Por que o Socialismo?

einstein socialismoRecebi um e-mail referente a minha coluna da semana passada no jornal semanal Sem Censura, aqui de Itajaí. Vou responder em partes, aqui, sem mencionar o nome de quem me enviou a missiva, já que não pedi sua autorização para tanto.

“Mas hoje percebi que o socialismo em tua opinião é a saída dos males atuais do Brasil.”
Há quantos anos vemos que a saída para as crises e males é continuar como está? Décadas? Mais de uma centena de anos? Sim. E o que tem acontecido tempos após tempos? As crises voltam. Elas são cíclicas. Isso já era dito por Karl Marx há muito, muio, muito tempo. E todos que o entenderam, corroboram tempos após tempos que essa é uma VERDADE, que é um fato notório. O Capitalismo não acabará com as crises econômicas e sociais que vivemos ciclicamente. Porque lhe interessa que elas continuem. Talvez não estejamos rumando para um Socialismo, mas, que estamos percebendo pela primeira vez, em maior quantidade, que o Capitalismo NÃO É A SOLUÇÃO, isso também é óbvio. O que virá dessa mudança, ninguém sabe. Desejaria que rumássemos para uma economia socialista? Sim, mas não creio que acontecerá durante o período da minha vida.

bem estar social“será que não estamos vivendo um socialismo, e agora com estas prisões de empresários com Políticos Petistas e seus aliados, estamos por dar um fim neste socialismo revestido de democracia.”
Socialismo? No Brasil? Desculpe-me, mas socialismo é muito, muito, muito mais do que Bolsa Família” ou políticas sociais ou de cotas, por exemplo. Isso é apenas o que se chama de “social democracia” (ou também “estado de bem-estar social”), no máximo. Num país onde bancos batem recordes de lucros, não se pode nem de brincadeira se falar em socialismo. Onde os mais ricos continuam ficando mais ricos, é até vergonhoso acreditar que estamos perto ou rumando para uma economia socialista. Uma rápida consulta ao Wikipedia já demonstraria que não há o menor resquício de Socialismo no Brasil (Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, assim como uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação.). Aliás, isso em qualquer lugar do mundo, mesmo onde governam partidos de Esquerda isso não acontece, o que não é nem o caso do Brasil, onde governa uma COALISÃO de partidos, muitos de Centro, alguns até mais de Direita, porém, sim, o PT é um partido de Esquerda — porém, há partidos ainda mais à Esquerda que o PT.

liberdade no capitalismo“Nas democracias o cidadão tem deveres, e se os cumprir desfrutará dos direitos. no socialismo o cidadão tem direitos, e se não aproveitar os direitos não sofrerá nenhum dever.”
Essas tuas sentenças não são verdadeiras. Queres dizer que TODOS no Capitalismo em que vivemos têm os mesmos deveres e desfrutam dos MESMOS DIREITOS? Será que um morador ali da “Vila da Miséria” tem os mesmos direitos respeitados, os mesmos acessos que o nosso prefeito, por exemplo? Ou até mesmo se comparado a mim, ou a senhor? Tens certeza que TODOS temos os mesmos direitos? Se o mesmo morador da Vila da Miséria for preso, seja lá por qual motivo, e um grande empresário também for preso pelo mesmo motivo do morador da Vila da Miséria, quem sairá mais rapidamente da cadeia? Quem ficará privado da liberdade que lhe é de direito? E essa regrinha básica, a LIBERDADE, ela é conseguida como? Através do capital, do DINHEIRO. Quem tem mais DINHEIRO, está muito à frente até mesmo em princípios básicos como LIBERDADE, no Capitalismo.

socialismo capitalismo 2“Nas democracias não há estatutos (do idoso; das armas; dos negros; das cotas; do menor etc. etc. etc.) e sim Constituição, onde todos realmente são iguais.”
Como disse, isso não existe. Não há igualdade quando o ser humano é medido pela QUANTIDADE DE DINHEIRO que ele tem. A nossa Constituição é uma das melhores do mundo, porém, por que ela nunca foi alcançada nem nunca será na sua plenitude. Por causa do Capitalismo e sua medida do capital, que é mais importante que o SER.

“No socialismo, a constituição diz que todos são iguais, a não ser aqueles que estão sob guarda dos estatutos, onde todos os diferentes tem direitos adquiridos dos iguais.”
Essa diferença que apresentas, inexiste. Os estatutos são pra proteger, geralmente, minorias, ou grupos de pessoas que sofrem ou sofreram discriminações, que foram tratadas como DESIGUAIS, provavelmente, por NÃO TEREM DINHEIRO.

“A Rússia é socialista, a Coreia do Norte Socialista, Cuba é socialista, China entre outras nações, mas todas querem fazer negócios com os Estados Unidos. Até o Irã precisa dos americanos. Veja bem, quem não faz negócios com os EUA e a Inglaterra está sempre na pobreza e com pires na mão.”
A Rússia é Capitalista. Já foi uma economia baseada no Socialismo, mas acabou em 1991. Coreia do Norte tem economia de experiência Socialista. China também. E assim como todas querem fazer negócios com os EUA, os EUA também querem fazer negócio com todas elas. Por que? Porque mesmo baseadas no Socialismo, elas também têm partes delas no Capitalismo. O Socialismo não abole o dinheiro, não nesta fase em que estes países, rodeados pelo capital, estão. Aliás, até onde sei, mesmo no Socialismo pleno, o dinheiro continuaria existindo, transações comerciais continuariam existindo.

“Gostaria de saber qual o País verdadeiramente socialista e rico, o qual nos podemos espelhar??”
Olha, até onde sei, a China só perde pros Estados Unidos. E te pergunto, por que os EUA não isolaram a China? Por que há tantos tratados comerciais entre os dois países, enquanto em Cuba, resolveram fazer o vergonhoso bloqueio comercial contra a ilha, que sobrevive a duras penas há décadas? Não estaria aí a resposta pra tua pergunta? Por que o Capitalismo não aceita conviver com países que decidiram escolher a economia Socialista?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: