“Copa do Mundo para leigos”

minha coluna desta semana no Sem Censura, que já circula desde ontem em Itajaí e região:

copa do mundo brasilComeço esta última coluna antes da Copa do Brasil com um título entre aspas, pois é o que vai ser a maior parte da coluna, pra deixar claro, praticamente desenhando, pros poucos que ainda acham que ser “contra a Copa” é algo quase “cult”, ou é algo apenas dos “esclarecidos”, enquanto os que são a favor ou são “alienados”, ou governistas. Primeiro, desde que me conheço por gente, gosto de futebol. Também gosto de tênis, pingue-pongue, vôlei, golfe, futebol americano, taco, bolinha de gude, enfim, gosto de esportes, gosto de disputas, gosto dessa sensação de guerrear com um oponente, e, como explica o cientista Carl Sagan, está no nosso DNA; fomos durante centenas e centenas de gerações caçadores, guerreiros pela nossa sobrevivência, e, hoje, apenas algumas gerações após abandonarmos esta luta diária por nossas vidas, compensamos esta ânsia nos esportes, e se “o nosso time nos representa o lugar onde vivemos, o nosso povo – contra aqueles outros sujeitos de um lugar diferente, habitado por um pessoal desconhecido, talvez hostil”, como dizia Sagan no artigo “Os Caçadores de Segunda-Feira à Noite” (publicado no livro “Bilhões e Bilhões”), podemos ser perdoados por esta nossa programação geracional e gostarmos de esportes, de competições, enfim, por gostarmos de ter nossa adrenalina medida enquanto tentamos vencer um oponente. Isso é para aqueles que acham que todos que gostam de futebol são alienados. Claro que há graus e graus de alienação, concordo, principalmente daqueles que estão em meio à torcidas organizadas, ou os mais fanáticos. Mas mesmo estes, estão dentro de um contexto da nossa sociedade.

#vaitercopaAgora, voltemos ao texto de onde tirei o título desta coluna: “Copa do Mundo é o evento mais assistido do mundo. Mais que Olimpíadas, Superbowl, Grammy, Miss Universo, Oscar, final de novela. Existem mais países filiados a FIFA do que à ONU, o que no frigir de ovos significa que existem mais países interessados em jogar a Copa do que apoiar a PAZ MUNDIAL. Se você sabia nada disso, meio que nem deveria opinar. Tratar o evento como algo qualquer de uns fulano correndo atrás da bola é apenas ratificar a redoma intelectual em que se vive. (…) A Copa do Mundo é marketing gratuito de um país pra quase sempre (não é de fato grátis porque a FIFA é o cramunhão do mal de nossos tempos, mas ainda assim exponencialmente mais barato do que uma agência pagaria em vias normais para divulgar o país). É um evento que não tem a ver só com futebol. É muito maior, é gigante. Não há uma única razão plausível de achar que sediar uma Copa do dilma seleção brasileira copa 2014Mundo é algo maléfico. E nem por causa do ‘legado’ (obras, aeroportos, etc), que isso é um mito já derrubado por economistas fodões, mesmo entre os países desenvolvidos.” E aí o Leandro Vignoli vai na jugular, quando fala dos “protestos pra abrir os olhos do mundo”: “Sinto aí desapontar os amiguinhos com máscaras do V de Vingança, mas não é a Copa do Mundo que faz do Brasil um cocozal. ‘Mas, cara, temos que abrir os olhos do mundo com o que acontece aqui!’. Um conselho bem honesto, cala essa matraca, velho. O mundo é esse lugar doido onde vilas inteiras são dizimadas pela tribo rival e outras merdas barra-pesadas acontecem, tá ligado? O mundo tá cagando se o teu país é corrupto. O que o mundo diria se ‘abrisse os olhos’ seria algo do tipo ‘Fodam-se, caras. Resolvam aí entre vocês que nem é tão difícil.’”.

Entenderam o desenho? Ah, e daqui uma semana, volto ao tema, ou não. Bolão básico: Brasil 2 x 0 Croácia e Brasil 3 x 1 México! #VaiTerCopa!

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: