Porto de Itajaí estaria sendo abandonado propositadamente pelo governo municipal

e as suposições deste possível motivação são as mais diversas. mentira, não são não. na verdade, eu penso que só podem haver dois motivos:

a) incompetência
b) falir o Porto pra poder vendê-lo de uma vez

PORTO ITAJAI PARADOexplicando melhor, apesar de ser um assunto que não domino completamente, mas sei que meus leitores me ajudarão caso eu fale alguma coisa errada, as denúncias que estão vindo de pessoas lá de dentro (e de dentro da administração municipal) é de que o Porto de Itajaí estaria simplesmente deixando, de propósito, de assinar novos contratos para a área do Porto que é municipalizada, tudo com o intuito de, em breve, oficializar a venda do cais portuário que é competência do Porto, e não de uma empresa, como são os outros berços de atracação.

dizem, inclusive, que isso estaria vindo do todo-poderoso que manda em Itajaí mais que todo mundo (não, não é aquele em que 60% da população itajaiense votou), que teria óbvios interesses na privatização deste berço de atracação (assim como já têm seus intere$$es representados no porto de Navegantes).

porém, como sempre digo, o povo de Itajaí sabia em quem estava votando quando decidiu reelegê-lo. sei que a compra da mídia foi ridiculamente visível, e isso acaba ajudando na reeleição do santo prefeito, mas, mesmo assim, os avisos foram dados, a campanha milionária do prefeito e de alguns vereadores ligados ao governo também foi escrachada. e, mesmo assim, o povo decidiu que esse era o melhor. ou esses.

então, continua valendo a campanha do atual prefeito em 2008. Itajaí vai voltar a sorrir. vai. no futuro. talvez longínquo, mas, só depende do povo.

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15 Respostas to “Porto de Itajaí estaria sendo abandonado propositadamente pelo governo municipal”

  1. carlos Says:

    AINDA BEM QUE MINHA CONSCIÊNCIA TA TRANQUILA , PORQUE NUNCA VOTEI NO AMARELO DO BELINE E NEM IREI VOTAR

  2. Enio Says:

    Vamos da nomes a máfia, A. e cia. [Enio, infelizmente, colocar nomes aqui pode gerar mais um processo contra mim, caso não tenha provas. Espero que entendas. ;-)]

  3. HILDA MARIA DE SOUZA REBELLO Says:

    Impossível oficializar a venda do cais portuário …Isso não existe. O município não pode vender nada….Nem antes e menos ainda agora com a nova lei ( 12.815). Até mesmo para que a iniciativa privada opere o cais é necessário enviar a solicitação para a ANTAQ.
    QUANDO SE FALA EM PRIVATIZAR, NA VERDADE É APENAS A OPERAÇÃO PORTUÁRIA. O PORTO EM SI CONTINUA SENDO UM ENTE PUBLICO.
    Abs

  4. André Says:

    É fato que a Superintendencia do Porto de Itajaí sem dinheiro sim, é só o que se fala nos corredores da administração. Tanto é verdade que pela primeira vez em anos, quase que não recebemos a primeira parcela do décimo terceiro. Recemos bem depois do restante da administração pública municipal.E mesmo com a administração do Porto sem dinheiro, ninguém fala em cortar comissionados. O Porto continua sendo um cabide de cargos em comissão. Se ninguém fizer nada, sem nenhum vereador da oposição abraçar essa causa, sinceramente não sei até quando vai essa situação.

    • Rômulo Mafra Says:

      Lembrando que o POVO escolheu ter uma maioria de vereadores da situação, deixando tudo nas mãos do Jandir. Agora não dá pra querer que a oposição, já pequena, consiga mudar algo, quando eles têm a faca e o queijo nas mãos, infelizmente. Mas, concordo que a oposição tem de ser mais atuante e unida.

  5. Alexandre Gonçalves da Rocha Says:

    Uma pergunta se impõe:

    — A quem pertence o Porto de Itajaí?

    Da resposta depende a fiabilidade das suposições apresentadas.

    O porto, pelo que aprendi, é bem público, da União, para ser mais preciso. Se isto é certo, apenas a União pode aliená-lo, o que deixaria poucos caminhos para as especulações sobre a “entrega”.

    Em um cenário, as teorias são simplesmente falsas. O que se ganha conspirando contra o porto, não sei.

    Em outro cenário, a “entrega” ocorre com a participação da União. Com todo o dinheiro que Brasília inverteu aqui para reconstruir o porto, parece negócio ruim. Mas sei pouco, quase nada, destas coisas.

  6. Daniel Ramos De Oliveira Says:

    Caro Rômulo, está e uma tendência nacional, em poucos anos todos os Portos Públicos deixarão de pertencer a Administração Pública, para que sejam todos privatizados, em forma de concessão, Em partes isto é muito bom, explico, atualmente o custo da movimentação portuária é um dos maiores do Mundo, por diversos motivos entre eles: Alta taxas cobradas, Existência de Trabalhadores Avulsos (por favor não sou contra este trabalhadores, mas como está hoje e foi historicamente fez com que criasse um custo muito alto, e as vezes o trabalho é ineficiente), Falta de infraestrutura nas áreas de abrangência portuária (especialmente por conta de falta de obras de profundamento de calado e outras estruturantes) e principalmente pelo os Práticos, que ganham um salário absurdo no nosso país. Com a privatização a tendência é que as Taxas abaixem, seja feita a Modernização dos Portos (como aconteceu em Itajaí, quando a APM realizou a compra de Portainers e outras obras), o Trabalho Avulso se encerre, passando a ser trabalhadores Privados (lembrando que muito dessa Mão de Obra irá ser contratada pela a sua experiência), e isso irá ajudar a reduzir os valores cobrados pela a movimentação portuária, pelo menos esta é tendência. E a União, ficaria responsável somente pelo o fornecimento da Estrutura e Fiscalização necessária (continuando Itajaí como autoridade portuária, e realizando as obras necessárias), em conjunto da Iniciativa Privada.
    Em Itajaí temos que lembrar, que se ocorrer da Iniciativa Privada entrar, não vai mudar muitas coisas, simplesmente será uma nova administradora, mas as Taxas, Impostos e outros continuarão a ser cobrados e pagos pelo o novo administrador, além de contar com a administração do Píer Turístico. Particularmente sou favorável que se tenha uma segunda empresa administradora dos Berços 3 e 4, mas sou contra esta absurda medida do prefeito pra tentar agilizar as coisas, a União já divulgou quando vai ocorrer os leilões, até lá continua público e têm que ficar com 100% da operação, algo que já não ocorre com o Berço 4, só o 3 está operante pelo o que me consta.

  7. Adilson maguila Says:

    [editado] É claro que eles não vão vender nada, mas só pelo fato de não fazer nada, já é o suficiente para proporcionar o que eles desejam: colocar a mao podre sobre os bens públicos, através dos arrendamentos! Que em tempo oportuno será disponibilizado para quem for da trupe! Assim como as varias empreiteiras que já existem dentro da prefeitura hoje!

  8. Renato Says:

    Como cidadão itajaiense, fico triste com cousas assim, Itajai merece nosso respeito pela cidade que é, e por seu passado, pois foi uma importante cidade para o crescimento de nosso estado através do Porto.

  9. sandro martins Says:

    caro Daniel ramos de oliveira eu queria dizer pra vc q a mao de obra avulsa q vc se refere nao é a mais cara ou quem atrapalha o desenvovimento da nossa cidade , mais sim a falta de competencia desse prefeito q nao da uma coletiva pra explicar oq esta acontecendo com essa empresa chamada apm terminals q esta levando a nossa cidade a beira do abismo e ninguem niguem ve isso , tem gente achando q acabando com os trabalhadores avulsos tudo vai resolver mais nao e bem assim ,se nao acabar com essa mafia estalada na nossa cidade continuara a mesma coisa, nao vou citar nomes , mais vc sabe oq estou falando .. a portonave coloca 3 navios por dia. e em itajai ficamos ate 5 dias sem navio ai a culpa é do avulso pelo amor de deus da um tempo.. me desculpa se nao fui bem claro mais nao da pra ficar escultando q so a mao de obra avulsa é a culpada , se fazer uma CPI no porto de itajai vcs veram q tem a culpa …..

    • Daniel Ramos De Oliveira Says:

      Sandro em nenhum momento disse que é culpa dos avulsos a situação, só disse que é um dos fatores que encarecem a Movimentação Portuária Nacional, isto os próprio armadores informam.
      Não sou contra o Trabalhador Avulso, inclusive acho que é um trabalho de muito valor e digno, mas temos que lembrar que existe problemas históricos, que o senhor deve saber quais são, e são estes problemas (que envolve dinheiro e remuneração) a qual eu me refiro.

  10. Jack Jhones Says:

    Quando o porto de Itajaí era o 2º melhor do Brasil, perdendo apenas para o de Santos, era bom né? TPA não tinha culpa alguma e olha que nem tinha STS ( aquele guindaste que no lado de Navegantes tem 6!) Tinha navios carga geral, açúcar, madeira. ninguém queria trabalhar no porto, pois era pesado, nem colocar seu filho pois eram um bando de drogados estúpidos (os TPAs) hoje para entrar tem de fazer concurso público e a mão de obra é cara. Balelas! Sou TPA e com orgulho, não sou drogado nem estúpido e faço sim meu trabalho com suor, faça chuva ou sol, feriado, dia santo, o importante é minha família estar segura em casa com o sustento que o porto me provêm, mas está cada vez mais difícil assegurar isto, tendo em vista este descaso da prefa e o Sr. prefeito…Mão de obra cara, pracabá, caro é o salário de um político isso sim! Pra depois deixar o povo na mão…

  11. Jaylon gazaniga Says:

    Berço 3 Operando acho que nao 1 navio a cada 15 dias ainda quando atraca e certo que sao contratos feitos pela maesk prefeito acho que nen sabe o que porto. Ainda fala que nao tem dinheiro O r. robava de 2 a 5 milhoes a cada 6 meses. Apm tem lucro liquido de 15 milhoes acada 6 meses. Imcompetencia duvido muito acho que e mafia mesmo para vender o porto ou arrendalo, entregar como vc quiser falar pq e a mesma coisa.

  12. Jean Santos Says:

    Esse Daniel Ramos é um brincalhão em falar que Trabalhador Portuário Avulso é a causa de o Porto de Itajai estar tendo prejuizos. Só faltou ele dizer que a Portonave ter de 2 a 3 atracações diarias e o Porto de Itajai fica de 3 a 5 dias sem navio é culpa dos TPAs também, só pra esclarecer a mão de obra a avulsa é responsável por 6% isso mesmo 6% apenas do custeio de uma operação. E os outros 94% meu caro??? Porque não enchugam essa essa maquina de favores políticos chamado Porto de Itajai???

    • Daniel Ramos De Oliveira Says:

      Não disse isso caro Jean Santos, disse simplesmente que encarecem a Movimentação Portuária, e não disse sobre o Porto de Itajaí e sim pela a movimentação Nacional, e coloquei os demais fatores responsáveis no processo acima, e entre eles estão sim as TAXAS pagas, como coloquei acima, e sim são 6%, mas são caros, e você sabe disso.

      (…)Em partes isto é muito bom, explico, atualmente o custo da movimentação portuária é um dos maiores do Mundo, por diversos motivos entre eles: Alta taxas cobradas, Existência de Trabalhadores Avulsos (por favor não sou contra este trabalhadores, mas como está hoje e foi historicamente fez com que criasse um custo muito alto, e as vezes o trabalho é ineficiente), Falta de infraestrutura nas áreas de abrangência portuária (especialmente por conta de falta de obras de profundamento de calado e outras estruturantes) e principalmente pelo os Práticos, que ganham um salário absurdo no nosso país. (…).

      Leu o que eu escrevi? Especialmente no final, que eu coloco quem é o principal culpado, você viu no final do meu texto? E viu que eu coloquei que as Altas Taxas cobradas pelo os Portos? Então não fale que eu disse que o Trabalhador Avulso é o principal motivo, só disse que ele é um dos motivadores, mas não o principal, que poderia ser resolvido, com algumas medidas pra acabar com certos monopólios, não precisa acabar com o Trabalhador Avulso, mas poderia acabar com alguns problemas históricos deste tipo de emprego.

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