O dia mais frio dos últimos anos!

frio-chuva-julho-2013-itajai[atualizado 23/07] como tinha escrito este texto ontem, hoje parece que ele já vai estar desatualizado, pois, pelo que dizem os meteorologistas, esta terça-feira deve ser ainda mais fria que ontem, com sensação térmica, em Itajaí (e em SC) abaixo de zero!

provavelmente não tivemos, nos últimos anos, um dia tão frio quanto hoje. não só frio, muito frio e molhado. não só frio e molhado, frio, molhado e a cidade de Itajaí sofrendo novamente com alagamentos e o sempre perigo de uma enchente, apesar de descartada pela Defesa Civil local, porém, continua chovendo nesta segunda-feira gelada, onde o termômetro aqui da minha sacada não passou dos 11º (agora, 16h30, está em 10º) e, dizem, nesta noite/madrugada deve cair à extremos 3º/4º, com sensação térmica de -3º!

porém, itajaienses estão sofrendo com a forte maré que nos atinge neste momento, onde todos os pontos de monitoramento dos rios Itajaí-Açu, Itajaí-Mirim (curso antigo e retificado), ribeirão da Murta e Canhanduba ou estão em alerta ou emergência, como o ponto de monitoramento do Itajaí-Mirim (curso antigo) próximo ao Clube Itamirim, que é um dos primeiros lugares a alagar quando dá enchente em Itajaí. neste momento, com 1,83m. ontem, perto da uma da manhã, quando olhei a página da Defesa Civil que faz este monitoramento, estava 1,59m. e avisavam que era pela forte maré que iria ter pouco depois da uma da manhã. agora, pelos avisos de maré, já era pra estar um pouco mais baixo, porém, como não sou especialista, não vou chutar que deva ser por causa das chuvas que estão ajudando a represar um pouco esta maré que nos influencia.

enfim, devemos nos precaver. a meteorologia diz que a temperatura vai cair mais ainda. pra minha sorte, estou de férias (e com uma dor de cabeça que não tinha há anos, imagino eu, por causa do frio conjuntamente com um gripe), mas muita gente está nas ruas, trabalhando, ou vive precariamente, sem aquecedores, sem muita roupas pra se protegerem e o poder público deve estar atuando, pelo que vi nos telejornais, para impedir que alguma tragédia aconteça. idosos e crianças devem ser a prioridade, e, se souberem de alguma casa onde vivam pessoas sozinhas e com idade avançadas, ou com crianças e que não tenham muitas roupas e afins, ajudem, ou entrem em contato com a Defesa Civil municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) que, provavelmente, eles saberão agir.

Anúncios

2 Respostas to “O dia mais frio dos últimos anos!”

  1. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    “…estou de férias (e com uma dor de cabeça que não tinha há anos,…”

    Pressão alta, pode ser.
    abçs
    Yoda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: