, os assuntos importantes para Itajaí não são discutidos, a não ser em poucos blogs na internet. Na nossa imprensa “oca”, se ligar ao vivo num desses programas de rádio ou TV pagos pelo executivo para se manter no ar e emitir uma crítica, somos taxados de atrasados. Preferiria muito mais um asfalto não muito bom, canteiros e meios fios até mais feios e não tão floridos, semáforo simples e até os antigos, sem evento milionário pago com nosso dinheiro, e ter na cidade uma saúde melhor, um bom hospital pediátrico com exames rápidos, um bom hospital municipal, que o hospital Marieta não precisasse pedir esmolas as empresas para poder fazer sua ampliação (anunciada pelo Colombo), escolas melhores, programas sociais, professores de educação física atendendo os idosos nas academias populares. Quem tem filho e parente doente em casa sabe das dificuldades enfrentadas nessa cidade.

  4. Eu Says:

    Nossa Fernando agora vc me emocionou. Concordo com tudo em gênero, número e grau com o que vc falou. Sabe bem na época da Volvo meu filho ficou doente, levei no Pequeno Anjo e não atendem mais convênios, só em caso de urgência mesmo. Cheguei no PA do São Vicente as 13hs, sai de lá as 16hs. Vi uma mulher chorando de dor na cadeira esperando por atendimento. E na verdade eu pensava comigo mesma, que tinha gente aclamando a realização de um evento milionário com dinheiro público e que precisaria morrer alguém ali pra ser tomada uma atitude. Sabe morreu esse anjinho e não podemos mais pensar assim: ah vamos esperar alguém morrer pra se tomar uma atitude, pq hoje foi essa menininha mas poderia ter sido um filho meu, um filho teu. Eu estou aos prantos com a situação que nossa amada e linda Itajaí se encontra hoje …. e o povo? Acha que está tudo lindo? LAMENTÁVEL….E DIGNO DE PROCESSO SIM!!! Me diz ai se ninguém denunciar, denuncio eu!!!!
    Eu não entendo… o Pequeno Anjo foi reformado, equipado e no geral tem um atendimento melhor do que o PA. Pq fecharam para consultas? Pq ao invés de melhorar, ampliar, colocar mais médicos estão batendo a porta na cara das mães que chegam la com seus filhos doentes?

    • Fernando Says:

      A Prefeitura deveria ter coragem e assumir o Pequeno Anjo. Fazer convênio com governo estadual e com uma instituição para administrar. A Prefeitura dá esmola todo mês ao Pequeno Anjo, ao invés de assumir a responsabilidade.
      É só visitar o hospital pediátrico do Joinville e copiar. Conheço lá, é outro mundo. Curitiba nem falar…
      O Pequeno Anjo, meu Deus! Que pena.

  5. luciana Says:

    Fico muito comovida com a cituaçao da Rosana . tenho 3 netos que moram em itajai e fico muito preoculpada ,vamos vamos prefeito governador vereadores ampliem a imunizaçao contra a gripe estao esperando oque?
    Temos o direito a uma saude digna . medicos consulte com respeito e dignidade as pessoas. nao podemos desacatar um funcionario publico mas podemos ser desacatados dessa maneira?
    E somos nos, que temos que exigir isso é nosso direito como cidadaos, que pagam seus impostos(que sao bem altinhos né).
    PARABENIZO A EQUIPE DO HOSPITAL PEQUENO ANJO DE ITAJAI
    EM ESPECIAL O GERALDO RACH FOI MEDICO DOS MEUS FILHOS. PELO CARINHO E PELA AUTA COPETENCIA QUE SEMPRE ATENDEU MEUS FILHOS E MEUS NETOS .
    Isso acontece em todo o estado e todo o pais.
    esses dias levei meu bebe de 10 meses no medico do posto de saude, com febre de 40 graus ele disse que meu filho nao tinha nada .mas ele se quer tocou em meu filho.
    eu fiquei orrorizada indignada me sentindo um nada .
    paguei uma consulta em um medico particular na mesma hora e meu bebe estava com uma infecçao seria no olvido .
    graças a DEUS naquele dia eu tinha 150 reais para pagar.
    E como ficaria meu bebe se eu nao tivesse?
    bem estamos em ano de eleiçao.
    cabe a nos cidadaos brasileiros eleger, escutar,ai sim votar.
    E cobrar resultados . MAS COBRAR MESMO POIS TEMOS O DIREITO DE VER RESULTADOS.
    Comcordo plenamente com a SILVIA,ANA E O FERNANDO.

  6. realista Says:

    Vamos lutar contra esses politicos que estão no poder jandir bellini Almicar casaniga, Bornalsen,essa ditadura que esta ai ospobre nao,tem direito a nada tem de viver de migalhas postos de saude atendendo meia boca o resto que se expolda eles governam em beneficio proprio aordem itajaiense gastaram um montaõ com essa regata eo Sr.almicar vem enganar o povo que nao e filiado a patido nenhum e trabalhou de graça, o Sr seu gazanica , deveria ter vergonha na cara de enganar esse povo tao sofrido e humilde o Sr e filiado ao PP desde 1995e sua filiaçao eo numero de 188 pode elganar outras pessoas mas nao nos engana ,entao acordem gentem fora esses politicos corruptos. Enquanto tiverem esses tipos de politicos no poder vai morrer muita gente , e muitas maes vao perderem seus filhos pois nem a saude que e o principal para a s pessoas e direito de todos

Deixe um comentário

