Teremos inundação em Itajaí nos próximos dias?

enchenteé uma pergunta difícil de se fazer. mas não impossível de se responder. a PROBABILIDADE é muito alta. esteve alta na semana passada, diminuiu, e voltou a aumentar com as chuvas que recomeçaram com força na noite de terça e madrugada de quarta. e aumentar muito, pois em poucas horas, os rios que NOS atingem aqui na cidade voltaram a subir ficando perigosamente perto dos níveis que INUNDAM Itajaí.

agora, 9h45 da manhã desta quinta quando volta a trovejar forte em Itajaí, o nível do Itajaí-Mirim em Brusque é de 7,30m, (diminuiu, inclusive, das últimas medições desta manhã) e precisa chegar a 10m para termos realmente inundação/enchente aqui. lá também chove neste momento. a previsão lá é de que chegue a mais de 8m nas próximas horas.

já os ribeirões de Itajaí estão muito altos. todos já em cota de alerta. e a maré, que por sorte não é tão alta, acontece às 11h o que pode provocar alguns alagamentos em áreas baixas. no Itamirim tá com 1m88 e precisa passar de 2m pra alagar.
na Murta onde vi que tá bem cheio também, está com 1,1m e precisa passar de 1,6m pra alagar. PODE acontecer isso na maré alta daqui a pouco.

PORÉM, as previsões de chuvas não são boas pras próximas horas/dias. hoje, quinta-feira, dificilmente teremos enchente em Itajaí. já na próxima madrugada, de sexta, tudo vai depender das chuvas de HOJE no Vale do Itajaí inteiro… se eu fosse apostar em algo tão ruim, infelizmente, apostaria que não escaparemos ilesos nos próximos dias. mas, basta acompanharmos os níveis dos rios Itajaí-Mirim em Brusque e o Açu em Blumenau (que enche em Itajaí chegando a 11m, o que ainda não acontecerá hoje).

durante o dia, estarei atualizando estes dados no meu perfil no FB aqui: https://www.facebook.com/romulomafraITJ

cotas de enchente em Blumenau (e Brusque): https://omeninoquenaomachuca.wordpress.com/2011/09/16/cotas-de-enchentes-em-blumenau-de-1852-a-2008/

Uma resposta to “Teremos inundação em Itajaí nos próximos dias?”

  1. Luiz Henrique Pereira Says:

    De acordo com a Defesa Civil de Brusque, na enchente de 2008, o Rio Itajaí Mirim em Brusque estava em 8,75m. Lembrando que em 2008 as águas afetaram mais Itajaí do que 2011, onde a Defesa Civil registrou mais de 10m em Brusque.

    Portanto, NÃO, não precisa registrar mais do que 10m em Brusque para alagar Itajaí! Depende também de outras circunstâncias, como a influência do Rio Itajaí Açu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: