O teatro de Joaquim Barbosa irá até onde???

artigo de Barbara Gancia no Estadão:

joaquim mascarado

Só teatro

Parece que Joaquim Barbosa anda irrequieto. Alega que um carro preto cheio de ho­mens deu para rondar sua casa. Hmmmm. Na minha modestíssima opinião, podem ser asseclas do Pinguim ou, quem sabe, do Coringa. Mas eu não descartaria algum estratagema terrível da Mulher Gato –nunca se sabe, daquela felina pode-se esperar qualquer coisa.

Quinzão não anda vendo espectros gratuitamente. Teme a hipótese de que o plenário do STF decida em favor de recursos que favoreçam os réus do mensalão que tiveram quatro votos a favor.

Joaquim Barbosa, super-herói da nação, salvador da pátria varonil, azul e anil, não admite hipótese que assegure os direitos dos 37 réus que ele reuniu em um só corpo e julgou simultaneamente. Batman quer jogar todos na cadeia já. Caso contrário estaríamos incorrendo em privilégio de poucos, estaríamos entrando no terreno da “impunidade”.

Mas, vem cá: foram quatro os juízes que levantaram dúvidas razoáveis acerca da culpabilidade dos réus, não foram? E, que se saiba, há mais de 800 anos a possibilidade de recurso vem sendo assegurada por lei, certo? Não será a entrada desenhada de luva de Barbosa em campo na disputadíssima contenda do Fla-Flu que irá satisfazer a sede de punibilidade a qualquer custo por parte da torcida, não?

Em 20 ou 30 anos, quando o contexto político for outro; a composição do STF for outra e, quem sabe, a temperatura for mais baixa nas áreas da banca em que ficam empilhadas as revistas semanais, as pessoas quem sabe se darão conta de que o acórdão, a sentença final do mensalão, é um documento sem pé nem cabeça, sem sustentação alguma, sem lógica interna, e que não foi a “impunidade” que o fez naufragar, mas sua falta de coerência.

QUEM SABE.

Desde o dia 1º venho martelando que a peça é capenga. Não, não entendo xongas de direito. Eu mais os milhões de fãs de Barbosa que ficaram meses com o nariz grudado na TV vendo o juiz em ação –sem revide da defesa, diga-se. Mas muito especialista que examinou a papelada reconhece que existe ali mais populismo jurídico do que competência de fato –foram 37 réus julgados de uma vez só por crimes diversos, onde já se viu uma coisa dessas?

Ora, ora, por que será que vários ministros retiraram suas considerações da versão final da sentença, não é mesmo, juiz Fux? O caro leitor já tentou ler o documento? Também não li. Mas quem teve de se debruçar sobre a obra atesta que ela não diz lé com cré.

Em sua sentença, um juiz precisa deixar claro para a sociedade os motivos que o levaram a chegar às suas conclusões. No processo do mensalão, Joaquim Barbosa fabricou um teatrinho que criou na sociedade brasileira uma série de falsas expectativas. Havia ali o papel do bandido, do mocinho, tinha a pecha de “maior julgamento da história” e havia até a certeza indiscutível de que viríamos um final feliz.

Agora, quem criou todas essas esperanças, quem usou de fígado em vez de ciência, quem deu um chute no traseiro da oportunidade histórica e será o responsável pela frustração de um país inteiro, além de reforçar uma perigosa polarização entre correntes de esquerda e direita, é o mesmo homem capaz de se dizer tão desencantado com o sistema a ponto de abandonar a toga e se candidatar a presidente. Duvida? Bem, depois não diga que não foi avisado…

Anúncios

10 Respostas to “O teatro de Joaquim Barbosa irá até onde???”

  1. Afrfsc Says:

    Olá Romulo,
    Sempre acompanhei seu blog e gosto de seus posts.
    Porém, agora começo a ver o FANATISMO entrar em cena.
    Tome cuidado, você é bom, só não seja manipulado por essas correntes.

    • Rômulo Mafra Says:

      Todas as historias tem seus lados. Nao ha pq esconder e somente mostrar o lado que todos querem ver, mesmo pq, a unanimidade, nem sempre esta correta.

      • Afrfsc Says:

        Sim! Mas ao publicar este texto parece que você concorda com o que foi dito.
        Como alguém (ela) pode escrever sobre algo que não entende?
        Olha o que ela diz: “Desde o dia 1º venho martelando que a peça é capenga. Não, não entendo xongas de direito.”

        Isso me parece um texto para defender o PT a qualquer custo.
        PT está sendo um Ótimo governo sem dúvida.
        Mas todos erram!
        O fato é que o Mensalão existiu. Mas não tira o mérito do PT ter feito um ótimo governo. Não há necessidade de negar isso o Mensalão.

        Abraços!

        • Rômulo Mafra Says:

          E realmente concordo com ela. Acho que há muitos, muitos problemas neste julgamento todo, e, como ela, também não tenho estudo em Direito, mas, já li vários advogados e peritos em Justiça que concordam que o julgamento foi estritamente político.

          • Afrfsc Says:

            Respeito sua opinião.
            Mas, PARA MIM, esses Advogados e “Peritos em Justiça” sem dúvida foram parciais.
            Fale com alguém de sua confiança que estude direito ( que realmente estude, de preferencia um concursado ou concurseiro), alguém imparcial!

            Abraços!

          • Rômulo Mafra Says:

            Mas se dizes que peritos e advogados são parciais (por discordarem do julgamento), como vou saber se alguém não é? Se ele concordar contigo?
            E por que o Joaquim Barbosa não pode ser imparcial? Se até hoje não conseguiram as PROVAS pelo qual eles condenaram as pessoas? (lembrando, elas foram condenadas pela “tese do fato”, se não me engano com a palavra, não pelas provas!).

  2. Afrfsc Says:

    Converse com alguem de sua confiança. Você deve ter alguem em quem você confia e sabe que será imparcial.
    e a “Teoria do Domínio do Fato” é compativel com o Cod. Penal Brasileiro. Não há nada de novo aí.
    Uma mentira contada várias vezes parece verdade..
    Você que está no meio politico sabe disso.

    • Rômulo Mafra Says:

      Pois é, e quem diz que a “mentira contada cem vezes” não é a tal história do Mensalão que, resumindo, é inconcebível:

      “alguém do governo pagando pros deputados governistas pra aprovarem o que o governo quer, sendo que o governo já tinha maioria, e sem esquecer que só comprou os deputados (governistas!!) e não comprou os senadores (??)”.

      Isso é o Mensalão, certo? Tem alguma coerência? 😉

      • Afrfsc Says:

        Até o Lula admitiu que houve mensalão. Só que ele não sabia.
        Já vi que essa discussão não tem fim. Você já tem sua opinião formada e eu tenho a minha.
        Só ressalto que gosto do PT.Votei e votarei na Dilma de novo. Só que tem coisas que é necessário admitir o erro! O próprio Lula admitiu.

        Abraços!

        • Rômulo Mafra Says:

          Admitiu? Admitiu, se não me engano, que houve problemas, como o “Caixa 2”, admitido (e feito por todos os partidos), mas não o Mensalão. E não achas incoerente ter de comprar os deputados governistas e não comprar os senadores que teriam de aprovar as mesmas votações????? E olha que esse era um dos (fracos) alicerces deste tal Mensalão, fora outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: