Onde estão as grandes obras de mobilidade de Itajaí?

viaduto vanolliFoi esta a pergunta que fiz no meu blogue na semana passada, comentando sobre a obra completamente parada da ponte da Jacob Ardigó, que irá, num futuro sabe-se lá quando, os bairros Dom Bosco e Cidade Nova (Promorar). Inclusive, após publicar que a obra da continuação da avenida Jacob Ardigó está basicamente a mesma coisa desde 2012 (!!!), saiu uma matéria na Ric Record onde o próprio apresentador do jornalístico indicou que a prefeitura dizia que até julho deste ano os carros já estarão passando pela ponte!!! Sério! Falou isso, e não se ouviu um pio sequer sobre a demora estrondosa da obra inteira! Nenhuma crítica! Nadica de nada! Enquanto isso, vemos obras vultuosas como a Marina do Saco da Fazenda indo de vento em popa, mas, como sempre digo por aqui, o povo não tá nem aí; quer dizer, a imprensa é que não faz o povo se revoltar contra os desmandos do governo Jandir — o total contrário que faz a mídia nacional, jogando o povo contra o governo Dilma. Apesar de, em tempos de internet, é um pouco de desleixo que as pessoas gostem tanto de ser manipuladas pela imprensa ainda, não?

Mas, voltemos às grandes obras de mobilidade da cidade. Algumas poucas semanas atrás, o governo Bellini fez o que tanto gosta, que é mudar o sentido das vias, criando os “binários” (ou seja, pegam ruas paralelas, e as transformam em mão-únicas, uma indo e a outra vindo), ali na Murta. Porém, “resolvendo” um problema, criaram outro enorme, pois o tempo de permanência no semáforo de quem sai da José Luiz Marcelino, que era de quatro minutos, no máximo, agora, virou uma enorme fila na via, e chega a durar até 10 minutos ou mais para andar pouco mais de 300 metros (por causa da mudança no tempo do semáforo da esquina com a Silvestro Moser). Ah sim, e eu tinha sugerido lá em 2012 (http://wp.me/pdrbW-3U2) uma mudança que, creio, seria bem mais interessante: transformar a Eugênio Pezzini (a rua da Liquigás) em somente saída, e, como está agora, só como entrada a Silvestro Moser. Aliás, esta sugestão de mudança foi aprovada pela Câmara de Vereadores em 2013 (http://wp.me/pdrbW-4sm), mas, nada foi feito, e, somente agora, em 2015, que fizeram alguma mudança (com o devido prejuízo para uma parte do bairro).

E qual seria a solução para resolver este problema criado (na tentativa de se solucionar outro)? Seria a prefeitura de Itajaí fazer uma outra obra de uma ponte, bem menor, se comparado com a da Jacob Ardigó, o qual já está projetada pela prefeitura há muitos e muitos anos, que é a outra ligação entre a parte baixa do Cordeiros e a Murta ali na rua Lidia Puel Peixer (rua da escola Maria Hulse Peixoto) com a Telêmaco de Oliveira (no loteamento Jardim Esperança).

Também já tinha sugerido, então, com outro projeto já existente, que se transformasse a José Luiz Marcelino em binário, mas, aí é pedir muito, que a prefeitura abra uma rua projetada para melhorar o trânsito por ali. Ah, e também deve ser pedir muito que a outra grande obra de mobilidade urbana de Itajaí saísse do papel, né, que é o elevado do Vanolli, mas, esse, assim como a Via Portuária, vai ficar para o próximo prefeito, pois Jandir&Dalva, em oito anos, não conseguirão começar o primeiro e terminar o segundo (já começado no governo anterior!).

da minha coluna no jornal Sem Censura

2 Respostas to “Onde estão as grandes obras de mobilidade de Itajaí?”

  1. Elio Says:

    E a via portuária. Quando a Dilma irá terminar? Ou esqueceu que é uma obra federal e que serve para promessas e mais promessas de um partido corruPTo.

    • Rômulo Mafra Says:

      A obra é do governo federal? Foi começada pelo governo federal? Foi o Lula quem começou a obra? Ou a obra era uma promessa de campanha do Jandir lááá no começo dos anos 2000, mas que foi começada pelo prefeito do PT, e que o prefeito do PP simplesmente deixou ao deus-dará???? Ah tá…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: