Vão acabar com a Vila da Fábrica de Cimento

não bastasse a possível derrubada do prédio histórico do Herbário Barbosa, não bastasse o abandono do prédio histórico da fiscalização do Porto, no fim de semana li matérias indicando que um dos últimos lugares onde se pode ver o rio Itajaí-Açu dentro da zona urbana de Itajaí, parece que vai virar mais uma parte de uma empresa.
vila 3só não entendi como. sei que a empresa provavelmente está comprando todas as casas da região, e sei também que o governo passado (PT) teria entrado com o pedido de tombamento da praça (e do entorno?) da área conhecida como Vila da Fábrica de Cimento.
mas, a prefeitura vai vender aquelas ruas todas, a praça? Itajaí vai perder mesmo uma das últimas áreas em que o povo poderia ver o seu próprio rio?
como tem-se falado muito aqui, estamos cada vez mais virando as costas pro rio, rio este que criou a cidade.
deixa ver, agora, descontando no Centro da cidade, onde tem-se um pedaço da Avenida República Argentina (aliás, outro pedaço foi literalmente comido pelo Porto semanas atrás e ninguém — além deste blogueiro que vos escreve — falou nada sobre), a Av. Ministro Victor Konder (Beira-Rio), que também em breve terá a visão cortada pela metade por uma marina,  um outro pedaço da avenida Reinaldo Schmithausen (outra parte foi comida por uma empresa do qual o prefeito tem participação, numa venda pra lá de estranha), ou seja, o itajaiense ou o turista que quiser ver o rio Itajaí-Açu, tem de procurar e muito bem procurado. será que teremos dois quilômetros de visão do nosso rio — que, pelo jeito, foi todo arrendado pros empresários?
sei lá. só sei que daqui a pouco quem chegar de fora nem vai saber onde fica o tal rio Itajaí-Açu.

abaixo, mais fotos da provável futura ex-Vila da Fábrica de Cimento, que fica na Murta (já dá até pra ver as obras de ampliação da tal Teporti, que deve acabar com a toda a região).

vila 1

Aqui, na esquina da praça (e beira do rio), já aparecem as obras, provavelmente de ampliação da empresa)

Aqui, na esquina da praça (e beira do rio), já aparecem as obras, provavelmente de ampliação da empresa)

Anúncios

5 Respostas to “Vão acabar com a Vila da Fábrica de Cimento”

  1. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    E o falei,Mafra, que veremos em pouco tempo, o passado de Itajaí, apenas em velhas e amareladas fotografias ou em vídeos do Beto Bochinno! Só estou esperando a demolição da Fábrica de Papel, na Barra do Rio, aí eu acendo velas pelas almas penadas dessa tão desprezada cidade, que com certeza irão vagar sem rumo. Quem sabe não encontram sossego nas dependências da PMI?!

  2. Antônio Carlos Costa Says:

    Ninguém mais do que eu, tentei lutar por esta vila no governo do Volnei. Tanto que com o apoio do próprio governo, revitalizamos toda aquela área. Inclusive, fui ameaçado de morte por dois moradores, quando levei a idéia de fazer uma rampa para descer lanchas e jet sky ali atrás do saudoso hotel. O Júlio D’avila e seu filho Fernando, já tinham intenção de comprar aquilo tudo ali e incitando algumas pessoas a correr conosco. lamentável, não tenho vontade nem de passar mais por este lugar, que foi não só meu, mas o jardim de infância de muitas pessoas que sempre moraram na Murta.

  3. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    “Um aviso: quem quizer ver o Itajaí que vá pra Navegantes ou Blumenau, pô! Aqui não!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: