O pior, parece que já passou

pelo menos, é para o que torcemos, neste momento.
e torcida é a única coisa para o qual podemos pedir, nos dias atuais, já que, em 2008, quem não se lembra, foi assim que começou. e começou depois de outubro. muita chuvinha aqui, ali, parava, começava, ficava uns dias sem chover, voltava. neste final de semana de setembro, tivemos muita, muita água caindo na região. chegou a chover de 200mm a 300mm na nossa região (não tenho certeza deste dado, peguei no Diarinho de ontem, mas, preciso checar melhor esse volume de chuva), que, lembrando, é um vale, ou seja, toda essa água acaba parando aqui.

por sorte, nem em Brusque (10m) como Blumenau (11m) chegaram aos níveis de 2011/2008, nossas duas últimas enchentes/inundações, e, por isso (já que as chuvas pararam no domingo, e vieram com menos intensidade do que as previsões iniciais), não tivemos uma nova data para relembrarmos com tristeza na nossa Itajaí.

draga jandirmas o nosso prefeito perfeito diz que foi por causa de um aprofundamento do rio Itajaí-Açu ali próximo à foz. passou de 12 pra 14 metros. que beleza, não? também disse que foi por causa da ponto do Nova Brasília que não represou mais as águas do Itajaí-Mirim! beleza, não? a ponte sozinha praticamente não inundou a região do São Judas, Dom Bosco, Promorar, Nova Brasília e afins. tá bom.

mas, digamos que a ponte realmente ajudou bastante (e não os níveis que não foram os níveis que realmente enchem em Itajaí), e digamos que as marés desta madrugada de segunda e tarde da mesma segunda não foram como foram, ou seja, alagaram várias ruas, entraram em algumas casas etc. etc., e digamos também que a dragagem do Itajaí-Açu ali na foz resolveu bastante, fica a pergunta

POR QUE JANDIR BELLINI PAROU DE DRAGAR O ITAJAÍ-MIRIM????????????????????????????

ontem vi o Denísio na TVBE dizendo que tinha dúvidas sobre se isso resolveria o problema. talvez não resolvesse em definitivo, assim como a dragagem do Itajaí-açu não resolveu. mas ajuda, não ajuda? melhora, não melhora?

será que a dragagem custa tanto assim???? será que dragar EFETIVAMENTE e, quem sabe, permanentemente o Itajaí-Mirim (velho e retificado, mas principalmente o velho) não amenizará e muito as cheias desta região?, já que ajudaram, segundo palavras do prefeito, a não causar maiores problemas no Itajaí-Açu????

sim, eu sei que vão fazer a tal galeria por baixo da rua Silva/Heitor Liberato ligando os rios Itajaí-Mirim com o Açu, com sistema de comportas e tudo, mas, quanto tempo isso levará? Uma década? Mais? Um pouco menos?

mas, parece, o negócio é ir avisando que vai encher, avisando que vai baixar, que é um sistema fácil de se fazer, com a Defesa Civil fazendo seu trabalho básico (e não menos necessário, é claro). aí basta pra dizer, “ó, fizemos nosso trabalho, aparecemos na televisão e em fotinhos e é o que deu, galera. ah sim, e votem na gente nas próximas eleições, pois NÓS é que fizemos tudo isso“, seja lá o que for tudo isso.

ah, só pra terminar, no governo passado, naquele que o prefeito atual fez o máximo pra acabar com quase tudo que tinha sido começado etc. etc., a dragagem do Itajaí-Mirim tinha sido começada. e estava em andamento. ah sim, e o deputado João Pizzolati também tinha se comprometido a conseguir a liberação de uma emenda parlamentar pra COMPRA e AQUISIÇÃO do município de uma draga pra ficar no Itajaí-Mirim. o que foi feito disso tudo, lembram? a resposta, abaixo, num artigo do blogue do jornalista Fernando Alécio (clique para ler e ouvir):

Presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí considera “lamentável” a postura do prefeito Jandir Bellini (PP) em descartar a compra de uma draga para o rio Itajaí-Mirim com recursos de emenda parlamentar prometida pelo deputado federal João Pizzolatti (PP).

“Eu lamento se de fato foi esta a declaração dele. Eu tenho o Jandir como homem inteligente, custa-me acreditar que ele tenha respondido desta maneira”. Assim reagiu Luiz Carlos Pissetti ao ser questionado sobre o desinteresse do prefeito Jandir Bellini em comprar uma draga para o Itajaí-Açu com recursos do governo federal prometidos pelo deputado federal João Pizzolatti, através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil.

é. isso é Itajaí.

Anúncios

4 Respostas to “O pior, parece que já passou”

  1. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Mafra, de Norte a Sul desse meu Brasil varonil, se falou sempre da famigerada indústria da seca, lá do meu nordeste, mais esquecem de outra indústria, a das cheias!

  2. carlos Says:

    MAFRA , AQUI EM ITAJAÍ TEM UM SR QUE FÁBRICA DRAGA TANTO PRA VENDA OU PARA ALUGAR E OFERECEU PARA O JANDIR MAIS ELE REJEITOU ……..EITA PREFEITINHO RUIM NEM SE EXPRESSAR SABE

  3. Percy Santos Says:

    Segundo um funcionário comissionado da Prefeitura isso é desnecessário.

    veja http://www.facebook.com/ivancarlosserpa.serpa

    “Não haverá enchente em Itajaí. Apenas alagamentos pontuais nas áreas ribeirinhas. Defesa Civil de Blumenau informou agora há pouco que o nível do Itajaí Açu vai atingir seu pico à 1 hora da madrugada, passando a baixar. O nível do Itajaí Mirim também já começa a baixar. Este alagamento não vai chegar nem perto da enchente de 2011. O resto é canto de sereia.” 22/09/2013

  4. Rogério Says:

    Para o bem da verdade não podemos negar que a Defesa Civil fez um trabalho regular, inclusive aproveitando as facilidades da internet. Sobretudo, a melhoria no órgão deve-se também ao incentivo e ao “puxão-de-orelha” recebido dos governos estadual e federal.
    Mas, a questão não para por aí. Apenas quando a água está chegando nos nossos quintais ou quando notícias ruins chegam do Alto Vale é que se fala em obras para contenção das cheias. Não haverá solução para o problema? Há sim! Tecnologia e mão de obra para tal há no Brasil. Não precisamos importar. E porque nada acontece? Por que não há vontade política! [censurado pela Justiça], Tonho da Grade, Elói do São Vicente, Morastoni Jr, vocês querem a reeleição? Então comecem a fazer algo a respeito AGORA!!
    Façam jus aos milhares de reais que os impostos dos itajaiense lhes dão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: