A Dengue (cada vez mais) do Jandir

jandir dengue dalvaE o tema recorrente em Itajaí não poderia deixar estas linhas mais esta semana. Novas informações nos põem a par de que o problema é mais sério do que se supunha. Eu mesmo, não acreditava que era tão ruim assim, mas, lendo as matérias da nossa imprensa (mentira, só no Diarinho e no Sem Censura estamos tendo mesmo matérias mais críticas), é impossível não colocar como o principal culpado pelo surto de dengue na cidade o próprio prefeito. Vamos aos fatos:

Segundo matéria do jornal Diário do Litoral, DESDE MAIO DE 2014 o prefeito Jandir tinha conhecimento através de um documento da secretaria de Saúde do problema da dengue e que ele era iminente. SOMENTE CINCO MESES DEPOIS é que a população teria começado a ser avisada! A sugestão da Saúde era que se começasse imediatamente uma campanha de prevenção da epidemia. Ainda de acordo com a matéria do Diarinho, o secretário de Saúde pedia uma força tarefa e uma campanha pela imprensa pra combater e minimizar focos, mas, o governo Jandir, na sua típica falta de vontade com assuntos que envolvem a população, como já dito, somente cinco meses depois lançou uma campanha pra alertar a população.

A desculpa da prefeitura, é claro, foi de que tudo começou já lá naquela época, porém, faltou uma campanha mais incisiva, palavras da assessoria da prefeitura. Ah sim, na matéria do Diarinho, o prefeito, como sempre, não foi encontrado para dar a sua versão. Como venho falando, desde lá 2009, a tática funciona perfeitamente. Só o Diarinho mete a faca, aí, o prefeito reiteradamente foge dos jornalistas e o assunto praticamente morre por ali mesmo, já que as pessoas nas redes sociais, aquelas que, neste exato momento, se auto intitulam “politicamente inteligentes”, não querem nem saber de criticar o santificado governo dos amarelos. O negócio é seguir a onda (manipulada, como sempre) e pedir “impeachment” (???) da presidenta Dilma, falar da Petrobras ou de quaisquer temas que a Globo/Veja e afins mandarem para eles.

E, contando com a plena indulgência dos outros meios de comunicação da cidade, fica fácil, como já disse, para o prefeito nadar no mar da tranquilidade do Saco da Fazenda, vendo a sua Marina sendo implantada a passos largos, enquanto ações para o povo, ficam à míngua.

O que chama outra notícia da saúde: lembram do Centro Integrado de Saúde, aquele que foi, inclusive, motivo de ação eleitoral do qual Jandir e Dalva foram derrotados, por propaganda irregular, bem, a obra está atrasadíssima e, agora, aumentou em mais de CINCO MILHÕES para ficar pronta. Isso também saiu em matéria do Diarinho. E se saiu em outros meios de comunicação, provavelmente, mais como uma “nota de rodapé” do que outra coisa. Ou alguém viu o Graciliano esbravejando contra o prefeito e o governador Raimundo Colombo (a matéria diz que os cinco milhões prometidos pelo governo estadual, até agora, não chegou lá no paço municipal)?

E aí eu pergunto, adianta eu ficar reclamando aqui? Não sei, mas, continuarei, pois tenho certeza que o futuro me dará razão, ainda que isso pouco adiante, já que nós, enquanto povo, sofreremos ainda por muito tempo pelos mandos e desmandos da atual administração.

da minha coluna no jornal Sem Censura

Uma resposta to “A Dengue (cada vez mais) do Jandir”

  1. Maria Ester Says:

    Rômulo,

    E o Secretario de saúde, este incompetente já sabia do problema a tempo e não fez nada também. Nós servidores sabemos disso. Meu deus temos que agüentar esse secretário que não sabe o que faz e só esta a serviço da vice prefeita e sua politicagem. A Dalva acabou com a saúde, só um cego não vê.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: