Vereador denuncia falta de conservação e descarte de vacinas no município de Itajaí

da assessoria do vereador Thiago Morastoni (PT):

Parlamentar encontra centros de saúde sem a mínima estrutura para o armazenamento desses medicamentos

vacina lixoO vereador Thiago Morastoni (PT) está perplexo com um grande descaso na saúde pública de Itajaí. Após receber várias denúncias, o parlamentar visitou centros de saúde do município e constatou problemas graves no acondicionamento de vacinas. Os medicamentos estão sendo guardados em locais impróprios, sem a refrigeração necessária, e o fato vem fazendo com que muitos percam a eficácia e sejam até jogados fora. Um requerimento foi protocolado na Câmara de Vereadores, pedindo informações à Secretaria Municipal de Saúde, e uma denúncia deverá ser encaminhada ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público.

Na tarde de segunda-feira (27), Thiago Morastoni esteve no Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (Crescem), no centro de Itajaí, local que, na teoria, deveria ser referência na conservação de vacinas comuns e também das imunobiológicas especiais, para o combate de doenças crônicas. Porém, a realidade encontrada foi de assustar: as vacinas ficam guardadas dentro de uma sala quente, onde o ar-condicionado está quebrado há mais de um ano. Para piorar, a geladeira, onde deveriam ficar esses medicamentos, também está quebrada e tudo é colocado em caixas de isopor.

“Fui informado por profissionais da saúde que ali trabalham que muitos medicamentos acabam sendo imunoexpostos, ou seja, descartados por perda de qualidade em virtude do aumento da temperatura. As caixas de isopor são constantemente abertas e fica praticamente impossível manter uma temperatura abaixo de 8ºC, essencial para a conservação das vacinas. Além disso, o sol bate no local e deixa a sala um verdadeiro forno nesses dias de muito calor”, destaca o vereador.

Thiago Morastoni também encontrou situação idêntica, com ar-condicionado e geladeira quebrados, no posto de saúde do Bairro Nossa Senhora das Graças. “Estou perplexo com tamanho absurdo com a saúde e o dinheiro dos itajaienses. Como pode tanta falta de respeito por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí? Não está em jogo somente milhares de reais sendo rasgados, ao ter que jogar fora medicamentos comprados com dinheiro público, por não terem sido guardados da forma correta e onde deveriam. Mas está em risco também a vida das pessoas, a partir do momento que podem estar sendo utilizados medicamentos que perderam sua qualidade ou eficácia, em virtude da irresponsabilidade de gestão da saúde em Itajaí. Isso é muito grave”, completa.

O parlamentar protocolou requerimento na Câmara de Vereadores, pedindo diversas informações aos responsáveis pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre outras coisas, pede um levantamento da forma como vem sendo feita a conservação das vacinas em todos os postos de saúde da cidade e se existe um levantamento de vacinas descartadas ou inutilizadas devido ao prazo de validade ou por problemas estruturais nesses centros. Em posse das informações, Thiago Morastoni pretende encaminhar denúncia ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público. “Precisamos saber quem são os responsáveis por esse crime contra a saúde pública e contra os cofres públicos”, finaliza o vereador.

Anúncios

Uma resposta to “Vereador denuncia falta de conservação e descarte de vacinas no município de Itajaí”

  1. Edson Says:

    Por isso que nos falamos aos quatro cantos, a saude em itajai e uma vergonha. So vai melhorar quando a senhora Dalva dos encaminhamentos e sua turma de comissionados incompetentes forem embora da saude. Acorda prefeito. A Dalva nao e a solucao, e o problema da saude.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: