A Dengue do Jandir, ou, eu avisei!

dengue jandir belliniImpossível não falar do assunto do momento na cidade. E, claro, apesar de ainda tratado com os maiores cuidados pela “grande” imprensa de Itajaí, todos ainda afagando os egos governamentais do paço da Vila Operária, tratando com luva o prefeito que, a despeito de tratar preventivamente a possibilidade de um surte de dengue na cidade fez o que? Oras, afagou a imprensa com sua bela propaganda (bem amarelinha e tal, lembram?), que deve ter custado algumas boas dezenas de milhares de reais e tá pronta a prevenção contra a dengue, que já virou piada pelo estado de Santa Catarina. Enquanto isso, a secretaria de Saúde, como é sabido (e também piada na cidade), continua o cabidão de empregos do governo, alojando principalmente os chegados da vice-prefeita, a grande entendedora da saúde de Itajaí, segundo os próprios eleitores e defensores do governo Jandir&Dalva, a que iria nos salvar, como dito durante a campanha vitoriosa de 2008! Entretanto, como disse há pouco, não salvou, e simplesmente loteou os cargos da Saúde, inclusive, com até DOIS secretários AFASTADOS (Lírio Eing e Sérgio Liberato) pelo Ministério Público na gestão Jandir/Dalva!!! A própria “Dalva da Saúde” estava (ou está?) sendo investigada enquanto tinha sido secretária daquela pasta no famoso (alguém ainda lembra?) caso da Argolo (http://wp.me/pdrbW-2Gd).

Já em março de 2014 o título desta minha coluna (http://wp.me/pdrbW-4DH) já denunciava: A Saúde abandonada: mas, quem liga pra isso? Alguém ligou? O povo cobrou? Foi verificar? Saiu, então, às ruas para reclamar do prefeito? Ou, pelo menos, demonstrou nas redes sociais sua indignação sobre isso? Não. Esta coluna, deste jornal, ou mesmo o meu blogue, onde quase sempre publico minha coluna, não têm a força necessária para rivalizar com “grande” imprensa itajaiense, obviamente, os dois canais de televisão principais, além da RBS (esta, interessantemente, tem levantando questionamentos quanto à qualidade do governo Jandir mais do que o normal) e o Diarinho, este, um dos poucos que também não se tem intimidado em publicar as matérias que atingem o governo municipal quando necessário.

Resumo disso tudo: preciso dizer? Preciso repetir que temos um governo praticamente parado, que prometeu e, até agora, não consegue cumprir muitas de suas promessas, inclusive o Centro Integrado de Saúde, que anda a passos de cágado, o Sistema de Transporte Coletivo que, agora, parece que vai, depois de mais de cinco anos de obras (na verdade, duas obras que poderiam ter sido feitas em um ano!), mas, só acredito quando estiver tudo prontinho etc., a obra da Osvaldo Reis, pelo menos, por enquanto, que está com mais cara de “vergonha alheia” do que outra coisa – mas, torço para que acertem o que estão fazendo ali, pois tá ficando feio, muito feio, o elevado do Vanolli, que, quem sabe, daqui uns dez anos, se comece a obra, a ponte da Jacob Ardigó, começada lá antes de 2012, e a continuação da própria avenida Jacob Ardigó, mais parada que água de poço (pelo menos, se contarmos desde que começou, também lá no longínquo ano de 2012).

Enfim, se não fosse piada, poderíamos até rir do surgimento na cidade de um monte de escorpiões amarelos também é mais um caso para a combalida Saúde de Itajaí cuidar. Mas, e quem vai cuidar da secretaria?

da minha coluna no jornal Sem Censura

Tags: , , , ,

Uma resposta to “A Dengue do Jandir, ou, eu avisei!”

  1. Maria Ester Says:

    Rômulo,

    A secretaria de saúde é uma vergonha, não teve um secretário que se aproveitasse. A vice prefeita dita as regras na saúde e esse foi um dos motivos também do caos que é a saúde.
    Meu. Deus ninguém vê isso. A senhora Dalva que não entende nada de gestão, só politicagem é uma mau para a saúde.
    É uma secretaria em que a grande maioria de comissionados não serve pra nada, incompetentes.
    Estamos fazendo denúncias ao MP, para acabar com essa farra com o dinheiro público.
    E sobre a dengue, o secretário de saúde sabia do caos que ia ser se não tomasse medidas urgentes, e ele não tomou. Foi omisso e incompetente, não entende nada de gestão, é mais um apadrinhado fantoche da Dalva.
    Nós servidores estamos indignados. A imprensa dessa cidade não faz nada, protege esse governo.
    Não aguentamos mais esse governo na saúde, estamos pedindo socorro. Salvem a secretaria de saúde, fora Dalva, câncer da saúde.

Deixe um comentário