Mídia & Justiça unidas como nunca no caso do Mensalão

minha coluna para o jornal Sem Censura desta semana: 

É impossível fugir do tema da semana, a notar pelo que o noticiário vem incenssamente desde a semana passada jogando na cara do público, que é o chamado Mensalão, ou, Ação Penal 470, como deveria ser conhecida. Mas vou começar com um resumo do que penso deste circo todo ARMADO pela mídia (sim, o circo em torno deste assunto foi completamente armado):
a mídia tem perdido poder de fogo nestes últimos anos, com o advento da internet, portanto, através de um judiciário altamente deficiente (e manipulável, através de egos gigantescos), pretendeu e conseguiu demonstrar que, apesar da internet, apesar de um governo que não é como os outros em relação à própria mídia, continuam mandando no Brasil, continua tendo poder quase acima do poder estatal, eleito pela maioria dos brasileiros.

genoinoE com este poder, pretendem continuar barganhando dentro dos poderes estabelecidos, como sempre o fizeram no pouco mais de século que estão no tal “quarto poder”, como é conhecido há anos a imprensa/mídia.

Portanto, também vou usar o que alguns colunistas têm publicado na grande imprensa (conhecido, na internet, como PIG – Partido da Imprensa Golpista), lembrando, é claro, que estes colunistas não ganham maiores repercussões nos próprios veículos onde publicam, muito menos, são reverberados na mídia televisiva, por exemplo. Um deles, figura conhecidíssima, é o escritor Luis Fernando Veríssimo, que escreveu neste final de semana que prevê “que quando exumarem esse processo do mensalão daqui a alguns anos, como agora fazem com os restos mortais do Jango Goulart, descobrirão traços de veneno, injustiças e descalabros que hoje não dão na vista ou são ignorados. O que só desagravará alguns dos condenados quando não adiantar mais nada”. E as “provas” para estes fatos apontados por Veríssimo estão aí na internet para todos verem. Inclusive, a defesa do José Dirceu, o qual li, e está resumida, mostra exatamente isto: NÃO HÁ PROVAS, eles foram PRESOS por que ACHAM que eles são culpados de algo que não conseguiram provar, nem mesmo indícios. E isso é algo perigoso para TODOS OS BRASILEIROS (inclusive pros que estão comemorando), pois abre um precedente que pode ser usado contra qualquer um de nós.

Outro colunista, Ricardo Melo, diz o seguinte na Folha, neste domingo: “(…) o casuísmo da moda, o domínio do fato, caiu como uma luva. A critério de juízes, por intermédio dele é possível provar tudo, ou provar nada. O recurso é também o abrigo dos covardes. No caso do mensalão, serviu para condenar José Dirceu, embora não houvesse uma única evidência material quanto à sua participação cabal em delitos (…).”

Enfim, está tudo aí para quem quiser formar uma opinião (formar mesmo, sem preconceitos e pré-julgamentos), temos os dois lados, sim, apesar de um lado somente se sobressair na grande mídia, e afetar de modo significativo quem não tem ou não quer ter acesso a todas informações disponíveis neste caso. Porém, também é claro que a cegueira tem atrapalhado a maioria das pessoas que poderiam e deveriam prestar mais atenção a algo que pode, como disse, vir a afetar a todos nós num futuro próximo. Não confie na Justiça, podes ser o próximo a ser condenado e preso pelo “domínio de fato”.

Anúncios

2 Respostas to “Mídia & Justiça unidas como nunca no caso do Mensalão”

  1. Daniel Ramos De Oliveira Says:

    Caro Rômulo, penso que todos os apoiadores do PT estão do lado José Dirceu e José Genoíno, e todos os demais envolvidos no Mensalão, até compreendo o ponto de vista de vocês, faz parte do jogo, ao menos você não baseou as suas afirmações com argumento como “Presos Políticos” (o que não existe num País democrático, e muito menos quando é justamente o Partido que eles estão filiados está no Poder, foi ridículo eles terem afirmado isso), e nem que o Julgamento foi de “Exceção”, é lógico que não foi, o julgamento seguiu o Devido Processo Legal, teve uma Investigação da Polícia Federal totalmente fundada e seguindo os caminhos legais (primeira vez que o Serviço de Inteligência conseguiu fazer o seu trabalho) e além disso os réus tiveram chance de se defenderem, e não conseguiram provar que não tiveram envolvimento em todo o esquema montado pelo o Mensalão. Tiveram direito a diversos recursos.
    Vejo que muitos apoiadores estão criticando o STF, e mais específico a Justiça Brasileira, vejo que “pela a primeira vez na história deste País” (essa frase de Lula se encaixa muito bem em toda essa história, não acha?), Políticos foram julgados e presos de forma correta e seguindo o Devido Processo Legal, sem nenhum tipo de vício, e seguindo o que está descrito em Lei, e foram presos legalmente. Isso é inédito no País, e muitos outros deveriam passar pelo o mesmo processo, independente de qual partido pertencem.
    Por fim, o PT a muito tempo vêm pedindo justiça contra os seus adversários, vêm pedindo justiça contra os militares da ditadura, e com toda a razão, mas ficam indignados quando a Justiça é feita contra os seus filiados, acho isso muito engraçado isso, e que me soa a hipocrisia, como todos partidos fariam acredito, acho que seria mais honesto, os filiados fazerem uma carta, admitindo o erro deste políticos que foram condenados, ao invés de ficar defendê-los de forma inútil, e com uma violência tão grande. Seria mais bonito pro o lado de vocês, e poderia ser até utilizado na Eleição de 2014.
    Por fim, eu lhe questiono: Criticam tanto a manipulação, mas será que o PT também não está manipulando? Tentando alienar os cidadãos brasileiros, pra dizer que estes presos são “santos” e não fizeram absolutamente nada? Oras, todos os meios de mídia, independente de qual ideologia seguem, são manipuladores, como todos os partidos igualmente são, isto faz parte do mundo, todos nós manipulamos para conseguir algo que desejamos, mesmo que de forma intencional.

  2. douglas Says:

    É muito bom ler um comentário inteligente, realmente foi “pela a primeira vez na história deste País”, mas não fazendo referência, a este ou aquele partido, nós precisamos é de homens corretos, íntegros, com valores e não de siglas, pouco importa se é uma estrela, um tucano, um martelo e uma foice ou outros, pessoas corretas não se baseiam por siglas, mas por valores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: