A Saúde abandonada: mas, quem liga pra isso?

artigo meu publicado nesta semana no jornal Sem Censura:

dalva rhenius saudeAo que parece, em Itajaí, poucas pessoas ligam. O prefeito é o primeiro da lista, pois, em pleno fogo cruzado contra uma das pastas mais importantes do governo, aquela que suscitou várias frases bonitas durante os protestos do ano passado (em Itajaí, aconteceu um só, porém, não era direcionado à própria cidade, e sim, em tons genéricos, do jeitinho que o prefeito gosta), além de não dar bola, jogou a vice-prefeita que estava (como já esteve outras vezes) como secretária da Saúde pro cargo de prefeita na semana passada. Claro, tudo com a maior pompa possível, e, até onde vi, com a imprensa devidamente no seu curralzinho, sem cruzar a faixa amarela, nada de perguntarem pra agora prefeita como é que ela vai resolver o problema seríissimo da alta taxa de mortalidade infantil que a sua gestão enfrenta (fazendo de conta que não existem outros problemas da pasta, é claro), que, agora que a matéria saiu no Diarinho (também na semana passada), disse que vai resolver o problema, também ligado à mortalidade infantil, das mortes que simplesmente não eram investigadas simplesmente porque o hospital Marieta Konder Bornhausen não queria, e assim ficou até agora!

Mas, sinceramente, convenhamos, com a mídia praticamente inteira encurralada (no melhor sentido da palavra), por que eu, prefeito de Itajaí, por exemplo, preocuparia-me com questões como estas, não é mesmo? Tu, leitor desta coluna, estarias preocupado? Sabendo que ninguém vai te interpelar numa entrevista, ninguém vai sair fora do roteiro pré-programado no famoso “eu te pago bem, tu ficas quieto, senão, não te pago mais”?

Eu responderia que é claro que não! Um prefeito que não tem de responder a praticamente nada na cidade, não é cobrado nada dele, pois, oras, é sempre culpa das más pessoas que o cercam, dos péssimos nomes que, tadinho, é claaaaro que não é ele quem indica, são os malvados partidos (quinze!!!) que indicam estas pessoas ruins, aquelas mesmas que, ao fazerem suas devidas besteiras (isso quando fazem alguma coisa), continuam lá, como se nada tivesse acontecido também – se duvidar, só mudam de cargo, pra disfarçar, quando a besteira é muito grande –, oras, oras, não é nada incomum que o prefeito e sua vice ajam assim, não estou certo? Estou, ou não, meus caros leitores? Pra que se preocupar? Com o que se preocupar? E este é o “modus operandi” do governo Jandir/Dalva desde o comecinho, desde lá 2009, quando eu já denunciava no meu blogue que o silêncio do governo diante de denúncias (como as primeiras que rolaram, exatamente na pasta da Saúde, logo nos primeiros meses do governo Jandir/Dalva) seria a tônica do mandato, pois, se não há cobranças na mídia, quem vai dar bola?

E assim, Itajaí caminha, pra onde, ninguém sabe, bem, quer dizer, o atual governo sabe, mas, vou fazer de conta que o leitor também não sabe e vai ficar pensando nesse “mistério”.

Anúncios

2 Respostas to “A Saúde abandonada: mas, quem liga pra isso?”

  1. Ana Says:

    Romulo,

    A saúde está uma vergonha, nós servidores estamos cansados dessa situação.

    A secretaria de saúde está cheia de problemas, tudo por conta da falta de administração.

    Pra senhora Dalva o que interessa é o seus interesses pessoais e politicos. Passando esse governo, a bomba na saúde continua, muita coisa pra arrumar e ela não está nem aí.

    Quem sofre com isso é o povo.

    Fora Dalva.

  2. Porto teria contratado escritório de advocacia de secretário de Jandir&Dalva | O Menino que não Machuca Says:

    […] do MP!), a mortalidade infantil que vem crescendo, por culpa de problemas da gestão da Saúde, os dois ex-secretários de Saúde que estão sendo processados, o recente escândalo do vereador que fez obras públicas, o transporte público integrado que não […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: