E aconteceu o Ato em Repúdio ao Golpe de 64 em Itajaí!

caminhada-golpe-64-repudio-itajai

e ainda não acabou! nesta terça-feira, terá uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Itajaí, exatamente no dia do Golpe Militar, o famoso dia da mentira, 1º de abril

infelizmente, a chuva que caiu das 9h às 10h, exatamente no horário marcado pra concentração e saída do Ato em Repúdio ao Golpe de 64, acabou fazendo muitos que viriam, desistindo, e, as cerca de 50 pessoas que ficaram (ou chegaram até atrasadas) e marcharam até o final do calçadão da Hercílio Luz merecem os cumprimentos dos organizadores do ato. infelizmente, poucos partidos foram representados, e a maioria, inclusive, alguns que participaram da primeira e da segunda reunião, simplesmente não deram as caras, destaque para o grande PMDB, com um número expressivo de filiados na cidade, e, neste ato em especial, deveria ser o maior interessado, já que foi o único partido democrático mantido durante o regime militar.
já os partidos que participaram do ato em prol da democracia, também merecem destaque, o PT, PDT, PRP, e, claro, às pessoas que não são ligadas aos partidos organizadores (relembrando, TODOS foram convidados), mas que apoiaram o movimento de repúdio ao golpe de 1964 — e impossível não destacar o senhor nordestino, que estava trabalhando de palhaço na Hercílio Luz, e desde o começo, aderiu à caminhada, indo na frente, e dando discursos que emocionaram a todos, e, também, o belíssimo trabalho da artista Silvana Rocha com esse boneco na foto, representando um torturado no pau-de-arara, muito usual na época da Ditadura!

na verdade, só o fato de em Itajaí não ter tido a vergonhosa Marcha com Deus, pela Família e a Liberdade, reeditando o que aconteceu nos dias anteriores ao golpe que nos enfiou em 20 e poucos anos de Ditadura Militar-Civil, já foi uma vitória. porém, Itajaí é uma cidade conhecida pelo provincianismo, o que também se reflete, inclusive, na Direita, que é acomodada, pois quase sempre esteve no poder local. abaixo, o release do vereador Thiago Morastoni (PT), que, com o vereador Giovani Felix (PT) e Rafa da Padaria (PRP), foram os únicos que compareceram ao evento:

Caminhada de repúdio ao golpe militar de 1964 reúne itajaienses na Rua Hercílio Luz
Representantes de partidos políticos e população em geral lembraram o importante fato histórico, que completa 50 anos

Uma época marcada por muita opressão, prisões, interrogatórios, torturas e execuções. Assim foram as duas décadas de ditadura militar no Brasil. Para lembrar a população dos terríveis atos praticados durante o período e a importante valorização da atual democracia, foi realizado na manhã deste sábado (29) o “Ato Cívico de Repúdio ao Golpe Militar de 1964”. A caminhada aconteceu no calçadão da Rua Hercílio Luz e reuniu populares e representantes de partidos políticos, como os vereadores Thiago Morastoni (PT), Giovani Felix (PT) e Rafael Dezideiro (PRP), além de Jean Sestrem, presidente do PT em Itajaí, e Everton Wan-Dall, secretário-geral do PDT/SC.

O grupo caminhou ao som de músicas de protesto à época do regime militar, carregou bandeiras do Brasil e levou até um boneco preso em um pau-de-arara, representando a tortura que as pessoas sofriam. A ação, de iniciativa da Câmara de Vereadores de Itajaí, foi proposta por parlamentares das bancadas do PT, SD, PMDB, PRP e DEM.

“É importante mostrarmos os reflexos do regime militar na história do Brasil. Foi um momento triste, que faz valorizarmos ainda mais a democracia”, destaca o vereador Thiago Morastoni, que fará um discurso sobre o tema na terça-feira (01), durante sessão solene do Legislativo que marcará os 50 anos do fato histórico.

Na última quarta-feira (26), cerca de 200 estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino de Itajaí participaram, no Plenário da Câmara de Vereadores, de um ciclo de palestras alusivas ao golpe de 64. O objetivo foi mostrar aos jovens os significados e repercussões que o ato teve na sociedade brasileira. A maior parte dos alunos não tinha ideia de que o Brasil viveu momentos assim.

Anúncios

5 Respostas to “E aconteceu o Ato em Repúdio ao Golpe de 64 em Itajaí!”

  1. Elio Says:

    Este foi um protesto? Na frente do protesto estava um guerrilheiro com cara de adepto as musicas do Bob Marley em apologia ao pau de arrara. No presidio da joca Brandão com 7 de setembro havia + – 20 presos ladrões de galinha.50 mil habitantes. Hoje temos mais de 4 mil presos e a população com + – 200 mil. Bandidagem não respeita ninguém. Peço já o retorno desta ditadura.

    • Rômulo Mafra Says:

      Apologia ao pau-de-arara? Guerrilheiro? “Cara de adepto das músicas do Bob Marley”??? E daí? Algo contra Bob Marley? É assim que tu enxergas um mundo tão complexo como o nosso????? Aliás, estivesses presenta ao evento? Acho que não, e estás interpretando equivocadamente por uma foto. Queres mesmo a volta da ditadura????

    • Manoel Mafra Says:

      Obrigado! “Guerrilheiro Urbano” , admiro este tipo de elogio! Aliás foi apenas um simbolismo de um passado que assombra muitos e de formas diferentes, a passeata! Mas se você se sentiu incomodado, na mais pura gentileza, porque na hora não perdiu licença a mim e segurou o pau de arara! Assim eu ficaria com os 20 presos ladrões de galinha! Talvez eu libertassem eles. Mas agradeço Elio, fui bem ou mal visto. É o que importa! Mas antes de julgar alguém meu caro, saiba buscar informações. Vai dizer que nunca ouviu Bob Marley?

    • Guilherme Antunes Says:

      Caro Elio, entendi o seu recado, pelo que expressou, naquela época a legislação era cumprida a risca, por isto não existia bandidos, os que se arriscavam eram peixe pequeno, os famosos ladrões de galinhas como exemplificou.
      Realmente nos dias de hoje a bandidagem não vê limites em seus atos, acredito que a impunidade faz esta demanda aumentar deixando a população refém destes bandidos.
      Será que o povo não sabe aproveitar a liberdade?
      Acho que se espelham na politicagem grauda, onde a ladroagem corre solta e nada acontece.

  2. Hélio Jorge Cordeiro Says:

    Ás vezes penso que certas pessoas deveriam ir na marchar com Deus, digo, na marchar em direção a Ele…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: