“Diminuição no número de vereadores?”

aí está minha primeira coluna da primeira edição do jornal “Sem Censura”, que saiu na semana passada. o nome da coluna é SIN PERDER LA TERNURA. e o título, é este que encabeça esta publicação no blogue.

Acho sempre interessante começar uma coluna. E, esta, aqui no jornal Sem Censura, só pelo nome do periódico, mostra-se ainda mais interessante, principalmente quando vivemos numa cidade onde, para quem está no poder, tudo pode, já para os que militam em causas opostas, nada, e ainda sobram os rigores da lei pros que tentarem serem um pouco mais ousados e/ou falarem demais contra o “Titanic governamental” de 15 partidos que dividem o poder municipal.

Esta coluna não terá assunto definido, apesar de eu ser um articulador cultural, além de escritor e manter o meu blogue há mais de dez anos (www.romulomafra.com.br) falando sobre política e demais assuntos. E como o espaço que nos sobra, como oposição, é pífio, sendo que a prefeitura de Itajaí praticamente domina o restante, com imensidões de anúncios muito bem pagos, este espaço servirá como uma peça de resistência a este entreguismo da nossa cidade, nossos espaços públicos, ao poder privado, como no óbvio caso da Marina, como na demora para se construir a Via Portuária, como no descaso com os projetos sociais, quase todos começados na gestão petista de 2005-2008.

muitos vereadoresMas, vamos começar de uma vez esta coluna, e, se é pra começar, que seja com polêmica. Parece que alguns edis da nossa amada (ou não) Câmara de Vereadores estão querendo trazer à discussão um projeto que já foi amplamente debatido já no ano passado, e, com a devida manipulação dos meios de comunicação, ainda assim, foi decidido pelo AUMENTO NA REPRESENTAÇÃO POPULAR na Câmara de Vereadores, que, agora, possui 21 vereadores!

Oras, um dos maiores motivos para continuar com este número de representantes no Legislativo é uma entrevista que o prefeito Jandir Bellini deu estes dias a um grande jornal da cidade. Nesta entrevista, Jandir disse que está sofrendo muito com esta Câmara (“Muitos [vereadores, inclusive] ficaram descontentes, pois alguns, perderam cargos (…)”). Resumindo e explicando, Jandir está sofrendo para conseguir ter todos os vereadores dos partidos da sua base, ao seu lado. E, aí, vai do leitor interpretar este “ao seu lado”. Eu interpreto como já interpretava no ano passado, quando fui um dos ferrenhos defensores do aumento de representantes populares na câmara: quanto mais vereadores tivermos, mais difícil será para um prefeito cooptar e fazer passar tudo o que quiser.

Ademais, se não queremos uma Câmara de Vereadores forte, pra que legislativo? Pra que ter seis, sete? Para o prefeito chamar todos no seu gabinete, distribuir os cargos numa boa, e mandar de vez na cidade? As pessoas têm de entender que o Legislativo é um PODER, diferente do Executivo, diferente do Judiciário, e que serve à Democracia! Do contrário, vira apenas uma sucursal do Executivo, e, isso sim, é estranho à democracia como queremos.

Anúncios

5 Respostas to ““Diminuição no número de vereadores?””

  1. marcos severo Says:

    Caso vereadores …esqueceu de dizer a funcao deles…..representar o povo…e o q vejo hoje e eles representarem nao o povo e sim os interesses do partido…por isso ..vereador hoje em dia .. tanto faz….

  2. Moacir Says:

    Isso mesmo Romulo! Primeiramente,parabéns pela coluna no jornal. Estamos precisando de espaços assim na cidade.
    Quanto a discussão no numero de Vereadores, concordo com voce. Quanto mais vereadores, mais discussão teremos e mais dificuldade em manipular o legislativo o governante terá. Alem disso, os problemas que assistimos na Camara sao fruto dos eleitos, nao do numero. O que precisamos e selecionar melhor os vereadores, nao diminuir o numero

  3. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Itajaí, cidade aberta!

  4. Diego Says:

    Enquanto o próprio povo, vender seu voto (sagrado!) por uma camiseta amarela/vermelha/zul/roxa/lilás com R$ 50,00 pila dentro, um sacolão, um pacote de sardinha, 20 litros de gasolina por semana, entre outras coisas, será sempre assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: