Por que NÃO ter Guarda Civil armada em Itajaí

guarda armadafiz estes questionamentos na coluna que enviei hoje ainda para o jornal SEM CENSURA, e coloquei, novamente, minha opinião a público, como tenho feito desde o começo deste novo sistema repreensivo que o governo municipal de Itajaí quer implantar na cidade, claro, tudo isso depois de simplesmente abandonar a área social, cultural, esportiva de Itajaí, e os índices de criminalidade, bem como os índices de uso de viciados na nossa cidade. isso tudo somado, é claro, fica fácil sair com o discurso de que precisamos ter pessoas armadas pela prefeitura para dar “segurança” à população.

também pergunto, nesta coluna, que tipo de segurança é esta?, como também já perguntei em outras ocasiões aqui. na verdade, o que se pretende, com um gasto de mais de um milhão de reais do nosso dinheiro, é a simples SENSAÇÃO DE SEGURANÇA, pois, quem acredita que não haverá mais assaltos? e uso de drogas? e o comércio ilegal de drogas? isso tudo vai acabar? claro que não, pois independe de ter ou não mais ou menos policiais nas ruas.

isso só mudará com reais POLÍTICAS PÚBLICAS para a Educação, Saúde, Cultura, Esporte e por aí vai! isso sim é o que muda realmente uma sociedade! não é com mais gastos DO DINHEIRO DA PREFEITURA para criar mais empregos públicos para algo que é de competência do governo estadual!

e aí vem mais uma das nossas mazelas, culpa do governo de Itajaí, que não tenta mudar este quadro, inclusive, apoiando este governador que aí está, e que quase nada fez e fará pela segurança, pela área social, cultural etc. etc. de Santa Catarina.

mas não se enganem, ano que vem, os itajaienses votarão em massa no senhor Colombo, indicado pelo nosso santo prefeito, e “todos” sorrirão.

quem quiser ler mais artigos meus sobre a tal Guarda Civil armada, clique aqui.

Anúncios

17 Respostas to “Por que NÃO ter Guarda Civil armada em Itajaí”

  1. Daniel Ramos De Oliveira Says:

    Rômulo concordo com você que deve ser feito investimentos na área da Educação, Saúde, Lazer, Esportes e Cultura, penso que atualmente seria o passo que o Prefeito deveria tomar, melhorando todas estas áreas, além de apoiar a Polícia Militar com mais investimentos em viaturas e outros tipos de investimentos, algo que já vêm sendo feito na nossa cidade com relativo sucesso, mas atualmente a PM vêm operando ainda com viaturas bem antigas, inclusive o PPT, que é um Pelotão que necessita das melhores viaturas possíveis. Penso que primeiro temos que melhorar a cidade naquelas áreas que estão precisando, que foi as que você citou, para depois pensarmos em criar a Guarda Municipal, penso que esta guarda deveria ser instituída pra ficar cuidando dos Parques, Praças, Locais de Grande Circulação de Pessoas, Proteção as Unidades de Ensino, e ao contrário do que pensava até então, em combate ao crime direto, ela deve atuar de forma indireta, penso que um dia Itajaí poderá instituir a GM, mas este não é o momento, não adianta somente instituir a Guarda, se esquece das demais áreas (como não concluiu a Construção do Centro Integrado de Saúde e outros).
    Em segundo plano de seu texto, tenho que lembrá-lo que o atual Governador do Estado, está investindo em renovação de equipamentos e armamentos para Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, destacando algumas compras muito importantes para estas instituições como: Criação do Batalhão de Choque, Renovação da Frota Operacional do BOPE, Renovação da Frota Operacional da Polícia Militar e Polícia Civil(desde de 2009 a Polícia Civil não recebida viaturas do Governo do Estado), Compra de Pistolas .40 para a Polícia Militar e Polícia Civil (substituindo todas os Revolver no caso da PM, e crescente uso da Pistola na segunda), Compra de Fuzis 556 para a Polícia Civil (algo altamente necessário, visto os últimos combates com as unidades desta contra Arrombadores de Caixa Eletrônicos e outros), Compra de Caminhões de Combate de Incêndio e Autoplataforma, além de Kits de Proteção Individual ao Corpo de Bombeiros Militares, algo que já era requisitado a quase 20 anos, e compra de Novos Coletes Balísticos para Polícia Militar, Civil e IGP. Então Caro Rômulo, foi feito investimentos na infraestrutura operacional da Polícia Militar e Civil, além dos Corpo de Bombeiros, o que garantiu maior eficiência nos serviços prestados, além do aumento de efetivo que vêm sedo feito gradualmente, longe de mim defender algum governo ou instituição, que isto não cabe a mim, mas só estou lhe informando que foram feito sim investimentos na Segurança, mas claro que não podemos esquecer algumas revindicações que não foram cumpridas ainda como: Aumento Salarial e outros.

  2. Terceiro mundo Says:

    É verdade mas como educação é uma solução a longo prazo, tentei usar como uma solução imediata jogando um livro em um ladrão e não funcionou. Talvez eu tente um livro mais pesado da próxima vez, e assim possamos apresentar isto na câmara. E como sou um cidadão com mentalidade de terceiro mundo, também acho que a segurança é só responsabilidade do estado, não do município, não do país e nem de cada um de nós e assim se correr tudo certo poderemos ainda ser um miserável pais de terceiro mundo. Concluindo concordo plenamente com seu pensamento. :/

    • oseias Says:

      Inacreditavelmente somos obrigados a ouvir tanta ignorância, ainda bem que somos obrigados a escutar não de concordar.
      Senhores, a Guarda Municipal é uma instituição armada, livre do militarismo e independente da falida Politica de segurança pública estadual.
      Pra quem não conhece, atualizen-se com a lei 13.022 que regulamentou as Guardas do Brasil, deixando claro que cada estado de direito tem que promover sua própia segurança, seremos então, Polícia Militar e Guarda Municipal agindo preventivamente.
      Quanto as demais áreas que estão descobertas de políticas públicas, que me perdoem a sinceridade, mas, se tivermos boas escolas sem Guarda armada para proteger seus filhos, professores, e afins, os traficantes, aliciadores, prostitutas mirins, pedófilos e toda a corja podre da sociedade estará do lado do seu filho para garantir a ele uma boa educação.
      Que adianta ter uma praça linda, mas tomada por traficantes, aliciadores, prostitutas mirins, pedófilos e toda a corja podre da sociedade para garantir a eles um bom passeio.
      Que adianta um hospital de primeiro mundo, mas tomada por traficantes, aliciadores, prostitutas mirins, pedófilos e toda a corja podre da sociedade para garantir a sociedade um bom atendimento.
      Concluindo: Todas as áreas são importantes e devem ser assistidas com a devida importância, saúde, cultura, educação, segurança pública e etc… Mas tratar a segurança pública com descaso e desrespeito, principalmente a Guarda Municipal que foi a celula inicial da atual Policia Militar, é um tanto suspeito e irracional.
      1 – Quem não gosta de farda é bandido!
      2 – Prefeito que não arma sua Guarda Municipal Brinca de fazer segurança Pública!
      3 – Todas as pessoas que vestem farda, são separados da sociedade para dar a própria vida para salvar a de alguém que está em perigo mesmo sem saber quem é. Devem ser tratados como heróis, pois são!
      Ficam a noite toda acordados correndo atrás de bandido para vc poder dormir Tranquilo. Merece nosso respeito.
      Estão trabalhando nos feriados para garantir nosso descanso.
      Morrem para poder nos dar o direito de viver.
      Mas como no Brasil o certo é errado e o errado está certo.
      (Escolhemos palhaço para nos representar, nossos heróis são jogadores de futebol, tratamos bandidos com respeito e policiais como bandidos.)

      • Rômulo Mafra Says:

        Oseias, pois é, eu também sou obrigado a ouvir as ignorâncias postadas aqui, não? E nem por isso preciso concordar, portanto, vão os fatos pra eu discordar das tuas bravatas típicas da internet e carente de argumentação.

        Guarda armada livre de militarismo??? Em Itajaí nem a Codetran é livre de militarismo, achas que a Guarda será????

        Segurança Pública é DEVER do governo do estado!!!!

        A tal “escória da sociedade” ao qual se referes, ainda assim, faz parte da mesma sociedade, e continuará sendo, apesar de excluída da mesma principalmente pelo poder do Capital, que precisa dessa escória (ou achas que as drogas financiam quem? alguns pobres traficantes?, ou os grandes traficantes que mandam em quase tudo?).

        1 – quem não gosta de farda?????? olha, até bandido, em momentos da sua vida, vai precisar de alguém fardado. isso é uma falácia típica da falta de argumentos.

        2 – prefeito não tem nem de ter guarda municipal. (mas, se tiver, também não precisaria ser armada)

        3 – todas, mesmo? todas são heróis? não são seres humanos com seus defeitos e problemas, que inclusive PARTICIPAM do crime organizado?? hmmm então, acho que vives num mundo diferente do resto de nós.

        Novamente digo, quem tem de fazer isso, é a POLÍCIA, de preferência, tirando a palavra militar, pois estamos caminhando para uma desmilitarização da polícia, como já é, por exemplo, nos Estados Unidos e em muitos países.

    • Samuel pooch Says:

      Estava pensando em escrever uma resposta mas vc foi perfeito. Faço das suas, as minhas palavras.

  3. Diego Says:

    É preciso em todas as áreas, porém, creio que boa parte dos munícipes, aprovam o investimento prioritário em segurança. Se o estado não cumpre com seu papel, existem meios legais e administrativos para que se faça. Acho interessante guarda armada municipal sim, não sou contra. Contudo, os investimentos deveriam(?) ser da mesma intensidade na saúde, educação, cultura…

  4. Elio Ribeiro Says:

    sou a favor de corte de todo repasse do dinheiro do municipio para as policias, tanto que a prefeitura de Itajai patrocinou festa de conclusão do PROED da policia militar, e inclusive sou a favor da retirada de TODOS funcionários publicos municipais cedidos a PM, Policia Civil, Forum e demais repartições publicas estaduais e federais, inclusive o retorno do controle de trânsito para a PM, extinção temporária do codetran. Depois do CAOS gerado com esta atitude, acredito que o pensamento de muitos mudariam, pois o estado continuaria omisso na segurança do cidadão.
    Lembro aos dementes que a 30 anos atraz, Itajai tinha 70 mil moradores, presidio da cidade era na 7 de setembro com Joca Brandão, com apenas 20 apenados, ladrões de galinhas, hoje Itajai tem 200 mil habitantes e mais de 1600 presos, sinal que o indice de violência e o desrespeito com as leis tem aumentado significamente. Sou contra a guarda armada, e sim ao retorno dos militares no poder, eles sim sabiam como colocar ordem neste pais de TOLOS.

    • Rômulo Mafra Says:

      Elio, só discordo do Proerd, que é uma das poucas ações de prevenção (bem-sucedidas), e a única contrapartida da prefeitura é a festa de encerramento do projeto. Quanto ao resto, concordo contigo (exceto de novo, pela parte do trânsito, que acho que possa ser cuidada sim pelos municípios — que, inclusive, pega o dinheiro das multas).

  5. Elio Ribeiro Says:

    Quando foi criado o codetran, a PM também foi contra sua implantação, se notar hoje no diarinho, a Puliça civil nem papel higiênico tem, na PM mesma coisa. Quanto as viaturas tanto da civil quanto da pm, notará que as placas na tarjeta escrito SANTA CATARINA é de origem do governo estadual ( raras ) e as com tarjeta ITAJAI são repasses da prefeitura ( grande maioria ), manutenção, combustivel, tudo paga com dinheiro da prefeitura, dá se o entendimento que o ESTADO está falido e nem ai para com o povo. Claro que os oficiais e delegados presente no dia, TODOS com polpudos salários e com suas pistolas de uso restrito com enorme sensação de segurança, já que moram em locais priveligiados serão contra qualquer coisa que dê beneficio ao povo. Indice de violência a cada dia aumentando, daqui uns dias estaremos exportando presos, já que os presidios estão lotados, unica solução para a atual crise seria o retorno do regime mililtar, onde se podia andar a noite tranquilamente e as casas não sofriam roubos, somente suas galinhas de vez em quando sumiam por algum ladrão pé de chinelo faminto.

    • Rômulo Mafra Says:

      Retorno do regime militar??????? Aí não dá, né? Prefiro mil vezes a “sensação” de insegurança do que temer ser morto/preso pelo Estado (por uma ideologia) sem quaisquer tipos de defesas legais.

  6. Inspetor Elvis Says:

    Segurança Pública é dever do Governo do Estado? que Estado caro Rômulo???, a União Federal é um Estado, os estados federados são Estados e os Municípios também o são, (Principio do pacto federativo brasileiro), Guarda Civil Municipal armada é um direito da sociedade que receberá proteção por parte da Prefeitura Municipal, com o advento da Lei Federal 13.022 de 8 de agosto de 2014, NÃO há mais argumentos para se discutir o contrário, perda de tempo, querer jogar xadrez com pombos, falar ao vento…a Lei Complementar 13.022 encerra todos os argumentos contrários as nossas instituições, (Sim, sou GUARDA CIVIL MUNICIPAL e tenho grande orgulho da carreira que escolhi).

    Vejo que sua indignação com o investimento na segurança da população está arraigada em uma linha de pensamento tradicional, obliqua e conservadora, EDUCAÇÃO é investimento de longo prazo, mas é justa sua argumentação, somente não é verdadeira de fato e de direito, quando forem atacados mande a população de Itajaí ligar na Secretaria de Esportes, de Saúde ou de Educação, ou na Liga da Justiça…

    Segurança Pública no âmbito do município é um bem social de primeira grandeza caro Rômulo, Prefeito que cria ou mantém a Guarda Civil Municipal desarmada está andando na contra mão da lei e da história, e um conselho: Se não tiver autorização formal das pessoas que aparecem na sua montagem a retire do site, eles podem adotar as medidas cabíveis, sua abordagem e incentivo anti Guarda Civil Municipal em Itajaí, não tem fundamento fático, técnico ou mesmo legal.

  7. Deusdete jose Alves Says:

    Quando o cidadao ai diz; seguranca publica e competencia do governo estadual, ou nao entende nada de seguranca publica ou esta de brincadeira comigo, doeu na alma. Faz uma pesquisa ai irmao numa ferramenta chamada google, facilmente voce vai descobrir que em todos veja bem em todos os municipios que foi implantada a guarda civil armada os indices de violencia caiu muito.Abracos.

  8. ivete Ferreira Says:

    Poderia ficar aqui dando meu parecer sobre essa matéria sensacionalista e tendenciosa, mas iria ser repetitiva porque o Oseias e Ins. Elvis ja falaram por mim.
    Pra mim, um Prefeito que nao criou sua Guarda Municipal armada, nao tem respeito com seus munícipes. Nao tem como medir qual é mais importante, se Educação, Saúde e Segurança, porque três tem a mesma importância. De nada adianta uma Educação de primeiro mundo se meu filho pode levar um tiro na cabeça durante o trajeto para a escola de um bandido querendo roubar seu par de tênis, de nada adianta a Saúde de primeiro mundo se não tenho segurança no trajeto ou mesmo dentro do hospital. Enfim, só acho que a população deveria ser respeitada.

  9. Claudinei Dos Santos Rodrigues Says:

    Pronto-mais um “Especialista” em Segurança Pública e Guardas Municipais! Por favor, informe-se melhor, pois o senhor não sabe nem a que se refere a designação de “Estado” em nossa Constituição Federal e por gentileza, veja a Lei 13.022/2014, pois entre sua opinião e a LEI, prefiro ficar com a Lei.

  10. Jader Says:

    Prefeito que investe numa guarda armada e bem treinada tem o meu voto, guarda municipal é a polícia de proximidade!

  11. felipe Says:

    um maconheiro jornalista que escreveu essa merda toda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: