E querem reduzir novamente a representação popular política!

ricos rindoO assunto é recorrente. Os argumentos usados pelos que querem diminuir (ou não queriam aumentar) a representativa popular na política continuam as mesmas. E o povo, MANIPULADO que é por tantas denúncias, tantas manchetes negativas diariamente, acredita que se reduzir o número de representantes no legislativo municipal a coisa melhorará. Melhorará pra quem? A prefeitura continuará, como manda a Constituição, repassando o mesmo percentual que cabe à Câmara de Vereadores. E sabem por que? Porque são PODERES INDEPENDENTES. Precisam ser! Se a maioria dos vereadores que estão lá não estão demonstrando serem independentes do governo municipal, a culpa é do número de vereadores ou a culpa é da população que vota em pessoas que não têm compromissos com o POVO? Que escolhe pessoas de partidos não comprometidos com uma ideologia voltada para o povo? Ah, me esqueci, pela nova “regra”, não se vota mais em partidos. Eles são corruptos. Não as pessoas que fazem a corrupção — ajudadas pelos empresários. Não, não, a culpa é dos partidos. Tá no jornal. Deu na televisão. E, assim, fica fácil fazer uma pesquisa onde demonstraria que a população está insatisfeita com o número de vereadores.

E uma pesquisa que mostrasse que a população está insatisfeita com a política deveria decretar o fim da política? Ou aquela pesquisa que demonstra que a maioria da população está insatisfeita com o governo Jandir ou com o governo Dilma (do governo Colombo praticamente nem se fala, né?), deveríamos decretar o fim do governo deles? Não foram eleitos pelas mesmas pessoas que agora discordam de seus governos? Não precisamos mais esperar quatro anos pra demonstrar nosso descontentamento? Simplesmente os tiremos e dane-se? Não, não é assim que funciona. E a diminuição do número de representantes legislativos não deveria estar sendo levada desta forma. Mas é exatamente assim que alguns vereadores querem aparecer no braço do povo. Ainda mais em ano eleitoral, fica “feio” ir contra algo que parece (e só parece) óbvio.

E como tenho dito, o patronato (que é quem está entrando de cabeça na história) nunca gostou de muitos representantes populares — por mais ruins que eles sejam. Não lhes agrada. Nunca agradou. A conta é simples: quanto menos vereadores, mais fácil de controlá-los. E isso serve pro Executivo também, que precisa barganhar menos — e nem deveria fazê-lo, que fique claro. E o povo? O povo que se dane. O povo que tenha menos representantes seus nos legislativos (que servem exatamente pra isso, pra colocar seus representantes para fiscalizarem o Executivo). E os empresários que continuem tendo suas facilidades atendidas, mediante a manipulação tão simples do que é bom ou ruim para o povo.

Tags: , , , , , ,

Uma resposta to “E querem reduzir novamente a representação popular política!”

  1. Daniel Ramos de Oliveira Says:

    Rômulo realmente tenho uma linha de pensamento semelhante a tua, penso que o que faz a mudança é sim o Legislativo forte e atuante, no entanto, deparou-se que após o aumento do número de vereadores na cidade o que se viu foi uma Câmera gastando mais, casos de corrupção gigantescos (não que antes não houvesse, mas nada como foi revelado), se notou que pessoas mal intencionadas e não comprometidas com o papel do Legislativo assumiram posições na CVI (ainda acredito que alguns nem sabem qual é o verdadeiro papel de um Legislativo, tenho leve desconfiança de tal fato), e principalmente uma Câmera que antes era atuante na cidade, se viu empacada, pouco atuante, com exceção de um ou outro na oposição que estão de parabéns pelo belo papel que fizeram a frente de seus mandatos. Penso que antigamente quando era 12 Vereadores, se vinha uma Casa realmente do povo, comprometida e atuante, e com um efetivo muito bom e que sabia quais eram suas funções, com algumas exceções claro. E para Itajaí, acredito que o número de 12 Vereadores garante boa representação e principalmente torna a Câmera com um gasto consciente e com legisladores comprometidos. Mas claro não podemos esquecer o fator “Voto”, já que boa parte de quem está lá foi escolhido pelo povo, e tenho certeza que muitos nem se lembram em que votaram, e por este motivo não cobram, mas penso que com a redução ao número anterior fica mais fácil das pessoas saberem quem são os seus representantes no legislativo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: