A mídia continua sua queda sem fim para o buraco

imprensa_vendidaUma notícia tem sido alvo de comentários desde a semana passada, quando alguns vários jornalistas do jornal Folha de S.Paulo foram demitidos. Mas, como a polarização Dilma x Aécio (ou seria PT x PSDB, ou, políticas sociais x políticas para elite, ou, esquerda x direita, ou todas as opões anteriores) ainda não acabou, culpa da recém-terminada eleição presidencial de duas semanas atrás, alguns tentam, via redes sociais (e talvez alguns colunistas mais afoitos), fomentarem que poderia haver alguma intervenção estatal no caso, o que soa até vergonhoso, visto que se trata de uma grande empresa de comunicação PRIVADA, obviamente, e que nunca, pelo tamanho e pelo que é, deixaria que houvesse uma intervenção estatal dessa natureza.

E, claro, sendo uma empresa privada, ela corre os riscos de uma empresa qualquer que está dentro do que se chama “livre mercado” (muitas aspas no livre, é claro). Uma rápida explicação do que é “livre mercado”: basicamente, é “quando os agentes econômicos agem de forma livre, com pouca ou nenhuma intervenção dos governos” – Wikipedia). E a minha citação de que haveria muitas aspas no “livre”, é porque quem estuda a sério isso, sabe que não há liberdade alguma. A única liberdade, e nem isso é verdade, é que é a tal economia baseada na não-intervenção governamental. Porém, os governos também estão dentro desta lógica, pois estamos no sistema capitalista, e eles, os governos, usam ela a seu favor (e também levam porrada do mesmo “livre mercado”). Um exemplo, seria o governo retirar verbas públicas de empresas jornalísticas que usaram o mito da imparcialidade pra se posicionarem (sem se posicionarem de verdade e sem explicitarem isto para seus consumidores) a favor de um candidato ou outro, como se estivessem exercendo JORNALISMO, o que é falso além da conta. Nem preciso citar aqui as últimas edições da revista Veja e IstoÉ, só pra ficar nestes dois veículos, antes das eleições, demonstrando claramente que estavam MANIPULANDO seus leitores para que votassem no candidato x. Aí, neste caso, entraria o “livre mercado”, o direito de um governo de retirar seus anúncios publicitários da tal empresa, já que a mesma está usando de seu dever de INFORMAR, ao contrário, manipulando seus leitores contra o próprio governo que estava pagando os tais anúncios.

Entretanto, aí, os mesmos defensores do tal “livre mercado” ficam revoltadinhos e saem atirando que, “oh, o governo está querendo censurar o veículo de comunicação tal”. Oras, bolas, mas não é um direito de um governo (seja municipal, estadual ou federal) escolher quais veículos deve anunciar? Existe alguma obrigação constitucional que diga que o governo tem de anunciar na Veja, na Folha, na Globo? Este mesmo defensor do “livre mercado”, anunciaria sua empresa num veículo que fosse claramente CONTRA sua empresa, usando de MANIPULAÇÃO, inclusive, pra difamar a empresa? Respondo: NÃO, então, por favor, parem com o mimimi que tá ficando cada vez mais feio pra vocês. Aceitem que a eleição acabou. 😉

da minha coluna no jornal Sem Censura

Anúncios

4 Respostas to “A mídia continua sua queda sem fim para o buraco”

  1. Elio Says:

    Posta ai algum comentário sobre as prisões de PTistas envolvidos na corrupção da Petrobras.

    • Rômulo Mafra Says:

      Elio, que petistas que foram presos???? Aliás, vi uma notícia interessante, de que das 9 empreiteiras envolvidas em corrupção na Petrobras, 6 delas doaram 20 milhões pra campanha do Aécio… que coisa, né?

      • Elio Says:

        10 bilhões em desvios. Este dinheiro faz falta na saúde, segurança, educação ………liga a TV onde TODOS canais não param de falar nas roubalheiras onde o PT . Ou será que minha TV tá doida.

        • Rômulo Mafra Says:

          Que a TV esteja doida, não duvido, mas, deve ser difícil pra ti filtrar o que a TV diz e o que é real, né? Acalme-se, relaxe, respire fundo, averigue as informações que estão sendo jogadas, veja bem quem está sendo punido e não fale besteiras (“petistas presos”)… como queres ter um debate lógico se partes de uma premissa totalmente viajona como esta? Não teve nenhum petista preso neste caso.
          E não falas nada dos milhões que o Aécio recebeu destas empresas envolvidas? E o único diretor da Petrobras preso, foi indicado pelo FHC, não foi? Que coisa, né? Ou eu que estou inventando?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: