“O horário de verão da prefeitura de Itajaí e as melhoras que ele proporciona”

minha coluna da semana passada no jornal Sem Censura: 

horario veraoTem quem veja neste horário modificado que algumas prefeituras usam durante o Verão (e muitas, incluindo o governo estadual, o usam como horário de expediente normal!!) como uma espécie de malandragem dos funcionários públicos municipais, o que nem de longe chega a ser verdadeiro. Tanto que alguns funcionários até reclamam que trabalham mais durante as “seis horas corridas”, que vai das 13h às 19h nesta época do ano. Até o prefeito Jandir tentou, mais uma vez sem êxito, transformar este horário não mais em “horário de verão”, e sim, como outras prefeituras, governo do estado e poder judiciário, manter o horário normal as seis horas corridas, isso no ano passado. Mas as forças contrárias, que só têm um discurso (já citado aqui), bate forte e pressiona o prefeito, que já não gosta muito lá de bater de frente com estes setores midiáticos, e ele volta atrás. Porém, como já citei em vários artigos no meu blogue (www.romulomafra.com.br), os benefícios das “seis horas corridas” vão desde mobilidade urbana, energia elétrica, comércio, até o próprio usuário, o povo itajaiense, sem contar o próprio funcionário público e explico:

Mobilidade urbana: fica claro que como a prefeitura é um dos maiores empregadores da cidade, a mudança no horário desta atinge diretamente o trânsito de Itajaí, pois, no “horário normal”, das 8h às 12h e das 14h às 18h, todos estes milhares de funcionários estarão usando o trânsito junto com a maioria da cidade que trabalha neste mesmo horário. Aí, coloque-se mais, no mínimo, uns 2 mil carros saindo e voltando pra casa juntos, e o que já está complicado fica pior ainda.

Energia elétrica: é óbvio que apesar dos esperneamentos de setores da imprensa, há sim uma queda no consumo de energia elétrica. Penso que o ideal ainda seria das 7h às 13h, mas, como o poder judiciário e o governo do estado só trabalham das 13h às 19h (e aí, cadê o resto da imprensa que adora reclamar do horário da prefeitura???), acaba-se escolhendo este horário, quando do horário de verão.

Comércio: com a manhã livre muitos funcionários públicos aproveitam para visitar o comércio local, e, daí, sempre acaba-se gastando um pouco a mais, movimentando a economia da cidade, nem que seja só um pouco além do normal.

O povo: como já citei, a maioria da cidade trabalha no chamado “horário comercial”, então, qual o horário que a maioria tem pra ir na prefeitura e que bate com o horário de verão? Entre 12h e 14h, e como a prefeitura abre às 13h, os munícipes têm uma hora durante o horário do almoço e mais uma hora após o fim do expediente normal, das 18h às 19h para ir na prefeitura! Já quando o horário da prefeitura é o mesmo, como fazer? Aí tem-se de dar um jeito de sair no horário de trabalho, prejudicando o trabalho, não?

Mas, quem na verdade quer fazer estas análises, né? Melhor mesmo é sair criticando, dizendo que são malandros (e fazendo de conta que o Fórum e o governo do estado de Santa Catarina todinho fazem este horário, sem contar várias prefeituras da região não existem), que atrapalha a população por casos isolados (se é que existem) e por aí vai.

Mas, como quem tem força, manda, e quem não tem, fica na sua, dia 3 de fevereiro, segundo a coluna do JC no Diarinho desta segunda, a prefeitura volta ao “horário comercial”.

Anúncios

2 Respostas to ““O horário de verão da prefeitura de Itajaí e as melhoras que ele proporciona””

  1. Edson Says:

    Romulo,
    Concordo com voce, o horario de verao e muito bom pra nos servidores, todavia tem um porem, no caso da saude por exemplo, muitos nao cumprem horario, e uma vergonha, e a poderosa da vice-prefeita que manda sozinha na saude, nem o prefeito manda, nao tem interesse em cobrar horario dos seevidores, muito menos dos puxa sacos incompetentes que ela colocou na saude. Isso vai contra os interesses pessoais e politicos dessa senhora politiqueira que nao entende nada de saude, ela so consegue enganar o prefeito e os puxa sacos que colocou na saude.

  2. julianopatrick@hotmail.com Says:

    tanto faz, os comissionados não cumprem horário mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: