Uma pequena aula de História

Charge-Capitalismo-Canibalqueres saber por que tu és quem és e os donos da Monsanto, Dupont, Nestlé, JP Morgan Chase, Ford, Volkswagen, GE, Sony, Wal-Mart, Carrefour, Cargill, Unilever, Bunge, Nike, Pfizer, Pepsico entre alguns outros são o que são?
assista aos primeiros 30 minutos do excelente filme “Cinzas no Paraíso” (“Days of Heaven”, no original, que terminou agora pouco no TC Cult, ganhador do Oscar em 1978, com Richard Gere) e entenda isso tudo.
0017-esbocais-capitalismocaso não consigas assistir o filme, só resumindo, mostra a vida de um super-capitalista do ano de 1916, com suas vastas e vastas terras (conseguidas como?), sua vida solitária, e a vida totalmente desgraçada dos trabalhadores (atualmente chamados de “colaboradores”) que chegam em cima de trens, dormem ao relento (passando muito frio, com neve e tudo), para trabalharem do nascer ao pôr-dos-sol — sem pausa! — e ganhar 3 dólares por dia (se um dos capangas não decidir que houve algum problema e que naquele dia não ganharás NADA). esse é o resumo desta primeira meia hora do filme. ah sim, com uma “bela” cena, ao  fim destes 30 minutos onde mostram que “o lucro dessa colheita será muitíssimo bom”.

abaixo, o trecho inicial que mostra o gado, digo, o povo indo para a senzala, digo, para o trabalho.

Anúncios

Uma resposta to “Uma pequena aula de História”

  1. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Quase quase assisti ontem, se não fossem duas coisas: primeira, a presença de Gere no filme, segunda o meu querido Santa Cruz estava jogando. Simples assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: