O fascismo invadindo a política local

ontem estive na Câmara de Vereadores de Itajaí, para saber como iria ficar a votação que levaria a algumas mudanças na eleição e na composição do Conselho Tutelar de Itajaí, seguindo as orientações do Condama, órgão federal que regula os conselhos tutelares. obviamente, a sessão foi tumultuada, inclusive por questões que sou proibido de citar aqui no blogue. em certo momento, a sessão fora suspensa, e o vereador Clayton (PR) entrou com um pedido de quebra de decoro contra o vereador Calinho Mecânico (PP). todos governistas. o clima ficou tenso, houve bate boca, pois Calinho teria sugerido, com palavras duras, que havia interesses pessoais de alguns ali na questão da votação das mudanças no CT de Itajaí. chegou, indiretamente, a dizer que que “estavam mamando” com isso! trocas de insultos, após o pedido de suspensão, os vereadores foram para o plenarinho, e voltaram, quase 20 minutos depois, pedidos de desculpas, pedidos de desculpas aceitos e a quebra de decoro foi retirada. ah sim, o vereador líder do governo então pediu vistas, e será votado na próxima quinta-feira, 26 de março.

fascista brasileiroporém, o que aconteceu antes, envolveu este que vos fala num pequeno bate-boca, mas, com viés fascista, provavelmente inspirado pela “onda apartidária” (e fascista) que toma conta do país. isso que o mesmo é padrasto de um vereador!! mas vamos aos fatos:

este senhor e sua esposa estavam, desde que tinham chego na Câmara, falando, criticando, elogiando, enfim, manifestando-se lá no fundo do auditório da CVI. eu também estava na última fileira, no lado esquerdo. eles no direito. porém, quando me manifestei, os mesmos começaram a me agredir verbalmente, mas, como não sou de revidar este tipo de coisa, fiquei na minha, mas, foi por poucos segundos, pois aí o tal senhor gritou umas duas vezes “fique quieto que tu é petista”, no que obviamente eu retruquei, pois este tipo de atitude FASCISTA não pode e não deve ser aceito, ainda mais num ambiente político que é a Câmara de Vereadores, a “Casa do Povo”. no que eu retruquei, o meu companheiro de partido Iedo, que estava ao meu lado, também perguntou, de forma incisiva, qual era o problema em ser petista. claro que isso tudo foi na base do grito, pois as pessoas que me agrediam verbalmente, também o faziam gritando. praticamente a sessão da Câmara parou por cerca de um minuto enquanto durou a discussão, porém, vendo que não abaixamos a cabeça, o tal senhor logo se recolheu e nada mais falou. na verdade, logo depois, nem o vi mais lá dentro do auditório.

uma vergonha! como podemos aceitar que alguém possa ser criticado ou que tenha de se calar por ser de algum partido??? (que nada tinha a ver com o que acontecia ali dentro!!! tanto que o projeto era defendido por alguns governistas, e um do oposicionistas — que são apenas três — já tinha declarado que iria votar contra as mudanças na eleição do CT!)

eu não aceito. e não irei aceitar! e vou defender a minha LIBERDADE DEMOCRÁTICA de ser do partido que for, e de dar as minhas opiniões quando eu achar por bem dá-las! e quem quiser reclamar, que venha DENTRO do seu direito democrático, não com xingamentos ou com tentativas de me acuar por algo que eu tenho o total direito de ser! isso é fascismo! essa foi uma atitude fascista! e TODOS NÓS devemos lutar contra isso, pois, está se espalhando, e, será perigoso para todos nós. lembrem daquele poema célebre de Brecht, com que termino este texto:

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Deixe uma resposta

