Dalva não é socialista!!

minha coluna desta semana no semanal Sem Censura:

anitta fakeSempre que eu leio o colunista do Diarinho JC falando sobre a nossa vice-prefeita, ou sobre o partido em que ela está, e o mesmo colunista a chama de “socialista”, sinto aquela pontada no peito, porém, sei que o JC a chama assim de uma forma irônica, pois está claro para quem entende um pouco de política que a nossa vice-prefeita, já filiada a uns quatro ou cinco partidos anteriormente (o primeiro partido dela, se não me engano, foi o PFL, partido que veio do antigo partido, que foi sustentáculo da Ditadura Militar – que era, não se engane, de Direita), obviamente não é, nem provavelmente nunca será uma SOCIALISTA, no sentido estrito do termo. Claro que, hoje em dia, com o atual sistema político-partidário brasileiro, alguém como a Dalva pode estar num partido que tem o nome de Partido Socialista Brasileiro, mesmo sem ser ou sequer saber direito o que significa SER socialista. Aliás, o próprio partido PSB tem dono (em SC), e um dono famoso por ser dono de outros partidos, e que teve sua família como um dos pilares da Ditadura Militar no estado: a família Bornhausen. Agora, alguém consegue imaginar os Bornhausen sendo… socialistas? Não dá, né? Por isso entendo a forma irônica do JC ao se referir à Dalva ou até mesmo ao Paulinho Bornhausen (filho do Jorge Bornhausen, ex-governador de Santa Catarina, indicado pelos militares que deram o golpe em 1964), porém, em tempos de Facebook, onde textos de humor acabam virando referência para críticas como se fossem reais, todo cuidado é pouco, e uma explicação do que é ser Socialista se faz necessário, ainda que resumidamente:

liberdades capitalismo socialismoSer socialista, é claro, em primeiro lugar, refere-se a alguém que preza pelo social, o ser humano, e não às relações comerciais entre as pessoas, que é uma das primazias de alguém de Direita. Ser socialista é ser a favor dos indivíduos, e apoiá-los com medidas sociais que beneficiem o POVO. O contrário disso, é o que vemos em governantes da Direita, quando se entende que é mais importante, por exemplo, beneficiar o patronato, que este, “sem dúvidas”, repassará estes benefícios aos seus empregados, consequentemente, melhorará a vida do povo. Só que o patronato tem um único objetivo: o lucro. E este lucro se dá pela exploração do trabalhador, através ou de salários baixos, e/ou através de diminuições de garantias trabalhistas. Para o patrão, o trabalhador vem depois, bem depois do seu lucro.

esquerda socialismo comunismoEm segundo lugar, um socialista lutará sempre pela DIMINUIÇÃO da desigualdade social, e, novamente, isso não se dá apenas com apoios políticos-financeiros ao patronato. Se dá com apoio efetivo ao POVO, através de programas sociais, como acontece hoje no Brasil com o Bolsa Família, um dos programas de transferência de renda para famílias que vivem em extrema pobreza, além de colocar as crianças na escola (uma obrigatoriedade do programa), entre outros benefícios. Porém, a Direita sempre foi contra transferência de renda. Pra eles, o mais importante é “ensinar a pescar, não dar o peixe”, como se diz. Porém, sabemos que pra quem nunca teve o “ensino do pescar”, nem nunca teria, o mais importante é não passar fome e ter algum alento de poder sobreviver, de colocar seus filhos na escola, de ser beneficiado por um Estado que nunca deu bola pra ele! Ah, e não confundam socialismo com comunismo (apesar que todo socialista, geralmente, seja um entusiasta do comunismo, que prevê o fim do Estado como conhecemos, mas isso, é outro assunto). Para ler mais sobre ser socialista, vá aqui: http://www.portaldaorganizacao.org.br/?p=10512

Anúncios

7 Respostas to “Dalva não é socialista!!”

  1. Elio Says:

    Socialismo. Simbolo máximo da vanguarda do atraso. Se vê diariamente cubanos fugindo para os EUA e jamais se ouviu um imbecil socialista brasileiro querer morar em CUba. Seja o primeiro e nos conte sua experiência da ilha caribenha.

    • Rômulo Mafra Says:

      Ah, claro, o Capitalismo, esse símbolo máximo da Humanidade, né? Me conte como o mundo está uma maravilha com o abençoado Capitalismo? Ah, sim, vais falar dos poucos que se dão bem? Ou vais falar da maioria que é subordinada à patrões, na sua maioria, exploradores destes mesmos trabalhadores? Ou dos que estão na fila do desemprego, passando fome, morrendo pelas condições sub-humanas que vivem nos rincões do mundo inteiro?

      • Elio Says:

        Quem sabe quando você pegar aqueles 3 meses de licença ao qual tem de direito a cada 5 anos e aproveite e adquira uma passagem somente de ida para CUba e mais algum trocado. Lá arrume um emprego e tente sobreviver com a caderneta de alimentos do Fidel e mais o salario minimo de 18 U$. Quando retornar nos conte os mínimos detalhes desta aventura no pais simbolo socialista das américas. Detalhe, não vale arregar.

  2. lidioselenense Says:

    Rômulo:

    Acho “Igualdade Social” (onde todos são iguais, todos são zumbis) uma utopia perigosa. Tenho uma definição diferente para Esquerda. A Direita fala em Meritocracia mas quer hipocritamente manter privilégios de casta e nascimento (ou seja, quer que seus filhos ou “protegidos” sejam dispensados de provar o próprio mérito, uma vez que esse mérito seria “evidente” — “pergunte pra mãe do Doutor João pra ver se ela não concorda”). A Esquerda quer derrubar o vigente Sistema de Castas (Casa Grande e Senzala, como quer Mino Carta), permitindo, no futuro, que haja uma verdadeira Meritocracia, isto é, uma Meritocracia não seletiva, não vedada — em tese — à maior parte da população. Mas a discussão vai longe, continuando com a pergunta: o pobre brasileiro quer realmente deixar de ser pobre ou o seu Machismo o faz se sentir “igual” aos poderosos (que têm milhares de subordinados), já que ele também tem 1 ou mais subordinados (a mulher e os filhos pequenos) ?
    No mais, estou tentando achar o quinto capítulo da novela “12 anos”, que me permitiu “descobrir” este saite. Alguma sugestão?

    • Rômulo Mafra Says:

      Discordo apenas da sua opinião sobre a igualdade social. Não vejo porque sermos “iguais” em questões sociais nos tornariam zumbis. Não é isso, nem de perto, que quer o socialismo, ou quem luga por igualdade social. O contrário, sim, nos torna zumbis, zumbis presos dentro de casa para nos sentirmos “seguros”, nos torna zumbis controlados pela propaganda de produtos que não necessitamos, mas, que nos obrigam a pensar que serão indispensáveis. Infelizmente muitos confundem igualdade social com igualdade entre pessoas, não, cada pessoa continuará a ser um indivíduo, com as suas diferenças, opiniões etc., porém, terá as mesmas chances que todos, terá os mesmos acessos aos benefícios que todos teriam, o que não acontece, nem acontecerá com este nosso sistema capitalista falido.
      E, realmente, o brasileiro prefere continuar “senhor — feudal — do seu lar”, e isso, lhe basta, infelizmente.

      Sobre a novela “12 anos”, infelizmente, não publiquei mais partes dela… até continuei escrevendo mais alguns capítulos, mas, está parada há algum tempo e ainda não tenho previsão para terminá-la. 🙂

  3. Cláudio Carvalho™ (@carvalhoclaudio) Says:

    Bolsa Escola criada pelo Senador Cristovam Buarque e levada a todo o Pais pelo Fernando Henrique tinha obrigatoriedade da frequência escolar, O Bolsa Família, foi uma junção do Bolsa Escola, Vale Gás etc. mas não tem obrigatoriedade de frequência das crianças o que é uma pena, Inclusive a mudança do nome do Auxilio foi um erro, Esses dias ouvindo uma entrevista de um neurolinguista o mesmo dizia que quando era Bolsa Escola, as famílias que recebiam o dinheiro ficariam com a consciência “pesada” de usar o dinheiro para outros fins, já com o nome de Bolsa Família o Pai ou Mãe recebe e entende que esse dinheiro é dele que ele faz o que quiser com o dinheiro. Apesar de ajudar as famílias acredito que simplesmente transferir a renda não é a solução.

    • Rômulo Mafra Says:

      Claudio, desde quando o Bolsa Família não tem a obrigação de frequência das crianças na escola? Até onde sei, é obrigatório sim, atestar a frequência na escola para manter o recebimento do BF.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: