“A demonização de Chávez”

por EDUARDO GALEANO (escrito em janeiro deste ano):

Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou 2 milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, mesmo vivendo em um país detentor da riqueza natural mais importante do mundo, o petróleo. Eu morei nesse país alguns anos e conheci muito bem o que ele era. O chamavam de “Venezuela Saudita” por causa do petróleo. Havia 2 milhões de crianças que não podiam ir à escola porque não tinham documentos…

chavezEntão, chegou um governo, esse governo diabólico, demoníaco, que faz coisas elementares, como dizer: “As crianças devem ser aceitas nas escolas com ou sem documentos”. Aí, caiu o mundo: isso é a prova de que Chávez é um malvado malvadíssimo.

Já que ele detém essa riqueza, e com a subida do preço do petróleo graças à guerra do Iraque, ele quer usá-la para a solidariedade. Quer ajudar os países sul-americanos, e especialmente Cuba. Cuba envia médicos, ele paga com petróleo. Mas esses médicos também foram fonte de escândalo.

Dizem que os médicos venezuelanos estavam furiosos com a presença desses intrusos trabalhando nos bairros mais pobres. Na época que eu morava lá como correspondente da Prensa Latina, nunca vi um médico. Agora sim há médicos. A presença dos médicos cubanos é outra evidência de que Chávez está na Terra só de visita, porque ele pertence ao inferno.

Então, quando for ler uma notícia, você deve traduzir tudo.O demonismo tem essa origem, para justificar a diabólica máquina da morte.

abaixo, documentário sobre a tentativa de golpe na Venezuela, em 2002.

Documentário de Kim Bartley e Donnacha O’Briainsobre sobre o golpe ocorrido na Venezuela em abril de 2002. O golpe foi consumado, pois não houve resistência de Chaves que foi preso. Mas as manifestações e o apoio de militares fiéis ao país enfraqueceram os golpistas, e Chaves retornou ao governo. Participação clara da mídia privada, empresários e militares oposicionistas no golpe, além de declarações do governo americano de apoio ao golpe na Venezuela.

Anúncios

7 Respostas to ““A demonização de Chávez””

  1. Grampola Says:

    Somente vermes atacam os mortos

  2. Grampola Says:

    Sei não, mas acho que os EUAS deram um tiro no próprio pé, transformaram um presidente em um mito. Conseguiram unir toda a nação venezuelana contra o projeto imperialista deles.

  3. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    La lucha continua, compañeros!

  4. Diego Says:

    Eu vejo um “ditador’, que rasgou a constituição do país para se perpetualizar no poder, ficando ano + ano + ano + ano. Ainda, controlando os meios de comunicação para “mostrar” somente coisas lindas e democráticas, porém, escondendo a censura, intimidação aos seus opositores. Ahhhh Ele sofreu boicote etc e tal… Bem, foi a imprensa “estatal” que falou, o a “globo” boca aberta deles? Bem, foi tarde!

    • Rômulo Mafra Says:

      Diego, 95% da mídia venezuelana é PRIVADA!!!! Censurando quem?, se o próprio e último derrotado, Capriles, aceitou democraticamente a derrota que levou nas urnas, observadores internacionais continuam aprovando a eleição venezuelana (e é uma das melhores do mundo, até) e, Chávez, até agora, foi o político mais eleito (DEMOCRATICAMENTE) do mundo. Rasgou a constituição? Oras, ele mudou a mesma, DEMOCRATICAMENTE, diferentemente do nosso ex-príncipe FHC, que teve de comprar os votos do congresso pra conseguir mudar a constituição (e nem por isso, o considero ditador), então, quem é o ditador aqui?

      • Diego Says:

        Detesto o F.H.C. outro que gostou de rasgar a constituição do Brasil. É questão de opinião. Já ouvi Bolivianos, falarem que ele é ditador sim, que intimida sim! Agora, ouça os dois lados e escolha um deles.

        • Rômulo Mafra Says:

          Quisestes dizer “venezuelanos”, né? Mas é claro que, os que o odeiam (e muitos não votaram nele) o têm como ditador, ainda mais com a forte oposição que sofrem, e apoio total do Tio Sam. Assim como o Lula/Dilma/PT também é visto exatamente assim (“são uns demônios, comunistas, bandidos, quadrilheiros etc. etc.) pelos muitos que não votaram e não votam nele.

          Agora, não podes ir contra os dados, né? Eles estão aí, basta conferir. E chamar alguém de ditador, que ganha eleições seguidamente, referendos seguidamente, sem censura, sem comprar as mesmas emissoras e imprensa (como é de praxe no resto do mundo), aí não dá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: