Maricá!

há alguns anos tenho uma curiosidade enorme sobre uma espécie de árvore que floresce nesta época do ano (entre dezembro e fevereiro) e deixa a cidade (e toda a região) muito mais bonita! se não me engano, fiz uma foto uns dois anos atrás ali na rodovia Antônio Heil, que, se não me engano, tem muitas desta espécie (principalmente ali na conhecida “reta dos padres”).
mas, então, durante este tempo todo quis saber que árvore era esta, e algumas pessoas diziam que era “pé de Silva”, ou, simplesmente Silva. procurei por este nome na internet, mas não consegui chegar a um veredicto sobre ela.
até que hoje, finalmente, o tio da minha esposa deu a senha, com algumas dicas minha: era Maricá.
logo depois liguei o computador e fiz a busca e encontrei a tal. era ela mesma! Mimosa bimucronata, pelo seu nome científico.
porém, também é conhecida, aqui em Santa Catarina, como Silva (além de outros nomes).
esta espécie é muito boa pra recuperação de áreas degradadas, principalmente ribeirinhas (na beira do ribeirão da Murta tem bastante, assim como próximas ao Itajaí-Mirim também), e sua madeira tem muita caloria, servindo para lenha. a Maricá (ou Silva) floresce, aqui no nosso estado, entre janeiro e março.
de acordo com a medicina popular, os brotos de Maricá são eficazes no tratamento de asma, bronquite e febre; suas folhas também são emolientes.

Foto de Mauro Guanandi

Foto de Mauro Guanandi

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: