Golpes de estado dados com medo do “comunismo”

fiz esta listinha estes dias, mas, está aberta para atualizações:

Golpes e tomadas de poder no mundo, quase todos com a ajuda dos Estados Unidos (a maioria, ajuda direta!), e todos pelo mesmo motivo: “medo do comunismo”, igualzinho muitos ainda apregoam aqui no Brasil

hitler no poder1932 – Hitler e seus amiguinhos tomaram a Alemanha.

1954 – Golpe militar na Guatemala derruba o presidente eleito, com forte ajuda dos EUA.

1963 – Golpe militar em Honduras, apoiado pelas oligarquias e EUA, com medo do que aconteceu em Cuba.

O Golpe1964 – Golpe militar no Brasil, com forte apoio dos Estados Unidos, depondo o presidente eleito. A ditadura durou mais de vinte anos, e milhares de mortes e torturados pelo estado militar.

1965 – Invasão dos EUA à República Dominicana, apenas porque o presidente ELEITO tinha “inclinações à esquerda”!!! 22 anos se passariam diante de um governo opressivo.

golpe chile allende1973 – no Chile, o presidente eleito Salvador Alende é morte dentro do palácio após um ataque do exército, com forte apoio militar dos EUA

1980 – Aumento da violência durante as várias décadas de ditadura militar em El Salvador, com a política anti-comunista de Ronald Reagan. Foi colocado um embaixador na capital que era o cabeça dos organizações paramilitares do país.

1983 – Incrivelmente, após um golpe de socialistas em Granada, os Estados Unidos invadiu o país, com a desculpa de que estudantes estadunidenses estavam sob perigo, entre outras desculpas que foram comprovadas falsas, o que lembra também a invasão do Iraque, já nos anos 1990.

Anos 1980 – Na Nicarágua, a mesma coisa de El Salvador, onde o governo Reagan tentou de todos os modos possíveis ferrar com o governo do país (com financiamento também de grupos terroristas, os “contras”), que fazia fortes mudanças sociais e era apoiado pelos comunistas.

invasao estados unidos1989 – Invasão do Panamá pelos EUA, na tentativa de manter sua política de intervenção no país (e o próprio Canal do Panamá, domínio estadudidense desde sempre, o que terminou somente em 2000). Capturaram, depois de intensa guerra interna, o ex-presidente Noriega, que fora cria da própria inteligência estadunidense (história parecida de Osama bin Laden).

2002 – Tentativa de derrubar o presidente eleito Hugo Chavez na Venezuela. Militares detiveram ilegalmente o presidente durante várias horas.

Anúncios

12 Respostas to “Golpes de estado dados com medo do “comunismo””

  1. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Mafra, quando a sociedade estiver totalmente degradada, os valores humanos em extinção, a natureza exaurida, a religião desacreditada, o capitalismo será execrado e seus seguidores perseguidos.

  2. Fabio santos Says:

    Menino que não machuca, vai morar em Cuba, coréia do Norte, Venezuela, mas antes doa todos os bens que você conseguiu com o seu suor. COMUNISMO IRMÃO.

  3. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    ôba! pra Cuba tem viagem paga, Fabio? Tô nessa,nego!

  4. pedrão Says:

    meu candidato agora é jair bolsonaro um ex militar que luta pelos direitos e deveres de nos brasileiros e não por um partido que só rouba e vcs ainda ficam aplaudindo em pé. abram os olhos que estamos caminhando por uma ditadura civil.

  5. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    “Use Baygonl! Contra moscas, baratas e trolls, Mafra!

  6. anonimus Says:

    Onde o socialismo existiu ou deu certo? Me prove?

    • Rômulo Mafra Says:

      Vai a resposta que acabei de dar a mesma pergunta num debate no Facebook:
      assim como não existiria Capitalismo (em sua plenitude) rodeado de países socialistas/comunistas, o contrário também é verdadeiro. Inclusive, como dito por Lênin, se não estou enganado, há muito, muito tempo atrás, isso não tem como dar certo (foi o Stalin que não acreditou e tentou manter o “socialismo num só país”). Ou é socialismo na maioria dos países, ou é o capitalismo na maioria dos países (como é hoje, onde 98% dos países, eu acho, são totalmente capitalistas — e os outros 2% são tentativas, ou construções de socialismo). O que não inviabiliza as tentativas de Socialismo, pois, é claro, uma hora elas têm de começar, mas só existirão de verdade, como maioria, assim como o Capitalismo.
      Portanto, não existe e nunca existiu socialismo pleno na Terra. Respondido?

  7. Fabio santos Says:

    ESQUECESTE O GOLPE MILITAR DE CUBA, QUE CONTINUA EM VIGOR ATÉ HOJE. LÁ QUEM MANDA SÃO OS DITADORES CASTROS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: