Vereadores votam na surdina aumento de apenas 7% pros servidores municipais!

aumento 7 por centoeu sei que às vezes escrevo muito aqui. mas tentarei ser sucinto  porém, também sei que o que escrevo aqui tem o seu valor histórico, e por isso sempre tento descrever o máximo possível dos acontecimentos políticos-sociais da nossa Itajaí. e não tem como ser muito diferente desta noite histórica (negativamente) para a política local.

como apenas 48 horas depois de os vereadores votaram contra o pedido de urgência na votação que dava apenas 7% de aumento aos servidores públicos municipais, de repente, HOJE, do nada, o pedido entra novamente na pauta da Câmara??????
esse como é uma pergunta que provavelmente não será respondida tão cedo. só para os que tiverem um pouquinho de imaginação, mas, voltemos aos fatos.

eu soube, no começo da tarde, que havia uma possibilidade de que fosse à votação nesta noite. apesar disso, não acreditei de pronto. mas, fiquei aguardando novas notícias, que, ali pelas 16h, se confirmaram. logo passei para meu amigo Gerd Klotz, que soltou uma arte na fanpage do blogue perto desse horário, avisando aos que estavam conectados no Facebook e fazendo com que estes mesmos pudessem avisar aos seus.com isso, é claro, os vereadores parece que conseguiram seu intento.
não de todo, pois as mais de cinquenta pessoas que foram lá, conseguiram, ainda que não da forma desejada, mostrar sua insatisfação para com esta vexaminosa votação, que acabou acontecendo. votaram, primeiramente, pelo pedido de urgência para que a matéria fosse votada nesta noite de quinta. sete vereadores foram contra: Thiago Morastoni e Giovani Felix (PT), Anna Carolina (PRB), José Acácio da Rocha (PSDB), Clayton Batschauer (PR), Carlos Ely (PPS) e Rafael Dezideiro (PRP).
obviamente, os três votos governistas foram de certo modo surpreendentes, ainda que, na hora de votar o projeto do aumento, Clayton Batschauer votou com o governo, porém, o Ely e Rafael mantiveram suas posições de votar a favor do sindicato, a favor do que tinham decidido dois dias antes, a favor do que os servidores tinham decidido.

depois disso, novamente com o uso da palavra, os vereadores da oposição defenderam que deveria ser seguido o que fora decidido 48 horas antes pela maioria dos vereadores, de que deveria ser dado mais tempo pras negociações, que foram sim difíceis pelas várias ausências do prefeito a partir do mês de abril, trancando a discussão, apesar de tentarem, novamente, jogar a culpa toda no sindicato.

porém, já se sabia que era pauta vencida, pois, do contrário, a matéria não voltaria tão rapidamente e tão surpreendentemente pra Câmara de Vereadores, e, pior, SEM ACEITAR O QUE FORA DECIDIDO NA ASSEMBLEIA DOS SERVIDORES, e sem aceitar o que fora decidido por eles próprios na sessão de terça-feira: de que teria de ter mais tempo pra negociação, já que os servidores não aprovaram a proposta do prefeito de 7%.

mas, isto é Itajaí. esta é uma triste constatação de como funciona a política local, neste visível cabresto com que o Executivo vem tratando o Legislativo, e, claro, quem sofre é sempre o mais fraco.

Anúncios

4 Respostas to “Vereadores votam na surdina aumento de apenas 7% pros servidores municipais!”

  1. Plinio Silveira Says:

    A covardia pode ter várias faces. A mais conhecida é a da facada pelas costas. Esta, é capaz de indignar qualquer ser humano. Mas existem outras: a covardia daqueles que desviam o dinheiro da merenda escolar; a do pai, ou mãe, que esmurra violentamente uma criança indefesa; a covardia do comerciante que aumenta abusivamente o preço da água de beber, em tempos de enchentes. E por aí vai… Existe, porém, um tipo de covardia mais sutil, porém tão devastadora quanto as demais. É a covardia política. É a covardia daqueles que dizem representar os interesses da coletividade e que mancomunados com interesses muitas vezes inconfessáveis, transformam seus mandatos em instrumentos a serviço de poucos. Escondem-se atrás de uma suposta doutrina partidária para praticar os atos mais pérfidos e, protegidos pela manto da impunidade política que a fraca memória dos eleitores lhes oferece, apunhalam aqueles mesmos cujos interesses juraram defender. Os servidores públicos de Itajaí, acossados por uma evidente defasagem salarial, precisaram “fazer das tripas coração” para serem ouvidos pelos vereadores e buscar seu apoio num pleito mais do que justo: a mera reposição de perdas salariais. Algo tão legítimo quanto as reposições salariais que os próprios parlamentares periodicamente também advogam para sí. E o que receberam os servidores? A mais covarde e pusilânime das atitudes políticas: a apreciação e votação sôfrega de um projeto veementemente contestado pelos servidores sem que a estes fosse dada qualquer chance para um debate político mais amplo. Com uma urgência injustificável, a maioria dos vereadores fugiu do debate político e votou a favor do projeto do executivo, numa atitude sorrateira e vergonhosa, demonstrando, mais uma vez, o despreparo para a função que deveriam desempenhar. Lamentável.

  2. Diego Says:

    Rômulo, com exceções (de quem votou contra), cada povo tem o governo que merece!! No caso, queria ouvir o que tem pra dizer os funcionários que abanavam bandeiras, criticavam, até “morriam” pelo JB, que xingavam os opositores, agora. Como disse, com exceções, cada um tem o governo que merece!!

  3. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Nada como um dias atrás do outro numa suruba dos infernos! (esta foi em homenagem a trois a Feliciano!)
    Não sei por que eu pensei numa pérola dos anos 70 que o rei do futebol, Edson “Pelé Arantes do Nascimento, falou aos quatro ventos naquela época: ” O brasileiro não sabe votar!” Fiquei com uma dor de cabeça danada depois de saber da votação na calada da noite “peixeira”, pelos vereadores eleitos pelos itajaienses. Inda bem que votei em tu, nego!

  4. Fernando de Simas Says:

    Pq riscaram o nome do …? rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: