Discutindo Educação [2]

clique aqui para ler o começo dessa discussão

voltando a falar de Educação, Cultura e tudo mais que está ligado a isso:

pois é, tinha escrito aqui que um dos principais culpados pelo que temos hoje de problemas com crianças e adolescentes são os pais, ou, a família em si.
continuo pensando a mesma coisa, porém, vamos abrir o leque de culpados; de que adianta os pais e a família educarem as crianças se, lá fora a “floresta é perigosa e escura”? e bota escura e perigosa nisso.
e aí, entra a Escola, pois os pais educam etc. etc. etc., a criança chega na escola e os professores teimam em colocar pras crianças ouvirem “na boquinha da garrafa”, “rebolation” e afins??
e aí entra também outro grande culpado por isso tudo (estão todos intimamente ligados, percebam): a mídia. já que quem coloca este tipo de… “música” pra tocar é a mídia. e a mídia é impulsionada pelos anunciantes que recebem o retorno através dos próprios pais que compram seus produtos e usam suas marcas. como disse, estão todos intimamente ligados.
mas, voltando, como é que os pais vão fazer se seus filhos são bombardeados em tudo quanto lugar (incluindo pesadamente a Escola) com o que há de pior na Cultura Pop?
sim, dá para fazer, basta educar desde pequeno, incultar nas crianças um bom gosto etc. etc., que, quando elas chegarem lá, saberão discernir o que é ruim e o que é bom.
e sim, GOSTO SE DISCUTE SIM, mas isso é outro assunto para outro texto, quem sabe.
então, resolvemos mais um grande culpado por isso tudo que aí está?
a Escola e sua conivência neste assunto que, para muitos é “apenas gosto”, mas, é impossível que músicas com letras imbecilizantes possam ter algum fator positivo na vida de um adolescente.
pelo contrário.
aliás, dias atrás vi numa escola municipal aqui de Itajaí uma dançarina ensinando os alunos à… rebolarem… isso e outras danças que insinuavam sexo, mas, “poxa Rômulo, como tu és conservador?”, diriam alguns.
pra mim, como já disse, está tudo ligado, intimamente.
se você não é daqueles que está em cima do seu filho em questões básicas (e principais) de educação, vai deixar que ele seja educado pelas rádios, TVs, internet, professores — que também foram educados assim; ah, isso não é uma pergunta, é uma afirmação.
como diz aquela frase do Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra” e, hoje, é quase uma unanimidade que “gosto não se discute”, que, temos liberdade pra ouvir e ver aquilo que quisermos, que “temos o poder nos controles remotos”, mas, sabemos, não é bem assim e aí vai outra discussão.
pergunte por que as rádios tocam músicas com letras de gosto duvidoso?
pergunte por que as rádios tem programas idiotizantes na sua maioria?
por que as TVs não se preocupam em passar programas inteligentes e os poucos inteligentes são passadas em horários tarde da noite?
por que seus programas de maior audiência geralmente são os que apresentam baixarias diversas, tipo Ratinho ou aqueles que mostram pessoas brigando entre si entre outras baixarias?
por que os vídeos mais vistos na Internet são aqueles que não agregam nada ao ser humano?
por que as músicas que tocam nas escolas, apoiadas ou tocadas pelos professores são aquelas que, bem, não entrariam numa lista de clássicos da década pela maioria dos críticos?
aliás, geralmente são as músicas que vem acompanhadas de alguma dança imbecil.
ou estas perguntas não se encaixam de jeito algum nos problemas sérios que temos em Educação&Segurança Pública hoje em dia?
a discussão continua… se você se importar.

Tags: , , , , ,

4 Respostas to “Discutindo Educação [2]”

  1. Ronaud Pereira Says:

    Pense:
    – Milhares de pessoas torcendo por um time num estádio de futebol
    – Milhares de pessoas esperando por ser atendidas em hospitais e postos de saúde
    – Milhares de pessoas dançando a hipnotizande “rebolation”
    – Milhares de pessoas bebendo sua cervejinha no bar
    – Milhares de pessoas frequentando seus cultos e missas
    – Milhares de pessoas trancadas em suas casas com medo dos bandidos ou do terrorismo (EUA) lavando seus cérebros com mais e mais novelas, filmes, anúncios estupidizantes, etc, enfim

    Serão as MILHARES de pessoas A MENOS em Brasília (ou nas ALs ou nas CVs) exigindo ações importantes dos governos, para resolver os problemas que precisam ser resolvidos.

    A solução disso deveria sim começar em casa, mas se os próprios pais estão no nível máximo de alienação e enchem seus filhos de brinquedinhos eletrônicos para se distrairem e NÃO INCOMODAREM…

    As vezes por aí vejo certos “exemplares” da tal classe média, acompanhando suas novelas, alugando seus filmes americanos, discutindo seus “futebóis”, frequantando suas igrejas, cuidando para que suas crias cresçam iguaizinhos a eles, e sinto um profundo desgosto!

    Uma vez questionei a ironia de ver na TV uma fila enorme de gente querendo comprar ingressos para ver um jogo da seleção enquanto os políticos pintam e bordam em Brasília, ou seja, porque o povo não faz uma fila longa igual aquela diante do Planalto para exigir seriedade naquele circo, e um amigo meu, torcedor fanático de um time desses ainda ficou bravo comigo dizendo que eu não poderia falar porque nunca senti a “vibração” de se estar no meio de uma torcida… Pois é, meu amigo, errado estava eu… rs As vezes penso que isso tudo não tem jeito não!!!

    • Rômulo Mafra Says:

      Onde é que assino embaixo, Ronaud?
      Mas, acho que tem jeito sim. Quanto mais nós questionarmos, mais abrirmos a boca pra dizer o que pensamos, sempre correndo o risco, é claro, de sermos considerados párias ou sei lá que tipo de xingamentos, mais pessoas abrirão suas mentes, quem sabe. Ou não. Mas o que não dá para cogitar é parar. 😉

  2. Para pensar Textos Reflexão Mensagens Frases Pensamentos Achismos… - RONAUD.com - Says:

    […] o trecho abaixo nesse blog, e gostei tanto que achei legal repetí-lo aqui […]

  3. O que é alienação? - RONAUD.com Says:

    […] da sociedade, sobre os acontecimentos do país e do mundo. Mas outro dia comentei o trecho abaixo nesse blog, e acho que ele é um ótimo exemplo do que é alienação na […]

Deixe um comentário