“Cadê a mobilidade urbana prometida por Jandir&Dalva?”

esta é a minha coluna desta semana no jornal Sem Censura e que, provavelmente, terá uma continuação na próxima semana, já que o assunto ganhou maior destaque coincidentemente no mesmo dia em que saiu a edição do semanário. e também, ontem, o conhecido Tito Arruda lançou algumas notas no seu Facebook comentando o assunto da mobilidade urbana e dos lançamentos que a prefeitura fez (notem que escrevi nesta coluna sobre as obras do ano eleitoral de 2012, e, agora, a coisa se repete, ao que parece), comparando esta nova obra do tal “parque linear” com uma calçada da praia de Cabeçudas que a prefeitura está desde o ano passado se matando pra terminar. e parece que o Verão vai acabar, mas a calçada continuará inacabada. mas, este é o governo eleito pela maioria dos itajaienses. e vamos à coluna:

MOBILIDADE ITAJAIHá duas colunas atrás, neste Sem Censura, falei brevemente sobre mobilidade urbana, quando citando o fato de que o horário de verão da prefeitura de Itajaí melhorava o próprio trânsito da cidade. Porém, de nada adiantou, estamos em plena época mais quente em cerca de 88 anos (segundo dados da RBS), e ela deve durar até o fim da primeira quinzena deste fervente fevereiro, mas pouco adiantou para o prefeito, que não deu bola pro seu próprio decreto, voltando ao horário normal antes do programado. O servidor público que tinha seus planos baseados no decreto do Jandir?, oras, ele que se dane e volte ao trabalho. O servidor público que matriculou seu filho numa colônia de férias somente num dos períodos?, oras, ele que arranje alguém para cuidar da criança. Ah sim, e nesta quarta, as creches irão parar, só voltando na segunda-feira. Mas, quem liga, né?

Entretanto, não é sobre isso que vim falar hoje. Vim lembrar aos itajaienses sobre a mobilidade urbana da cidade. Um tema que está no topo das atenções no mundo inteiro, e no Brasil não poderia ser diferente. Hoje, ele rivaliza com Educação, Saúde e até ganha da Cultura, em alguns lugares (infelizmente). E na última campanha municipal de 2012 vimos várias promessas do governo reeleito falando sobre o tema. Porém, como já era de conhecimento de quem acompanha a política local, Jandir Bellini, Dalva Rhenius e o grupo político que os sustenta pouco se importa com isso. Tanto que a maior obra da cidade (começada num governo do PT, em 2007) em mobilidade urbana – a Via Portuária –, se arrasta nestes quatro anos e pouco de governo Jandir/Dalva e nada de chegar perto de seu fim.

Ah, sim, no ano eleitoral de 2012 o governo lançou a obra de uma ponte que ligará os bairros São Judas e Cidade Nova, o que será, provavelmente, a segunda obra dos últimos anos na cidade no quesito mobilidade urbana. Porém, pelo jeito, ficaremos somente nisso. Também se falou durante a campanha em elevados, e o primeiro, se não me engano, seria ali na famosa rótula do Vanolli, onde está hoje a Delegacia de Polícia Civil. E, agora, digam-me, alguém ouviu falar neste elevado? E como ele até agora não saiu do papel, ou foi pelo menos pra imprensa, alguém tem esperanças numa obra como esta? Aliás, alguém sabe de outra obra em mobilidade urbana em Itajaí nos últimos anos, que não estas duas – todas inacabadas – que já citei? Alguma grande rua aberta? Comparem com Balneário Camboriú, Blumenau, se duvidar, até Brusque, e vejam quantas ruas abertas, elevados, obras que mudam a cara da cidade! Enquanto isso, em Itajaí, só vemos mudanças de mãos em ruas, que são, no mínimo, medidas paliativas. Não se vê nem no horizonte alguém pensando (e fazendo) Itajaí pra daqui a 50 anos. Só se pensa no agora. A ponte/túnel entre Itajaí e Navegantes, vai e volta a cada 3 ou 4 anos no noticiário político, mas também não passa de um estudo de um projeto. Talvez nossos governantes saibam a pouca força política que possuem para lutar por algo grandioso para a cidade. Ou, talvez, seja só a básica incompetênciados dos nossos eleitos.

Anúncios

3 Respostas to ““Cadê a mobilidade urbana prometida por Jandir&Dalva?””

  1. Ismael Says:

    Infelizmente nada sera feito até a próxima eleição. Enquanto isso o povo sofre.
    Volto a falar. Num post no facebook da prefeitura falaram em operação tapa buracos na Schmithausen. Questionei quando seria feita uma revitalização, nesta que é uma das principais vias da cidade. Alguém da prefeitura então respondeu. “A operação tapa buracos vai ser em toda extensão da via”.
    Balela!!! Uma casca de ovo foi colocada ali de qualquer jeito. Sem nivelamento, sem estudo técnico algum.
    É só você andar desde o inicio do trevo que vai ver quantos buracos e protuberâncias tem ali. Já ocorreram vários acidentes por causa das condições precárias que está a via. Sem contar que os ciclistas tem que se arriscar com caminhões no mesmo espaço, um absurdo.
    O único jeito é, quem se sentir lesado com acidente ou ter seu veiculo danificado, é processar a prefeitura. Aí talvez eles se mexam. E podem ter certeza que dá certo. Conheço gente que já conseguiu.
    Parabéns as cidades que estão tentando reorganizar seu trânsito, como Balneário Camboriú e Blumenau. Pelo menos se vê o esforço e que são grandes obras, e vias com bastante espaço.
    Aqui na cidade que é o 2º maior PIB do Estado e tem um dos portos mais importantes do Brasil, sabe-se lá o que fazem com o dinheiro do povo. Esta na hora de mudar essa gente. Independente do partido.

  2. Fabio santos Says:

    O negócio do jandir e da dalva com relação a mobilidade urbana, é lascar multa no povão. ONDE ESTA O IPUI DO JANDIR? 50 km por hora em toda a itajai , só se andar de carroça. INCOMPETENTES!

  3. Carlos castilho Says:

    Eita Jandir Amarelo , vai deixar para terminar as calçadas da praia de cabeçuda no inverno , bem ve que ele não é da região praiana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: