Ponte entre Itajaí e Navegantes é possível!

e pode estar pronta em UM ANO! basta os nossos prefeitos das duas cidade se mexerem

ponte projeto itajai navegantese não é que as iniciativas estão vindo não do poder público municipal (das duas cidades) e sim de iniciativas populares e particulares? pois é assim mesmo que o povo tem de agir, quando duas prefeituras conseguem não fazer o mínimo para que alguma aconteça e Itajaí/Navegantes saiam do marasmo de quase uma centena de anos de uma travessia obsoleta e cara demais para o povo!

no jornal do meio-dia da Ric Record há alguns dias, um senhor apresentou um projeto de uma ponte muito viável e, ao que parece, de custo baixo, já que ela seria quase rente ao nível do rio (um dos grandes problemas de se fazer uma ponte entre os centros das duas cidade é as suas cabeceiras) e que a sua parte móvel, por onde passariam os navios e barcos, seria uma espécie de barcaça, como o ferry-boat que hoje ainda faz a ligação — cara e lenta — entre Itajaí e Navegantes.
o único problema neste projeto, ao meu ver, seria a pouco altura da ponte, que faria com que ela ficasse muito tempo parada para o grande número de barcos de pescas que passam pelo local. talvez eu esteja errado e esse número não seja tão grande. mas penso que a ponte teria de ter, no mínimo, uma altura que possibilitasse a passagem pelo menos dos barcos de pesca, ficando a parte móvel apenas para os navios cargueiros. e isso, talvez, inviabilize este projeto, mas, deixo para os mais entendidos no assunto.

já este novo projeto apresentado na semana passada no mesmo jornalístico, parece-me mais viável, ainda mais pelo tempo estimado da obra, de apenas um ano!! só esse fator, já deixa o itajaiense e o navegantino com água na boca, não?
neste projeto apresentado por último, a passagem talvez fosse “pedagiada” (apesar que, segundo os empresários, dizem que o pedágio ficaram em apenas um real, e somente para carros/caminhões; motos, ciclistas e pedestres estaria isentos). esqueci de dizer também que esta ponte não teria vigas! sim, ela usaria o mesmo sistema da Petrobras para as suas plataformas marítimas, com boias que usam uma espécie de motor. ou seja, o impacto ambiental dela ainda seria quase zero!!
tenho absoluta certeza que as duas cidades podem se mexer no sentido de lançarem um edital de licitação para algo que já passou da hora há muito tempo!

como dizem na matéria, só falta vontade política para isso acontecer.

mas, enquanto elegermos políticos que não estão nem aí pro assunto, que preferem investir milhões e milhões em marinas ou festas de barcos da/pra elite, como se isso fosse melhorar a vida do povo, vamos continuar esperando muito tempo nas filas de carros e/ou pagando muito pruma travessia de apenas 300 metros entre duas cidades que têm o complexo portuário mais movimentado do Brasil e que preferem fechar os olhos para melhorias efetivas para o povo das duas cidades.
aliás, será que o prefeito de Itajaí já desistiu da ideia (que ficou só na ideia) de que o melhor seria um túnel entre as duas cidades?

aqui, link pra matéria da Ric Record sobre esta segunda ponte.

Anúncios

Tags: , , , ,

10 Respostas to “Ponte entre Itajaí e Navegantes é possível!”

  1. Ana Carvalho Says:

    Coisa de primeiro mundo.

  2. André Costa Says:

    O projeto de uma ponte é muito mais complexo do que se imagina, e tanto a solução apresentada por aquele senhor como esta não são interessantes do ponto de vista técnico/financeiro.

    A grande problemática, é a altura que a ponte precisará ter e o custo que envolve atingir essa altura. A opção de uma ponte móvel pode ser descartada pois envolve um custo maior tanto para implantação quanto para operação que inclusive ficaria comprometida com uma provável expansão do complexo portuário das duas cidades.

    Conheço 2 amigos da Engenharia Civil da Univali que estão fazendo um Trabalho de Iniciação Científica analizando a viabilidade dessa travessia, acredito que em breve eles já terão terminado e assim que eu obter melhores informações eu posto aqui a respeito com mais detalhes.

    • Rômulo Mafra Says:

      André, segundo os empresários que fizeram o projeto, é 80 milhões pra construir. E o pedágio ficaria em um real.
      Mesmo com a expansão, a ponte parando 5, 6, 7 vezes por dia, ainda assim creio que estaríamos no lucro (financeira e de tempo perdido).

      • André Costa Says:

        Muito provavelmente o custo da ponte sairia mais que isso, na melhor das hipóteses o custo isolado da construção da ponte chegaria nesse valor, e eu não ficaria surpreso se os custos complementares fizessem o total passar dos R$100 milhões.

        Um segundo grande problema, é a localização da ponte que é na área central de ambas as cidades o que vai envolver um grande custo tanto em desapropriações, como para sinalizações e reparações. Como já dito, é muito mais complexo do que se imagina, esse tipo de Obra no país leva décadas pra sair do Papel e é muito possível que a gente só consiga ver uma ponte feita em 2020~~2030 (isso se for construída).

        Existem projetos de infraestrutura que expiram a validade (que é de 20~~30 anos) e nunca são executados, infelizmente acredito que a Ponte Itajaí-Navegantes está fadada ao mesmo destino de centenas de projetos que são feitos no País e que demoram MUITO pra sair do papel, quando saem.

        • Rômulo Mafra Says:

          Não subiria não, pois para a execução desta obra, a empresa em questão já tem o dinheiro pra mesma.
          Ela não teria dinheiro público. Os municípios só entrariam com os locais devidos para as cabeceiras.
          André, como ela não é alta, não envolve tanto custos de desapropriações como parece.
          Conversei com um dos empresários e ele garante que em 12 meses, a ponte estaria pronta. Sem dinheiro público.

          Pra mim, o que não dá mais pra conviver, é com um sistema arcaico de transporte que há pelo menos dez anos já não comporta pelo tamanho e o que representam as duas cidades.

  3. JULIO Says:

    NAO VAO FAZER A 25 ANOS ESCUTO ISSO . E O DONO DO FERRY BOAT JA TA RICO

  4. Ederson Marangoni Says:

    A ponte nunca vai ser feita, ferry-boat rende muita grana. E outra melhor solução seria um túnel subterrâneo. O problema que eu vejo é aonde executar… mais é aquela, quando se quer tudo se da um jeito… Pra que mexer na galinha de ovos de ouro.

    Obs: Aproveita que não colocaram pedágio na ponte da br101 ainda… rs

    • Rômulo Mafra Says:

      Mas como resolver o problemas das enchentes num túnel? Somente no Cordeiros não enche na beira do rio, porém, do outro lado, na mesma área, enche em Navegantes, se não estou enganado.

    • Thiago Sodré Krieger Says:

      Boa colocação Ederson, de fato cabe a população lutar pelos seus interesses já que não se pode esperar nada desses políticos corrompidos. Deixo abaixo o link de uma petição abaixo assinado para construção a fim de mobilizar mais pessoas para esta importante obra latente ao desenvolvimento de nossa região.
      http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR68504

  5. Thiago Sodré Krieger Says:

    Olha, poderia custar 500 milhões até, isso não é desculpa pois o dinheiro é do povo e não deveria servir como desculpa. O crescimento tanto de Itajaí quanto de Navegantes não comporta essa situação do ferry boato por mais 10 anos, Será obrigatório ter essa ponte ou túnel ou senão estaremos pegando a fila do ferry boat lá no ginásio ivo silveira na fazendinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: