Minhas propostas e ideias para Itajaí daqui pra frente

[tweetmeme source=”romulomafra” only_single=false]RÔMULO MAFRA
Nasci e me criei em Itajaí e desde os meus 10 anos participo da vida cultural da cidade quando entrei no coro Carpe Diem (IMCARTI), publicando artigos e colunas em jornais e na internet, ou participando de grupos literários; já publiquei cadernos de literatura (CLAP), editamos o Sarau Benedito (clique aqui pra saber mais também), publiquei um livro de poesias (Ciclotimia) com meus amigos jornalistas André Pinheiro e Paulo Zembruski, editei um jornal cultural (Platéia) com a jornalista Rúbia Cristina dos Santos, além do meu blog, “O Menino que não Machuca” criado em 2002 e mantido até hoje.
Casado com Claudia Linck Reichel, tenho dois filhos, Bernardo Linck Reichel Mafra e Alice Linck Reichel Mafra.

CULTURA

Coro Carpe Diem após a missa de encerramento do Congresso dos Meninos Cantores do Brasil em Campo Largo, Paraná. 2007

Estou há 25 anos na vida cultural de Itajaí vendo as dificuldades que a classe cultural passa todos os anos tendo quase que mendigar por ajuda, não tendo representantes que lutem pela classe, mas tão-somente pela política dentro da classe, o que é uma incongruência, posto que a arte tem de ser desvinculada da politicagem.Todos merecem um espaço, uma luz ao sol.
Esta é a minha proposta para a classe artística de Itajaí, onde todos possam ter acesso DIRETO à Cultura, à Fundação Cultural, onde o superintendente tem de estar sem sua roupagem político-partidária e sim, vestido e engajado na melhora da classe cultural como um todo, para o bem da cidade. Não podemos mais depender de partidos políticos na área cultural. Precisamos de um pensamento sério, despolitizado da coisa, sem as velhas rixas entre movimentos e também sem as rixas partidárias que ainda possam existir (e existem). A gestão cultural deve ser sim baseada na meritocracia, ou seja, quem merece, deve sim ganhar e visando o POVO. E todos devem ter chance de ganhar, caso mereçam.

TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Trabalho na prefeitura municipal como motorista, portanto conheço um pouco dos problemas por quais passamos no nosso trânsito, e defendo uma gestão técnica, além, inclusive, da criação de uma secretaria de Transporte, que poderia suprimir uma secretaria de Segurança, a Codetran e agrupar também a Central de Veículos que, hoje, funciona numa pequena sala dentro do paço municipal.
Além disso, Itajaí como cidade plana que é, já deveria ter ciclovias interligando todos bairros com o Centro, mas, até agora, pouco foi feito. E mais ainda, a ideia de um VLT em Itajaí é completamente viável, tanto que já apresentei uma sugestão de projeto no blog (ver na contracapa). Pra quem não sabe, VLT é uma espécie de metrô de superfície, elétrico, não poluente e de tamanho um pouco menor que os metrôs. Numa cidade como Itajaí, cabem perfeitamente (menos de 20km de trilhos seriam necessários para ligar os três pontos principais da cidade ao Centro). Mas, só com OUSADIA e um governo comprometido, este sonho pode ser realizado.

FUNCIONALISMO PÚBLICO
Desde 2007 sou funcionário público municipal, num concurso realizado em 2006 (gestão do prefeito Volnei Morastoni), último concurso geral feito dentro da prefeitura, portanto, sei da necessidade de, a cada quatro anos, no mínimo, da prefeitura realizar concursos públicos. Na verdade, essa é também uma meta de Níkolas e Sara, além de trazer os efetivos para cargos de comissão, desinchando a máquina (só nossa coligação, com três partidos, conseguirá fazer isso). Como está no plano de governo de Níkolas e Sara, também estarei ao lado dos funcionários nesta luta pela igualdade de direitos e benefícios dos funcionários das autarquias como Semasa e Porto e até mesmo do Legislativo para com os funcionários da prefeitura

Ideias e propostas para uma Itajaí daqui pra frente
* Retomar o programa Itajaí Digital (internet sem fio gratuita)
* Construção da sede própria do Conservatório de Música
* Retorno do Galpão das Artes
* Apoio às causas do funcionalismo público municipal, como igualdade de direitos entre os funcionários das autarquias, Câmara e Prefeitura
* Gestão técnica do Trânsito
* Projetos de Mobilidade Urbana por toda a cidade, principalmente ciclovias interligando os bairros com o Centro (com os devidos bicicletários)
* Proposta da construção de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos, um tipo de metrô leve de superfície), como apresentado aqui: http://wp.me/pdrbW-3ye
* Proposta de um Parque Central na cidade, como publicado aqui: http://wp.me/pdrbW-2MN
* Mais linhas de transporte coletivo funcionando finais de semana e durante toda a madrugada para todos os bairros
* Proposta de diminuição de tempo na Zona Azul de Itajaí: http://wp.me/pdrbW-3WT
* Defender perante a sociedade a Univali pública

Anúncios

5 Respostas to “Minhas propostas e ideias para Itajaí daqui pra frente”

  1. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    1ª grande defesa na área da cultura na câmara: mudança na lei de incentivo! Até Xanxerê tem uma lei mais eficiente que a nossa! A de Joinville é muito boa e merece ser analisada. Enfim, precisamos elaborar uma lei que contemple as necessidades artísticos culturais de Itajaí, deixando o artista “artistar” e não ficar como biruta de campo de aviação, de um lado pro outro, perdendo seu tempo criativo pra cuidar de “burrocracias” . Assumir o compromisso de prestar contas dentro dos trâmites legais é o que o município espera dos proponentes dos projetos, além um trabalho meritório.

    À luta, meu amigo!

    • Rômulo Mafra Says:

      Concordo plenamente com estas mudanças na lei de incentivo à Cultura. E já andamos analisando a situação em Joinville, que realmente é melhor que em Itajaí, estagnada no tempo.

  2. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Então,só nos resta votar nesse que entende as necessidades da cultura de nossa cidade! 13777, é o número da cultura!

  3. L. Silva indignada Says:

    Hoje decidi meu voto pra vereador. Estava em dúvida (muita dúvida). Tenho diversos conhecidos candidatos, mas nenhum deles com propostas tão densas e porque não ousadas como a do Romulo. Conquistaste meu voto cara e se tu ganhar vou estar de olho na sua atuação. Mesma coisa pro Nikolas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: