Estão pedindo que presidenta do sindicato se afaste das negociações com prefeitura

imprensa itajaidepois de ler e me surpreender com a coluna de hoje do JC, que beira ao extremismo na defesa do governo Jandir (apesar de dizer que “longe dele defender os governistas”), além do comentário de um jornalista ontem num televisivo, fiquei quase (eu disse quase) sem palavras!

o colunista do Diarinho, JC, começa atacando veementemente os vereadores governistas, por terem votado contra o governo Jandir. diz que “não fizeram se respeitar. Feriram a soberania“, de acordo com as suas palavras.
o que se pode comentar? de acordo com este pensamento, os vereadores seriam, eleitos pelo povo, obrigados a votar com quaisquer matérias que o Executivo mandasse praquela casa. o que é, claro, uma visão totalmente distorcida do que é um legislativo.
por isso insisto, esta visão não me parece nem pouco a visão do colunista, e sim, a visão dos emputecidos governistas, que não gostaram nem um pouco de serem rechaçados pela primeira vez nesta nova gestão.

depois de atacar os vereadores governistas, ataca a presidenta do sindicato, tentando desmoralizá-la completamente perante os trabalhadores ao qual ela representa. “O problema passou a ser agora “interna corporis” da presidente que terá que explicar aos barnabés a sinalização de que a negociação partiu de 10% e não 16,38%. Depois desse episódio ficou complicado pra ela continuar à frente das negociações” disse ele.
oras, sabendo-se que amanhã, sexta-feira, teremos uma nova assembleia do sindicato com os servidores municipais, isso parece servir completamente para uma desestabilização da categoria com o seu sindicato.
veremos se surtirá o efeito desejado.
o colunista ainda tentou corroborar o que foi desmentido na sessão de terça, quando o líder do governo mandou colocar um vídeo para “provar” que a Elianinha teria dito que aceitaria 10%, aliás, foi a última coisa que o líder do governo fez antes da votação, pois ficou claro pra todos que estavam que era mais uma armação governista no desespero de tentarem jogar a culpa pra presidenta do sindicato.
no vídeo, Elianinha diz claramente que não aceitaria nada menos que 10%, o que é bem diferente de aceitar até 10%. porém, o colunista do Diarinho tenta novamente enfiar essa mentira goela abaixo: “(…) a presidente do sindicato dos barnabés não pediu 16,38% mas falou na tribuna que se recebessem 10% já ficariam felizes“.
o que é mentira, como ficou provado com o vídeo que tentava (mais uma vez naquela noite) desmoralizar o sindicato perante os servidores.

terceiro, de onde o JC tirou a ideia de que os “barnabés sempre tiveram uma boa relação com Jandir”???? o último aumento acima de 10% na prefeitura, nos últimos NOVE ANOS, foi no primeiro ano do governo de Volnei Morastoni (PT), que deu 12,49% em 2005!!
isso sem contar que Jandir prometeu desde a sua primeira campanha lá nos anos 1990 fazer o Plano de Cargos e Salários dos servidores.
sabem quem foi que prometeu e fez? isso mesmo, foi o governo do PT, que só teve quatro anos no governo mas cumpriu a promessa.

pra terminar, JC diz (novamente, como disse em sua coluna lá no começo das negociações dias atrás) que não tem como o governo dar o aumento além dos 7%, isso que já temos dados que demonstram que o governo estaria até mais de 5% abaixo do tal limite onde pode colocar a folha de pagamento da prefeitura!!!
ou seja, qual é a desculpa pro prefeito bater o pé desse jeito? por que não quer de jeito algum, como não quis nos últimos quatro anos, oferecer um aumento decente pros servidores?

já sobre o televisivo, ontem, o apresentador de um jornalístico fazia este mesmo papel que o JC cumpre hoje na sua coluna, perguntando (de forma irônica) se os servidores receberem seus aumentos, melhorariam os atendimentos etc. etc. etc., ou seja, fazendo o mesmo jogo do governo, agora jogando a culpa pros servidores!!
oras, a precarização do serviço público municipal é claríssima pra quem está dentro, e os governistas também fazem vistas grossas a isso. segue abaixo, um artigo da funcionária pública Lélica Lacerda, falando sobre a precarização do serviço público municipal em Itajaí:

Itajaienses!!! A Precarização do meu trabalho (enquanto servidora pública) é a precarização do seu direito!!!

Somos nós servidores públicos que pelas nossas mãos materializamos o seu direito a educação, saúde, assistência social, segurança pública, etc. Quando precarizam nossas condições de trabalho achatando nossos salários não repondo o índice inflacionário; reduzindo as equipes para menos do que o necessário; não dispondo de meios de trabalho (carro pra visita, livros didaticos, laboratórios, etc); tudo isso impacta negativamente nos direitos da população. E aí você cidadão que já ganha pouco se vê obrigado a pagar escola particular porque a pública está ruim; pagar plano de saúde porque a fila do SUS demora 2 meses…

Vamos todos (servidores e população) dizer não a esta situação!

É hora de tirarmos o INDICATIVO DE GREVE! Defendendo nossa luta por salários e condições de trabalho!

Os índices de (in)segurança pública denotam que precisamos de políticas públicas que garantam direitos e tire gente da criminalidade! Somos da terra dos ônibus queimados pelo crime organizado! E não é bala de revólver que vai dar conta disso! Precisamos de saúde, educação, assistência social, habitação, enfim, Precisamos que as políticas públicas funcionem de verdade!

sexta-feira às 18 horas na sede do sindicato teremos assembleia.

Convido a todos os cidadãos itajaienses a comparecerem, pois esta não é uma questão apenas dos servidores!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: