Por que não houve manifestações em Itajaí no ano passado?

foi essa pergunta que fiz na segunda-feira no meu perfil no Facebook. mais exatamente, esta:

POR QUE NÃO HOUVE MANIFESTAÇÕES NA FRENTE DA PREFEITURA DE ITAJAÍ durante este período ? Por que o povo não foi pras ruas gritar “fora Jandir”, “pelo fim da corrupção em Itajaí” entre outras coisas?

e, agora, volto para responder. infelizmente, o debate, como é costume desta rede social, acabou mais fugindo do assunto do que outra coisa, e as pessoas tendem a tentar sair do foco. era só uma pergunta, que não deveria ser tão difícil assim de se responder. mas, infelizmente, a maioria não queria nem saber do debate, e preferia atacar algum lado ou argumento.

ricos costas tolstoistambém complementei a pergunta no primeiro comentário: por que os mesmos que estão nas ruas atualmente revoltadinhos contra corrupção ou denúncias de, não fizeram o mesmo? por que GOVERNISTAS e comissionados hoje estão nestas passeatas? mas não mexeram um dedo no ano passado? aliás, muitos até dos que foram presos estavam nas passeatas do começo do ano de 2015. estranho, não?

ignorancia politicaalguns responderam que se tratava de “indignação seletiva”, o que também é verdade. outra resposta chamou o povo itajaiense de “passivo”, o que também procede. outro chegou ao disparate de dizer que era porque o PT e o PP estão unidos no governo federal. óbvio que estão, mas, desde quando isso é motivo pra um não fazer oposição ao outro localmente? então o PMDB e PT de Itajaí estão unidos? desde quando? ou o PSB? ou o PRB que até dias atrás estava aliada do PT no governo federal? uma outra resposta deu conta de que teria a ver com a “ausência de notícias ou a parcialidade — ao contrário — das notícias quando da divulgação dos escândalos de corrupção itajaiense pela imprensa local”. outro disse que seria por não ser o PT ocupante do governo municipal, o que também tem sua procedência, vide os escândalos do governo petista (2004-2008) que tinham um tratamento bem mais feroz pela maior parte da mídia — pra não dizer toda ela.

e basicamente foram estas as respostas DENTRO DO TEMA proposto no debate. mas, agora, deixo a MINHA OPINIÃO sobre a pergunta.

milton santosItajaí não teve manifestação popular forte POR QUE NÃO TEM ESQUERDA forte na cidade. quem chama manifestação popular em qualquer cidade brasileira, com adesão do povo mesmo, É SEMPRE A ESQUERDA. não adianta. a única que consegue lutar contra a omissão, por exemplo, da mídia, que prefere não divulgar manifestações populares, é a esquerda. e como ela é fraca não só em Itajaí como em toda Santa Catarina, temos estas aberrações (manifestações grandes “contra a corrupção — mas só do governo federal” e zero manifestação contra os escândalos do governo municipal que aconteceram no ano passado). infelizmente ou não, somente o pessoal da Esquerda consegue esse poder de mobilizar o POVO, sem auxílio da imprensa. somente a Esquerda tenta lutar DE FORMA JUSTA pelas demandas populares, sejam elas quais forem.
já quem chamou pras manifestações contra o PT/Dilma/Lula, sabemos que foram os de sempre, uma parte da elite, misturada aos partidos de oposição e imprensa, todos unidos, e mesmo assim, olha, conseguiram é pouco, ao ver de especialistas, já que com toda a mídia conseguida na propaganda de seus “eventos”, não conseguiram nem mais que 300 pessoas aqui em Itajaí (ou que sejam poucas milhares em BC).

lenin liberdade expressaouma pena que nossos amigos aqui de SC achem que “vermelho é feio e malvado”, e preferem sempre lutar contra eles próprios (povo). enquanto continuarmos assim, enquanto continuarmos achando que a Esquerda só nos serve de vez em quando (e isso se taparmos a boca na hora de falar em “esquerda”), vamos continuar nos ferrando nas mãos das velhas oligarquias que continuam e continuarão mandando em SC, mandando em Itajaí. a saída é sempre à Esquerda, e a saída pra esta crise do Capital que vivemos atualmente, misturada à crise política em que a oposição/mídia nos meteu, é ainda à Esquerda. e mais à Esquerda do que tem sido — já que temos um governo de coalizão de centro-esquerda –, mais investimentos sociais, mais investimentos em moradias para quem nunca teve moradia decente, mais investimentos em Educação, mais investimentos no SER HUMANO, não somente no capital, como geralmente são governos de Direita (o governo municipal da nossa Itajaí, por exemplo).

luta-de-classesporém, temos de mudar nosso modo de pensar. tirar essa viseira que nos atrapalha e tenta demonstrar que a Esquerda é ruim. não, pelo contrário, ela é a única que luta pelo POVO. pelo TRABALHADOR. é a Esquerda que tenta, há anos, diminuir a carga horária dos trabalhadores de 44 para 40 horas (para depois pensarmos nas 36 horas). não temos saída pela Direita. não para nós, povo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: