A taxa do lixo voltou! E o povo tá reclamando!

claro que a reclamação procede! tem gente pagando no valor da taxa do lixo quase o mesmo que o IPTU, que, neste belo ano de 2013 vem com aumentos de até 1000% pra população. porém, como os carnês do IPTU estão só começando a ser entregues, e a taxa do lixo já chegou presenteando o itajaiense neste começo do ano, é o que tá na pauta da mídia local (e nas redes sociais). porém, como comentei hoje numa postagem no Facebook, reclamar agora? quando a oposição não cansou em avisar, a mídia alternativa (blogues, redes sociais etc.) também tentou, a própria propaganda política no ano passado também batia na tecla de que este governo era da direitona mais reacionária do Brasil e que o povo estaria em último lugar???
em algumas casas na cidade, teremos a taxa de lixo com cerca de R$ 700!!!!! Alguém explica por que tão cara? A minha veio 103 reais. na TV, algumas reclamações dão conta da taxa numa casa de 50m² a 200 reais!!!

A volta da taxa do lixo é praticamente por incompetência do governo em não, pelo menos, tentar fazer o povo reciclar o lixo

A volta da taxa do lixo é praticamente por incompetência do governo em não, pelo menos, tentar fazer o povo reciclar o lixo

até agora não houveram maiores explicações, mas, a mídia itajaiense, segundo a coluna do JC de hoje e o que escutei de um comentarista na TV, só podemos saber que a culpa NÃO É DO PREFEITO!
NUNCA! NEVER!
o comentarista até pediu uma… ehehhehe… sindicância pra descobrir quem errou nos cálculos ou coisa parecida, mas, “prefeito, o senhor tem de achar o culpado”.
aliás, ontem, o mesmo comentarista disse que a culpa da taxa do lixo ter voltado (não do valor dela) era do prefeito, pois, nos quatro anos em que esteve no poder, não fez uma campanha sobre o assunto, não insistiu para que o itajaiense mudasse sua cultura, e deixou dar no que deu, TUDO POR CONTA DE A TAXA DO LIXO TER SIDO RETIRADA PELO PREFEITO ANTERIOR — e essa, se não me engano, foi a primeira ação do então prefeito Volnei Morastoni (PT) em 2004.
só que o santificado atual prefeito reeleito não teve coragem pra acabar com a taxa logo que voltou ao poder em 2009, pois sabia que isso atrapalharia sua reeleição, portanto, engabelou o povão e deixou a coisa decair até que o MP fizesse uma RECOMENDAÇÃO para que a taxa do lixo voltasse.

e aí está ela. e o povo terá de arcar com estas despesas, assim como vai ter de engolir um belo dum aumento no transporte coletivo em breve (R$ 3,20), como vai ter de engolir um belo aumento no IPTU e, agora, mais esta taxa do lixo, que voltou, de acordo com o governo, “por culpa do povo”, que não cumpria o acordo — que era não pagar a taxa do lixo e fazer a reciclagem do mesmo.
concordo, a culpa é do povo.
mas por ter votado num prefeito que deu uma banana pra essa importante ação apenas por raivinha.

Anúncios

5 Respostas to “A taxa do lixo voltou! E o povo tá reclamando!”

  1. clendio Says:

    Gostaria que ao menos o santificado prefeito nos esclarecesse os critérios de cobrança e quanto a empresa vai arrecadar mensalmente! Pois fazer contratos envolveldo terceiros é fácil. Alguém falou comigo, tipo se eu concordava ou até mesmo se eu poderia pagar????

  2. Samia Says:

    Um absurdo. Confesso que votei no seu Jandir, mas se fosse hoje, já não votaria. Estou revoltada com este governo. Pessoas de outras cidades, que nem são eleitores aqui, assumindo cargos no governo, tirando a oportunidade dos locais, como por exemplo, pessoas de Navegantes , BC, Camboriú (nada contra os vizinhos), assumindo diretorias de escolas, cargos importantes na secretaria. Faça-me o favor.

  3. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Até as camisetas do Bloco Anarco-Carnavalesco Filhos de Maria do Cais estão mais baratas! Só estão custando apenas 25 reais! Ô seu prefeito, menos!

  4. fernando freitas Says:

    amigo Romulo!!! esse cara que esta como chefe de gabinete do Jandir, é aquele mesmo que trairou o Volnei? é só o que falatava mesmo. Será?

  5. Daniel Bettú Says:

    Rômulo. Acompanhe meus cálculos. Até o ano passado a taxa de lixo era paga com a arrecadação do IPTU. Certo? Então espera-se que o valor pago pela taxa de lixo no ano passado, por casa, tenha sido menor que o IPTU. Não só menor, mas suficientemente menor para que a prefeitura pudesse manter os demais serviços custeados pelo IPTU.
    Agora, com o retorno da taxa de lixo, independente da forma da reativação da taxa, foi adotada uma fórmula de cálculo para a taxa de lixo que deixou o valor dessa taxa muito próxima do IPTU (algumas vezes até maior). O que aconteceu.

    Algumas questões que a imprensa não publica, e que talvez você tenha condições de cobrá-los:

    A empresa que faz a coleta trabalhava com prejuízo nos anos anteriores?
    Se não, a prefeitura usava quase todo o valor do IPTU para custear a coleta de lixo?
    Qual o valor total previsto para ser arrecadado pela empresa neste ano?
    Cadê a planilha de cálculo deste serviço?

    O que acho mais estranho é que vejo todos reclamando, na rua, no trabalho, do valor da taxa, mas na internet e no Diarinho não se toca nestes pontos importantes.
    Na internet mesmo, apenas no teu blog vi uma discussão mais direcionada à exorbitância do valor cobrado.
    Peço que mantenha contato comigo via e-mail.
    Sou professor da Udesc em Balneário Camboriu e pretendo, junto com um colega de departamento, tentar articular uma forma de cobrar satisfações da prefeitura quanto à forma de cálculo desta taxa.
    Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: